quinta-feira, 16 de junho de 2011

"São João do Benfica" de Tatuí

Porque a Festa de São João do Benfica é importante para Tatuí?

Tudo começou com a fundação do povoado de Nossa Senhora Del Popolo, em Araçoiaba da Serra (povoado este que surgiu do levantamento da fábrica de ferro - 1682 ), que foi desmembrado o atual patrimônio cidade de Tatuí , nas terras que foram concedidas aos frades do Convento do Carmo de Itu , em 10 de novembro de 1609. 

Anos depois os frades se dividiram em dois grupos, sendo que um residia próximo à freguesia de " São João do Benfica ", e o outro grupo, passou a residir no casarão que existiu em frente à Estação Sorocabana .
Mais tarde, o casarão foi transferido para a Avenida Sales Gomes; os frades já não desfrutavam mais destas terras e arrendaram-na a Antonio Xavier de Freitas e Jeronymo Antonio Fiuza, sertanejos que aqui se estabeleceram. Tendo eles, plenos poderes adquiridos por procuração, sobre as terras do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, transferiram o povoado de São João do Benfica (antigo povoado de Nossa Senhora Del Popolo ) para o local onde hoje é Tatuí .E a Capela de São João do Benfica fica na estrada que liga Tatuí ao Bairro Americana.
Por esse motivo é que anualmente a Prefeitura de Tatuí realiza por meio dal Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude realiza a festa dedicada a São João do BenFica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário