segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Atividades do Coreto Paulista - Curso de Férias serão realizadas a partir do dia 4 de agosto

Apresentações e palestra acontecem no Conservatório, Mercado Municipal, Praça da Matriz e Concha Acústica; bolsistas selecionados participam de aulas práticas e ensaios


O Coreto Paulista - VIII Curso de Férias oferecerá 16 atrações gratuitas no próximo mês de agosto. Tratam-se dos concertos externos – somados a uma palestra – que acontecem em quatro locais entre os dias 3 e 9. O evento tem apoio institucional da TV Tem e patrocínio da CCR SPVias e Yamaha Musical do Brasil.
Entre os dias 3 e 9 de agosto, recebem eventos o teatro Procópio Ferreira e o Salão Villa-Lobos no Conservatório de Tatuí, o Mercado Municipal “Nilzo Vanni”, a Praça da Matriz e a Concha Acústica Municipal “Maestro Spartaco Rossi”. A maioria das atrações tem início às 20h30, com presença dos 134 músicos bolsistas, selecionados dentre mais de 430 inscritos.
Os selecionados participarão de 13 cursos com aulas individuais de seus instrumentos, de atividades de música de câmara e, ainda, da Banda de Bolisistas. A abertura dos concertos está programada para o teatro “Procópio Ferreira”, um dos dois espaços do Conservatório de Tatuí a abrigar as atrações que integram o evento.
A programação tem início no domingo, dia 3, com a renomada Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, grupo criado há 21 anos. O concerto conta com participação especial do saxofonista Dale Underwood (USA) e será regido pelo maestro Dario Sotelo.
No dia 4, segunda-feira, o programa segue com recital do Quinteto de Metais São Paulo. O grupo é integrado por Fernando Dissenha e Marcelo Matos (trompete), José Costa Filho (trompa) e Darcio Gianelli e Darrin Milling (trombone).
O segundo espaço do Conservatório de Tatuí, o Salão Villa-Lobos, receberá na terça-feira, 5, Recital de Música de Câmara a partir das 19h. No mesmo dia, às 20h30, no teatro, uma palestra será somada às atrações. Na ocasião, Dario Sotelo falará sobre “Panorama Mundial dos Sopros e Percussão”.
No dia 6, quarta-feira, estão programadas quatro atrações. Às 11h, haverá Recital de Música de Câmara no Mercado Municipal. Às 11h30, a Praça da Matriz recebe a primeira atração dos concertos externos, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com regência de Dario Sotelo. Os outros dois recitais do dia serão realizados no Conservatório de Tatuí. Eles acontecem no Salão Villa-Lobos e no “Procópio Ferreira”, às 19h e às 20h30. No primeiro local, está agendado Recital de Música de Câmara; no segundo, será realizado Recital de Professores do VIII Curso de Férias.
Na quinta-feira, 7, três espaços recebem o Recital de Música de Câmara. São eles: o Mercado Municipal, às 11h; a Praça da Matriz, às 17h; e o Salão Villa-Lobos, às 19h.
Ainda no dia 7, a partir das 20h30, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí volta ao palco do “Procópio Ferreira”. Haverá apresentação do espetáculo “Momoprecoce – Carnaval das Crianças”. Fazem parte da atração Leo Gandelman (saxofone) e Míriam Braga (piano), sob regência de Dario Sotelo e participação especial do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”, com direção de Rogério Vianna.
Na sexta-feira, 8, o Villa-Lobos recebe mais um Recital de Música de Câmara, às 19h. Às 20h30, haverá apresentação do Conjunto de Metais e Conjunto de Saxofones do Curso de Férias, no “Procópio Ferreira”. O concerto tem convidado especial Pedro Bittencourt e regência de Dario Sotelo.
As duas últimas atrações têm apresentações no sábado, 9. Na ocasião, os selecionados para o Curso de Férias farão recital. O grupo subirá ao palco da Concha Acústica, às 11h, para concerto pela Banda Sinfônica de Bolsistas do VIII Curso de Férias, com regência de Markus Mauderer.
O concerto de encerramento acontece às 20h30, no “Procópio Ferreira”. O teatro do Conservatório receberá a Banda Sinfônica do VIII Curso de Férias, também sob regência de Markus Mauderer.
 
Concerto didático
Agendado para o dia 7, o concerto didático “Momoprecoce – Carnaval das Crianças” contará com participação especial da pianista Míriam Braga e do Nucleo Experimental Cênico Falsa Modéstia, dirigido por Rogério Vianna. O programa traz as “Cirandas” – “Co-co-ri-có” (nº 16), “Terezinha de Jesus” (nº 1), “Passa Passa Gavião” (nº 6) e “Nesta Rua” (nº 11) -, com transcrição de Ricardo Silva; e “Momoprecoce”, transcrita por Felipe Teixeira com solo de Míriam Braga.
Heitor Villa-Lobos será representado no palco do teatro durante o concerto e contará parte de sua trajetória, envolvendo as muitas composições dedicadas às crianças. “A ideia é divulgar a obra de Villa-Lobos, apresentar os instrumentos que integram a Banda Sinfônica, divulgar a música erudita e formar novos públicos”, diz o maestro Dario Sotelo, que também assina o texto do concerto.
Ao longo dos últimos anos, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí vem realizando ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música clássica.
 
Convidados
Dale Underwood, Markus Mauderer e Leo Gandelman têm participações especiais nas atividades do Curso de Férias.
O primeiro é internacionalmente reconhecido como um dos principais saxofonistas clássicos da atualidade, tendo sido aclamado pelo jornal “Washington Post” como o “Heifetz do Saxofone”. Em 1967, ele alistou-se e foi nomeado saxofone solista da banda principal da Marinha dos Estados Unidos, cargo no qual permaneceu até sua aposentadoria, em 1997. Desde então, fez incontáveis turnês por todo o mundo atuando como solista e apresentando-se em todos os estados dos Estados Unidos e Alasca, assim como na Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suécia, Itália, Cuba, Brasil, Argentina, Áustria, Rússia, Ucrânia, México, Canadá e China. No Conservatório de Tatuí, onde fez sua primeira apresentação no ano de 2004, gravou o CD “Sax Brasileiro” junto à orquestra sinfônica da instituição.
Já Markus Mauderer é natural da Alemanha e estudou regência no Conservatório de Basel (Suíça) com Felix Hauswirth e na Universidade de Educação em Karlsruhe (Alemanha). É autor de vários livros sobre música de sopros, tais como: “Robert Austin Boudreau and the American Wind Symphony Orchestra” e “600 selected works for Wind Orchestra and Wind Ensembles grade 2-3”. É diretor do Departamento de Regência na Academia de Música de Staufen (Alemanha), diretor executivo da Wasbe (World Association for Symphonic Bands and Ensembles) e editor da mundialmente reconhecida revista “WASBE World”.
Leo Gandelman é um dos mais celebrados instrumentistas do Brasil. O saxofonista alcançou um patamar inteiramente único no Brasil – e raro até mesmo mundo afora – é adorado pelo grande público, jovem e pop, e também pelos fãs de MPB. Da mesma forma, associou seu nome à excelência e ao virtuosismo da música de concerto, em performances como solista de orquestras consagradas e em recitais de câmara. Neste ano, ele dedica-se aos seus projetos com orquestras, lançando o disco “Música de Fronteira” ao lado do pianista Eduardo Farias.
 
Quinteto de Metais São Paulo
Quem também participa das apresentações especiais do Coreto Paulista – VIII Curso de Férias é o Quinteto de Metais São Paulo. Criado em 2001, o grupo tem o compromisso de buscar o mais elevado patamar de qualidade artística, contribuir para a criação e difusão de obras de compositores nacionais e incentivar a criação de novos grupos de câmara. Os integrantes do Quinteto de Metais São Paulo possuem vasta experiência como solistas, cameristas e professores, e já se apresentaram nas melhores salas de concerto de São Paulo, do Brasil e também do exterior. O repertório do Quinteto de Metais São Paulo é composto por obras originais e transcrições, e se expande desde a Renascença até o Século XXI. Com a seriedade de sua proposta de trabalho, o grupo já foi “quinteto residente” na Oficina de Música de Curitiba e no Festival de Londrina, além de diversas apresentações no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Paralelamente aos concertos, o Quinteto de Metais São Paulo desenvolve atividades sócio pedagógicas como recitais didáticos, master classes e workshops, visando a estimular o desenvolvimento artístico dos instrumentistas, a formação de outros músicos e de grupos semiprofissionais e profissionais nas comunidades que visita.
É integrado por Fernando Dissenha (trompete), Marcelo Matos (trompete), José Costa Filho (trompa), Darcio Gianelli (trombone) e Darrin C. Milling (trombone).

Foto: Kazuo Watanabe
https://www.dropbox.com/s/4sxo5o6s6zn6n14/Banda%20Sinfonica.JPG 

Informações à imprensa
Deise Juliana Voigt / (15) 3205-8464 / (15) 99613-1922
comunica@conservatoriodetatui.org.br

Mais informações à imprensa
Janaína Vieira –  janvieira@sp.gov.br / (11) 3339-8169

Nenhum comentário:

Postar um comentário