segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tapete de Corpus Christi de Tatuí conta com o apoio do Falsa Modésita

O Núcleo Experimental Cênico "Falsa Modéstia" de Tatuí que tem como objetivo valorizar e incentivar a Cultura da cidade foi convidado pela Secretária de Cultura e Turismo para fazer parte da construção do Tapete da procisão de Corpus Christi que será montado a partir das 20h do dia 22 de junho para que no dia 23 a procissão que sai da Concha Acústica se dirija ao Lar São Vicente de Paula. 
Esse é o segundo ano que o Núcleo participa dessa tradição artística de Tatuí e A rua que fica para decoração do Falsa Modéstia é a Rua Capitão Lisboa entremeio entre as ruas Coronel Bento Pires e Rua Sete de Maio.
O Tapete de Corpus Christi é uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, que consiste em confeccionar tapetes de rua para a passagem da procissão deCorpus Christi. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.

Corpus Christi (Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

Nenhum comentário:

Postar um comentário