segunda-feira, 31 de julho de 2017

75ª Semana Paulo Setúbal tem ações exclusivas na Biblioteca Brigadeiro Jordão

A Biblioteca Municipal Brigadeiro Jordão, equipamento de Cultura, da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí realiza uma programação especial para a 75ª Semana Paulo Setúbal. 

Confiram as ações:

02/08 – 19h -  Encontro de Professores para Oficina Virtual do Programa Viagem Literária, Módulo Escrita Criativa.

As oficinas de Escrita Criativa nas bibliotecas públicas municipais são uma inovação no formato do programa viagem literária de 2017. A Biblioteca Brigadeiro Jordão receberá bibliotecários, profissionais de bibliotecas e educadores locais que receberão material de apoio e orientação técnica em capacitações presenciais e virtuais ministradas pela escritora e doutora em Literatura Brasileira, Noemi Jaffe. A intenção é transferir uma metodologia a ser incorporada à programação regular das unidades incluídas nesta edição. Com esta novidade, estima-se que, pelo menos, outros 85 eventos acontecerão até o final do ano, com os talentos locais.



05/08 - 16h – Encontro do Clube do Livro, com formato agora também virtual, com "Quarenta Dias" da escritora Maria Valéria Rezende, obra ganhadora do Prêmio Jabuti- 2015, na categoria romance.

Sobre o Livro: "Quarenta dias no deserto, quarenta anos." É o que escreve Alice, a narradora de Quarenta dias, ao anotar num caderno escolar pautado seu mergulho gradual em dias de desespero, perdida numa periferia empobrecida que ela não conhece, à procura de um rapaz que ela não sabe ao certo se existe.
Alice é uma professora aposentada, que mantinha uma vida pacata em João Pessoa até ser obrigada pela filha a deixar tudo para trás e se mudar para Porto Alegre. Mas uma reviravolta familiar a deixa abandonada à própria sorte, numa cidade que lhe é estranha, e impossibilitada de voltar ao antigo lar. Ao saber que Cícero Araújo, filho de uma conhecida da Paraíba, desapareceu em algum lugar dali, ela se lança numa busca frenética, que a levará às raias da insanidade.
"Eu não contava mais horas nem dias", escreve Alice. "Guiavam-me o amanhecer e o entardecer, a chuva, o frio, o sol, a fome que se resolvia com qualquer coisa, não mais de dez reais por dia."

  
Dia 09/08 – 19h – Programa Viagem Literária – bate-papo com o escritor do Módulo adulto Evandro Affonso Ferreira.

Tatuí recebe o autor que foi dono de dois sebos famosos em São Paulo: Sagarana e Avalovara. Publicou dezenas de romances pelas editoras Topbooks, 34 e Record. Ganhou os prêmios Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, Jabuti e Bravo!. Ministra oficinas literárias na Casa das Rosas, na Academia Internacional de Cinema (AIC), no Sesc e no Espaço Cult. Seus últimos quatro romances são Minha mãe se matou sem dizer adeus (Prêmio APCA de Melhor romance do ano); O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotherdam (Prêmio Jabuti Melhor de romance do ano); Os piores dias de minha vida foram todos (Prêmio Jabuti – terceiro lugar); Não tive nenhum prazer em conhecê-los (Prêmio Bravo! de Melhor romance do Ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário