sábado, 18 de junho de 2011

Arena Conta Zumbi é apresentado pelo Grupo Teorema de Boituva


Grupo de teatro e performance formado em 2007 na cidade de Boituva, interior paulista, sob a direção de Glaucy Policeno apresenta dia 18 de junho de 2011 às 20h com Entrada Franca no Auditório da FIB – Faculdades Integradas de Boituva, o espetáculo ARENA CONTA ZUMBI representa Boituva no Mapa Cultural Paulista 2011/2012.

Arena Conta Zumbi é um marco da trajetória do Teatro de Arena, o espetáculo inaugura o Sistema Coringa, modelo dramaturgico criado por Augusto Boal, para viabilizar a encenação de qualquer peça com elencos reduzidos. Alterando a estrutura tradicional do gênero dramático, com suporte em uma proposta épica e crítica, Boal e Gianfrancesco Guarnieri dividem a autoria do texto e Edu Lobo assina a música.
A classe teatral se vê num contexto em que as peças existentes não dão conta de refletir as densas mudanças ocorridas no Brasil após o golpe militar de 1964.
Trata-se de colocar em cena um episódio complexo da história brasileira: a luta dos quilombolas de Palmares e sua resistência ao jugo português. Com oito atores representando todas as personagens, revezando-se no desempenho das pequenas cenas focadas sobre os pontos fortes da trama, deixando a um ator coringa a função de fazer as interligações entre os fatos, pessoas e processos, como um professor de história organizando uma aula e expondo seu ponto de vista sobre os acontecimentos. O emprego da música ajuda as passagens de cena, acrescentando tons líricos ou exortativos de grande efeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário