terça-feira, 4 de julho de 2017

Férias no CEU das Artes Praça Tatuí

O CEU das Artes, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí organiza uma gama de ações de férias para a Comunidade, com o intuito de oferece lazer e entretenimento nas férias escolares de inverno.
O coordenador de cultura do CEU das Artes, Edson Pinto, convidou uma diversidade de grupos da cidade para aquecer o frio de julho, entre eles do Grupo ST DNC, o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, a Trupe de Teatro Garagem e Cia, o Núcleo Afro Feminino, os Tropeirinhos do Rancho são alguns dos convidados para as Férias no CEU das Artes.

Confira a Programação de Julho:

Todas as segundas-feiras de julho, o grupo ST DNC oferece um intensivo de férias que será ministrado pelos coreógrafos do grupo: Alexandra Rodrigues, Carlos Brown, Mat Kaytan, Raissa Matos e Ricardo Lemos. Com duas horas de duração as aulas serão focadas em uma modalidade dentro do street dance. Os interessados devem ter idade mínima de 10 anos para participar. Os encontros acontecerão todas as segundas feiras, das 14h às 16h. Para participar basta enviar nome completo e idade para o e-mail stdnc.tatui@gmail.com.

Dias 08 e 09, sábado e domingo, das 08h às 22h – acontece o SARAU de SAXOFONE, um encontro, em lugares fechados ou abertos, com diversas manifestações culturais o qual pode envolver dança, poesia, música e outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas. Objetiva, além do aprendizado através da troca de experiências entre profissionais da música com alunos, também levar música de altíssimo nível para toda a comunidade, para isso será realizado recitais de música de câmara com alunos, professores, grupos convidados como também workshops, masterclass, palestras, shows e concertos.

Na segunda dia 10, das 09h30 às 17h acontece o 1º Encontro de Violoncelo no CEU das ARTES. O encontro visa a integração de músicos que tocam esse instrumento para um aprimoramento de suas técnicas. Terá como professor convidado, André Micheletti, da USP Ribeirão Preto. O evento é também aberto à participação de pessoas que não tocam esse instrumento, mas que tenham interesse em conhecer, bem à comunidade toda. E na sequência, ás 17h a Secretaria de Educação promove a Formatura do grupo de professores do curso “Brincar e Jogar é só começar” – projeto que visa a capacitação de professores da rede municipal de Educação, instrumentalizando esses profissionais com a construção de brinquedos pedagógicos e desenvolvendo atividades lúdicas para trabalhos em sala de aula ou no ambiente escolar.

Na quarta-feira, dia12  a partir das 14h – na quadra esportiva, acontece o Arraiá no CEU das ARTES com a animação da quadrilha do projeto ENVELHECER com QUALIDADE. “Chega mais pessoar!” 

A quinta-feira, dia 13 às 15:00h uma emocionante e educativa contação de histórias acontece por meio dos “Contos Africanos”. O projeto Contos Africanos é um projeto de iniciativa particular, fundamentado na Lei 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos Raciais. Objetiva ampliar o conhecimento acerca do Continente Africano, que muitas vezes é visto como um território, selvagem. Primitivo e não como o Berço da Humanidade e Civilizações. Oportuniza o contato com as narrativas orais africanas e seus encantos, despertando o gosto pela leitura e favorecer o interesse pelos contos africanos. Na África existiram princesas? Quer saber...vem ouvir e descobrir.

As sexta-feira, dia 14 a partir das 14h a preocupação é com a saúde e a AÇÃO SAMU - SAMUZINHO será desenvolvido por meio de um Projeto idealizado pelo SAMU 192 do Distrito Federal em maio 2007, objetiva fornecer noções de primeiros socorros para leigos, ou seja, o que fazer em uma situação de emergência até que os socorristas cheguem ao local. Apresenta para a população o tipo de trabalho realizado pelo SAMU 192- DF e ensina também os procedimentos a serem realizados em situações de emergência. Visa conscientizar a população sobre a importância do serviço de saúde, e também as crianças em relação aos problemas causados por ligações indevidas (trotes) para número de emergência 192 e o mais importante de tudo, ensina a resgatar a cidadania de ajudar o próximo.

No sábado, dia 15 às 20h ocorre a apresentação do espetáculo musical “Sacra Folia” Grupo Garagem e Cia – Paulinha Flash, direção- Escrita por Luis Alberto de Abreu em forma de auto popular – narrativa dramática breve, de caráter religioso ou profano –, a peça narra as aventuras da Sagrada Família, que, perseguida por Herodes e seus soldados, erra o caminho para o Egito e acaba desembarcando no Brasil. Em solo estrangeiro, Maria, José e Jesus se veem obrigados a aceitar a ajuda de Matias Cão e João Teité... quer saber o final? Vem ver!

No domingo, 16 a partir das 16h ocorre a apresentação do grupo "Tropeirinhos do Rancho". O grupo tem como objetivo o aprender e cultivar o folclore e as tradições caipiras ligadas ao tropeirismo paulista. Se reúnem semanalmente para descobrir, brincando, o que é a catira, o fandango, o cururu, a prosa, os causos, as crendices e a culinária dos antepassados que fizeram história.

E para encerrar as atividades públicas no CEU das Artes de Férias, na segunda, dia 17 às 18h ocorre a apresentação dos alunos de iniciação ao Violão e Coral, grupo formado e dirigido pela professora Magaly, que desenvolve este trabalho voluntariamente com crianças e adultos da comunidade.


“Lembramos que todas as atividades são abertas à comunidade e faixas etárias.” Acentua o coordenador cultural do CEU das Artes, Edson Pinto que ainda lembra que “o CEU das Artes estará em seu funcionamento normal no mês de julho e que as atividades acima citadas são para produzir momentos de lazer e entretenimento para toda a família.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário