domingo, 27 de julho de 2014

Milhares de pessoas prestigiaram o 9º Festival de Inverno em Boituva




Um público estimado em mais de 15 mil pessoas circulou pela Praça Coronel Antonio Prado (Matriz), entre os dias 16 e 20 de julho, durante a realização do 9º Festival de Inverno de Boituva, que neste ano homenageou o músico boituvense “Miguel Augusto Zacarias”. Quem compareceu pode apreciar concertos musicais e saborear pratos típicos de inverno, preparados por entidades benemerentes do município. Pelo segundo ano consecutivo, o festival ofereceu oficinas gratuitas de musica (instrumento e canto), a musicistas de Boituva e outras localidades.
Focada na promoção e estimulo da produção e da expressão das manifestações artísticas e culturais de Boituva. Ao todo, foram oferecidos 20 concertos, dos quais 15 foram de atrações e grupos da cidade. A grande massa lotou a praça da matriz logo na abertura do festival, onde, a convite da Prefeitura, o SESI presenteou a cidade, trazendo a Orquestra Bachiana do SESI (SP), sob a regência do maestro João Carlos Martins.
Entre as atrações convidadas, também se apresentaram no palco do festival a Banda Jovem da Associação Cultural Pro-Arte de Tatuí, a Corporação Musical Bandeirantes Portofelicense e a Banda de Musica regimental CPI- 7 de Sorocaba, além do Show da Ceumar. 
Produção Cultural
Para o diretor do Departamento Municipal de Cultura, o crescimento das ações culturais desenvolvidas, vem valorizando cada vez mais o patrimônio imaterial e fomentando o acesso ao saber musical. Uma ação que despertam o interesse de profissionais de renome no cenário nacional, como: Edson Beltrami (Orquestra Filarmônica do SESI/SP e Conservatório de Tatuí), Adriana Bernardes (Orquestra de Câmara Paulista), Ary Júnior (Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo); Lígia Campos Rodrigues (Projeto Guri); Marcos Motta (Teatro Municipal de São Paulo); Marcos Pacheco (Banda Sinfônica do Estado de São Paulo).
Desde o ano passado, o Festival de Inverno de Boituva introduziu uma visão pedagógica e um espaço para troca de conhecimento e interação de alunos boituvenses com de outras localidades do Estado. Neste ano, 80 alunos participaram das aulas de canto e instrumento realizadas no período matutino e 80 alunos da pratica de conjunto, que produziu o Coro e a Banda Sinfônica, que se apresentou no 9° Festival de Inverno de Boituva. 
Destaques de Boituva
Profissionais da área e pratas da casa também se destacaram nas apresentações, como o solo de Fábio Ferreira no Coro Municipal de Boituva “maestro Antônio Brasil Holtz”, assim como de Urias Silva e Rosangela Doria, que no encerramento das atividades pedagógicas mostraram todo o potencial musical e emocionaram o público presente com sua performance. 
Entre os mais jovens, a Orquestra de Cordas “4 Estações” foi quem se destacou, por apresentar um repertório diferenciado, utilizando o gênero rock e agradou a plateia. A Escola Evolution Music Center apresentou o conhecimento musical produzido pela Instituição, mesclando-se a tradição da Lira Santa Cecília, que trouxe para o palco dobrados que encantaram a plateia. 
O Coro do NUTI e os Grupos da Oficina Municipal de Artes, que desenvolve uma grande ação educacional e cultural na cidade, há aproximadamente 20 anos, mostrou ao público a qualidade musical bastante diversificada, cujo repertório eclético, que foi do bolero argentino a cultura de tradição e raiz do sertão paulista. 
Gastronomia
O Festival expandiu e o sucesso gastronômico é um dos indicativos de crescimento. Neste ano, onze entidades boituvenses, além do Fundo Social de Solidariedade, participaram da feira gastronômica de pratos típicos de inverno, que ofereceu uma rica variedade de pratos que fizeram o público se deliciar, tais como, nhoque, yakisoba, sopa no pão, sanduiche de mortadela, macarrão com bracholas, entre outras. “Uma ação que consolida a identidade turístico-cultural do evento”, disse Rogério.

Da Assessoria de Comunicação - 08:49:08 | Sexta-feira, 25 de Julho de 2014 - www.boituva.sp.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário