domingo, 26 de junho de 2011

Final de Semana de Cultura, Lazer e Entretenimento na Capital da Música

Final de Semana recheado de grandes emoções com a presença de Camila Clemente, irmã que a vida me deu de presente pelas andanças em São Paulo. E em Tatuí, cidade Ternura o que não podia faltar era uma recepção calorosa, churrasco com os amigos e familiares, no sábado levamos Cams para um passeio cultural no Museu Paulo Setúbal onde pode conhecer um pouco da história de nossa Capital da Música. Meu sobrinho Laio de Almeida e minha irmã Bernadete acompanharam Donny e Eu nesse passeio.
Quem curte passeio cultural essa é uma das melhores opções que nossa Tatuí tem pra oferecer.









Camila Clemente
Bernadete Leite
Donny Barros
Laio de Almeida















Rogério Vianna e Camila Clemente 
no Mapa de Tatuí criado pelo grande artista Jaime Pinheiro.


E ao final do dia uma Festa Junina badaladíssima na casa de Andresa e Joubert fizeram esse fim de semana inesquecível!!! 






As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da do Nordeste e as festas do Brasil Caipira (São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás)





 No Nordeste se comemora, com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e muitos turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto e muito forró. É comum os participantes das festas se vestirem de matuto, os homens com camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, e chapéu de palha, e as mulheres com vestido colorido de chita e chapéu de palha.

 
 No nosso caso, aqui em Tatuí, interior de São Paulo ainda se mantém a tradição da realização de quermesse e danças de quadrilha em torno de fogueiras. Para simbolizar a quermesse nossa festa foi regada de muita comida: cuscuz, bolo de fubá, broa, paçoca, pé de moça e de moleque, pipoca, quentão, vinho quente e os participantes da quadrilha, vestidos de caipira, dançaram diversas evoluções com seus pares “e nóis daqui já não temo mais preconceito não, tinha muié que danço com muié e home com home”. 
 



Foi uma noite muito agradável para festejar a Festa de Santo Antônio (tivemos inté correio elegante), São João (que como santo “festero” alegro e manteve acordado nossa alegria) e São Pedro (que abençoou nossa festividade com uma leve garoa, “sinar” que a fartura pro próximo ano na “lavora” ta garantida).



 



E dia de Festa de Santo a alegria é sem iguar!!! 






Viva Santo Antônio!!!






 



Viva São João!!!

 

 



 
Viva São Pedro!!!
 


 


 




Intonces é isso: 
A visita da Camila foi "baguá" e eu percisava dexa registrado aqui

Um comentário:

  1. Adorei o fim de semana, o Museu Paulo Setúbal esta lindo e moderno. E a festa caipira estava uma delicia.

    ResponderExcluir