segunda-feira, 31 de julho de 2017

Espetáculos de teatro acontecem no CEU das Artes e no Museu dentro da 75ª Semana Paulo Setúbal


A Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura de Tatuí realizou diversas parcerias com os fazedores de cultura da expressão artística teatral e resultou numa semana com estreia e uma diversidade de espetáculos. 
Confiram:

Dia 02/08 – 20h – CEU das Artes – Espetáculo Teatral “A Presença da Ausência” do Núcleo Experimental Cênica “Falsa Modéstia” e com a atriz Andrea Liette no elenco.
O monólogo poético de autoria de Pedro Couto, que estreou em maio, se aprofunda no tema do abandono e da melancolia. A personagem, uma mulher madura e anônima, expõe toda a dor e a humanidade da saudade de um amor que “poderia ter vivido” e não viveu.  “A saudade é a busca do outro em nós mesmos. Compreendê-la é determinar um sentido para a nossa vida, superar a dor, preencher o vazio só é possível se renascermos. A personagem procura através de suas reflexões uma saída, uma porta que possibilite um encontro consigo mesma.” – Define Pedro Couto, autor do espetáculo.  Com duração de 40 minutos de narrativa o espetáculo convida o público a seguir um caminho de compreensão e superação da perda ao encontro de si mesma.  A direção técnica e musical de Rivaldo Nogueira.

Dia 03/08 às 20h no CEU das Artes acontece a Pré-estreia para convidados do Espetáculo Teatral “A Magia de Deus” A Esperança. O espetáculo tem sua estreia oficial no sábado e domingo, dias 05 e 06 de agosto às 20h, com entrada franca.
“Magia de Deus” A esperança  é um espetáculo musical que possui como base as parábolas do Evangelho de São Mateus; ele leva ao espectador mensagens bíblicas (filosóficas) por meio de um jogo teatral que envolve comédia e poesia com Direção Cênica   de  Paulinha Flash e Direção Musical de Iuri Proença e realização da Trupe Garagem & Cia.
Um grupo de 11 pessoas – arquétipos da sociedade pós-moderna e que podem ser encontrados em qualquer grande metrópole – têm seus caminhos cruzados por João Batista e por Jesus; esse encontro inesperado altera as ações e o olhar de todos para a vida.
A convivência e o aprendizado partilhados por esse grupo propicia a construção de uma comunidade. Ela tem como principais características a busca pela compreensão do outro, o encontro com a essência de cada um de nós, a partilha, a generosidade, o amor e outros bens humanos já tão enfraquecidos diante de uma sociedade automatizada e que coloca seus homens e mulheres num estado de máquina.
As parábolas, as canções e os movimentos cênicos traçam o caminho de  cada integrante do grupo para compreender a filosofia do “bem viver”, proposta no Evangelho de São Matheus, como um caminho para transformar o processo caótico que rege as relações humanas na sociedade atual.
Teatro, música, brincadeira, humor e poesia se fundem para dar vida a um dos mais emblemáticos musicais da broadoway, que foi adaptado por Cesar Santos e direção de Paulinha Flash, teve novos contornos. Com direção musical de Iuri Proença e a participação de grandes músicos da cidade como Cláudio Cassarini que ficou responsável pela preparação vocal e Magali Ribeiro com a adaptação e arranjo musical. “Magia de Deus” A esperança, promete comover e divertir muita gente!
Elenco é composto por Cesar Santos (Jesus), Marcelo Ferraz (João Batista), Kaique Cabral (Judas/Sacerdote), Mat Kaytan (Sacerdote/ Homem 1), Robson Carriel (Sacerdote/ Homem  2), Jean Oliveira (Sacerdote/ Homem 3), Victor Oliveira (Homem 4), Raissa Matos (Maria/Mulher 1), Daiane Barbosa (Mulher 2), Jenyffer Lisboa (Maria Madalena/mulher 3) e Paulinha Flash (Mulher 4)

Dia 04/08 – 20h – CEU DAS ARTES – “Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste” Rose Tureck, direção e adaptação – classificação 16 anos – Entrada Franca
A montagem narra a história de um casal de lavradores que descobre o amor e atravessa o Nordeste para vivê­lo.  Os dois mudam-se do local onde se conheceram para um povoado no qual são integrados à comunidade e passam a ser respeitados. No entanto, o encontro amoroso é feito de silêncio e medo, até a morte de um deles. Sofrendo pela perda, sem entender a dimensão de seus atos, o sobrevivente sente na pele as consequências da intolerância do povo da vila que os acolhera. Adaptada por Rose Tureck, “Devaneios” retrata o amor incondicional entre duas pessoas e, por consequência, o ódio de uma sociedade intransigente e preconceituosa. A discriminação começa durante a troca da roupa do morto. A história contada é intercalada com apresentação de oito músicas, com participação de Lala Nelly (que assina a direção musical), Wender Campi e Nando Colina. A iluminação e cenografia é de Jorge Colina. No elenco, estão os atores: Claudio Teles, Maria Carolina Taddei, Mira Ribeiro, Mateus Milani, Nicoli Costa, Rodrigo Cotrim,Rodrigo Vieira, Jú Assis, Letícia Mota e Rafaele Breves.

Dia 05/08 às 20h no Museu Paulo Setúbal e a vez do espetáculo “Mac(H)os” da Cia Ímpares que tem pesquisa, concepção, interpretação e direção de André Kaires.

Com classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita, a montagem trata da denominada “crise da representação masculina” e da “chuva” imensa de esperanças acesas e poesias latentes de ser homem. “Após um ano de pesquisas acerca de, e de intervenções performativas, cheguei numa poética artística de espetáculo para essa temática tão complexa, ambígua e latente”, afirmou Kaires. Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário