quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sérgio Roveri abre ciclo de Leitura Dramática da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí

A Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí inicia, nesta sexta-feira, dia 10 de junho, o CICLO DE LEITURAS, projeto proposto pelo coordenador Carlos Ribeiro que visa, além da leitura, trazer para o Setor de Artes Cênicas do Conservatório o dramaturgo para um bate papo com o público: alunos, professores e interessados pela Arte Dramática.

Para a abertura do ciclo de leitura que trará em 2011 quatro dramaturgos, a Cia de Teatro irá ler “ENSAIO PARA UM ADEUS INESPERADO” com a presença do dramaturgo Sérgio Roveri.
O texto ENSAIO PARA UM ADEUS INESPERADO é formada por dois pequenos monólogos, em que mãe (Dalila Ribeiro) e filho (Carlos Doles) expõem os seus sentimentos. A mãe relatando o desespero da perda de seu filho, que se suicidou, e como recuperou a vontade de viver depois do nascimento de seu primeiro neto e do filho, que por sua vez, relembra momentos de sua infância e fatos de sua vida, mas não expõe o motivo que o levou ao suicídio.

A mãe diz: “Em pouco tempo as coisas vão se ajeitar, eu disse. Eu sei que é algo estúpido de se dizer, mas foi a única coisa em que consegui pensar naquela hora, talvez por ter sido, também, a única coisa que ouvi das mais diferentes bocas quando meu filho morreu.
O filho diz: “Puxei os lençóis presos com elásticos, joguei também o travesseiro no chão e procurei demoradamente pelas minhas digitais em um colchão liso e impessoal. Não, eu ainda não havia deixado minha marca neste mundo. Me pareceu tudo tão cedo e ao mesmo tempo tão urgente e, de certa forma, tão assustadoramente vazio.”

Outro dramaturgo que está confirmado para o ciclo de Leitura é Rogério Toscano e para 2011 mais dois nomes foram convidados para esse Projeto Mário Bortolloto e Luis Alberto de Abreu.

SÉRGIO ROVERI
Jornalista e dramaturgo. Formado pela PUC de Campinas, trabalhou na Editora Abril e no Jornal da Tarde, do grupo O Estado de S. Paulo, onde foi repórter, redator e editor de Variedades.
Estreou como autor teatral em 2003, com a peça "Vozes Urbanas", selecionada para o projeto Agora Metrópoles do Século 21. É um dos autores presentes no volume seis da Coleção Teatro Brasileiro, com a peça "A Vida que eu Pedi, Adeus". É autor dos livros "Um Grito Solto no Ar", biografia do ator, diretor e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri, e "Quem Quiser que Conte Outra", biografia da escritora Tatiana Belinky.
Atuou como consultor na criação da Faculdade de Artes Cênicas do Senac. Escreveu, a convite da Cultura Inglesa e do British Council, a peça infanto-juvenil "O Mistério na Sala de Ensaio", para o projeto Conexões, publicada em outubro de 2009.
Integrou a equipe de roteiristas que escreveu o seriado "Norma", da Rede Globo de Televisão. Algumas de suas peças podem ser encontradas no livro "O Teatro de Sérgio Roveri" (que traz os textos "O Encontro das Águas, Andaime", "Abre as Asas Sobre Nós" e "O Funil do Brasil") e "Primeiras Obras", onde estão "Ensaio Para um Adeus Inesperado", "A Coleira de Bóris" e "Não Contém Glúten".


Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí une professores, atores e atrizes profissionais a alunos de nível avançado do curso de artes cênicas, mantido pela mesma instituição.  Em sua fundação, o grupo reunia professores, assistentes e bolsistas do curso de formação de atores, se propondo a fazer trabalhos de alto nível e funcionando como estágio de aperfeiçoamento para os alunos. Além de dar oportunidade para o desenvolvimento do trabalho do ator, os alunos podiam, ainda, se aperfeiçoar em maquiagem, figurino, sonoplastia, iluminação, contrarregragem e direção. A estreia oficial do grupo ocorreu em 1987 com o espetáculo “Adeus Fadas e Bruxas”, de Ronaldo Ciambrone, sob direção de Antonio Mendes. Em 1988, o grupo monta “A Ironia do Riso”, de Antonio Mendes, sob direção de Beth Ozuch; e “O Gato de Botas”, adaptação e direção de Antonio Mendes. No VI Festival Estadual de Teatro promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o grupo participa com os dois espetáculos, cada um dentro de sua categoria, e conquista prêmio de Melhor Direção, Indicações de Melhor Ator e Sonoplastia por “A Ironia do Riso” e premiação de Melhor Direção, 3º Melhor Espetáculo, Melhor Iluminação e indicação de Melhor Atriz por “O Gato de Botas”.  Em 2010, com “Rosa de Cabriúna”, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí foi a grande vencedora do 23º Festival de Teatro do Rio de Janeiro, realizado em âmbito nacional; e conquistou o prêmio de melhor ator coadjuvante no 38º FENATA – Festival de Teatro de Ponta Grossa, Paraná.

Elenco da Cia de Teatro
Adriana Afonso
Carlos Doles
Carlos Ribeiro
Daniele Silva
Dalila Ribeiro
Fernanda Mendes
Hugo Muneratto
Marcos Caresia
Rogério Vianna
Bolsistas que compõem a Cia
Antônio Ramos
Camila Vieira
Gabriel Tonin
Nathalie Ferreira Abreu
Willian Priante

Um comentário:

  1. Olá,



    Estou realizando a elaboração de um novo projeto, Curta metragem Universitário com o tema de suspense.

    As filmagens serão realizadas no mês de Setembro ou Outubro as datas ainda serão definidas, o projeto é sem fins lucrativos, por este motivo NÃO TEM CASH.



    Os interessados devem enviar seu currículo, foto de corpo e rosto para o e-mail abaixo os selecionados serão convocados para um teste de elenco.



    smsproducaoaudiovisual@hotmail.com





    Aguardo o seu contato!

    ResponderExcluir