quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia Municipal da Literatura Tatuiana


Fiquei imensamente honrado e feliz por saber que em nossa cidade podemos acreditar na valorização da Cultura e da Educação. Faz quase um mês que foi lançada a idéia de criar o DIA MUNICIPAL DE LITERATURA TATUIANA, (http://rogerioviannatatui.blogspot.com/2011/05/dia-04-de-maio-dia-municipal-da.html) por Rogério Vianna e Donny Barros, que vem desenvolvendo pesquisas sobre a Cultura Popular Tatuiana por meio do Núcleo Experimental Cênico "Falsa Modéstia".

Agora com o apoio do vereador José Manoel Corrêa Coelho, o Manu, do Jornal O Progresso de Tatuí, de Alicelena Bueno Ferraz Costa, Ruy Ferraz Costa, podemos ter um dia especial para a Literatura. Mas pra isso temos que contar com o maior número de interessados pela Literatura Tatuiana. 

Veja a matéria divulgada ontem (01/06) no Jornal "O Progresso de Tatuí.

O vereador José Manoel Corrêa Coelho, o Manu (PDT), protocolou projeto de lei, na Câmara Municipal, propondo, ao Poder Executivo, a instituição do “Dia Municipal da Literatura Tatuiana”, a ser comemorado em 4 de maio.

Diz o texto que a data deverá ser celebrada obrigatoriamente nas escolas municipais de ensino fundamental. As Secretarias Municipais da Educação e da Cultura e Turismo, por sua vez, deverão organizar e promover os eventos comemorativos.

Manu diz que resolveu apresentar o projeto em razão do resultado de uma recente pesquisa sobre literatura tatuiana feita por Donny Barros e Rogério Vianna. A data de 4 de maio foi escolhida porque, nesse dia, em 1896, nasceu em Tatuí, Francisca Pereira Rodrigues, conhecida como “Chiquinha Rodrigues”, ex-prefeita, que denomina ruas na vila Dr. Laurindo e bairro Guaxingú, além de uma creche na praça da Bandeira. Além da política, Chiquinha destacou-se na área da literatura, com a publicação de nove livros infantis e várias obras sobre história, geografia, agricultura, economia e saúde.

Também no dia 4 de maio, em 1937, faleceu o escritor Paulo Setúbal, filho ilustre de Tatuí, que denomina um museu histórico e a praça onde estão duas importantes unidades educacionais do município: a Escola Estadual “Barão de Suruí” e a Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Florêncio”.

Paulo Setúbal é autor de inúmeros romances, contos, crônicas e memórias. Dentre suas obras consagradas, encontram-se “Alma Cabocla”, “As Maluquices do Imperador”, “A Marquesa de Santos” e “Confiteor”. Foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e, anualmente, é homenageado com uma semana que tem seu nome, dentro das comemorações do aniversário de Tatuí.
“Não são necessárias outras explicações para que transformemos a data de 4 de maio no Dia Municipal da Literatura Tatuiana, a fim de homenagear estes grandes escritores do passado e incentivar os novos talentos nesta área”, destacou o vereador. O projeto está sob análise das comissões da Câmara, antes de seguir ao plenário, para discussão e votação dos parlamentares

Matéria original retirada do site O Progresso de Tatuí: http://www.oprogressodetatui.com.br/01062011/cadernos/cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário