quinta-feira, 12 de março de 2015

Para atrair mais famílias, Festa de São Roque volta a Praça da Matriz



Anúncio foi realizado durante celebração dos 99 anos da paróquia e abertura do Ana Jubilar do centenário
Durante solenidade religiosa ocorrida na noite da última quarta-feira (4), que marcou a celebração dos 99 anos de existência e abertura do Ano Jubilar da Paróquia de São Roque, o padre Edson Daros anunciou que neste ano as comemorações do padroeiro retornarão a Praça da Matriz. “Essa mudança é fundamental para o resgate do verdadeiro sentido das festividades: trazer de volta a participação das famílias”, disse o pároco.

A Festa de São Roque foi inclusa no Calendário Turístico do Estado de São Paulo pela Lei Estadual 6.084/88 e é considerado uma das mais importantes tradições culturais do município de Boituva. “O evento transcende o aspecto religioso, une comunidades e famílias, por meio deste elo de caráter celebrativo, de alegria e de fraternidade, que deve ser preservado como patrimônio cultural imaterial”, disse o prefeito Edson Marcusso.

Ano Jubilar

Centenas de fiéis marcaram presença na solenidade de celebração aos 99 anos da Paróquia de São Roque e que abriu contagem para as comemorações do centenário. A missa foi celebrada pelo padre Edson Daros, que é o décimo nono pároco a frente do ministério. Oficialmente, no dia 6 de março de 2016, a Paróquia de São Roque completará 100 anos de existência no município.

Entre os fiéis, autoridades marcaram presença na celebração, que durou aproximadamente 3 horas. Em clima festivo, outras boas notícias foram anunciadas na ocasião para a Comunidade Católica, como o início das retransmissões das missas dominicais da Igreja São Judas Tadeu, que acontece às 9h de todos os domingos, pela emissora Cantate FM 104,5. A celebração foi encerrada com a benção final impetrada na praça, após a inauguração do painel eletrônico, que fará a contagem regressiva do Centenário da Paróquia São Roque.

Pouco da História da Paróquia 

O livro Boituva de Ontem, de Francisco de Oliveira Filho, narra as primeiras ações para a criação da Paróquia de Boituva: “O primeiro passo foi dado no dia 02 de Setembro de 1915, quando as 18h, na CAPELA SÃO ROQUE, reuniram-se um bom número de católicos, dispostos a lutar pela criação da paróquia de Boituva, dentre eles, foi escolhida uma Comissão”, diz o livro.

A obra retrata que o trabalho ganhou a simpatia de autoridades eclesiásticas da época: “Ainda em 1915, Dom Lucio Antunes de Souza, Bispo de Botucatu, veio a Boituva, em visita Pastoral. Visitou-o a Comissão pró-criação da nova paróquia. Dom Lucio não teve dúvida de aprovar os ideais tão nobres daquela boa gente, mas também estabeleceu algumas condições”, narra.

Contudo, a instalação foi anunciada três dias mais tarde, após a criação: “Aos 9 de março de 1916, a comissão deliberava comunicar à autoridade Diocesana que estava de posse das chaves da nova Casa Paroquial e que tomara conhecimento do decreto de 6 de março, pelo qual se criava oficialmente a paróquia de Boituva. Pela mesma época, organizavam-se várias comissões de recepção do 1º Pároco de Boituva, padre Natale Pagliari, que recentemente havia chegado da Itália”, relata o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário