terça-feira, 26 de agosto de 2014

Diretor do Sistema Estadual de Museus de São Paulo vistoria acervo em Boituva

 
Na última quinta (14), Boituva recebeu a visita de Davidson Panis Kaseker, Diretor do GTC SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), que é a instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, para recuperar e salvaguardar os objetos e documentos do Museu Histórico e Pedagógico de Boituva. O convite foi feito pelo Departamento de Cultura no início de 2014, que, preocupado com o resgate histórico do acervo municipal, recebeu em abril a visita da Coordenadora Regional, Raquel Fayad, para a realização de um relatório sobre a situação do atual acervo.

O representante do SISEM foi recebido pelo diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna, pelo diretor do Núcleo de Educação Musical, Marcos Caldeira, e pela agente Cultural, Luziane Cabral Terra Fonseca. Durante a visita, Kaseker vistoriou peças do acervo que estão expostos no Centro de Capacitação do Magistério e também diversos pontos culturais do município, tais como: Oficinas de Artes, Bibliotecas, o Museu do Tropeiro e o prédio que abrigava o acervo, a Casa da Cultura.

Durante a visita, o representante do SISEM orientou a equipe do Departamento de Cultura acerca de técnicas de manejo, focando na forma de exposição de peças do acervo à população Boituvense e assim como no armazenamento adequado de peças museológicas.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas.

O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse www.sisemsp.org.br
 
Da Assessoria de Comunicação - 01:51:44 | Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014 - www.Boituva.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário