sexta-feira, 9 de maio de 2014

Festival de Dança de Boituva é realizado para comemorar o Dia Internacional da Dança

A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nos dias 25 e 26 de abril (sexta-feira e sábado), o Boitudança – Festival de Dança de Boituva, no Centro Municipal de Eventos Francisco Gianotti”. O Festival contou com a presença de 24 academias, escolas e grupos de 6 municípios da região administrativa de Sorocaba (envolvendo Capão Bonito, Cerquilho, Iperó, Sorocaba, Tatuí, além dos grupos boituvenses) contando com mais de 280 dançarinos.

Centenas de pessoas prestigiaram o Festival de Dança de Boituva, cuja edição de 2014 trouxe como  diferencial a “Oficina Entre Nesta Dança” – Hip Hop Free Style, realizada no sábado à tarde, com a presença de 30 alunos.

O Secretário de Educação e Cultura Celso Fernando Iversen, representando o Prefeito Edson Marcusso, deu as boas-vindas aos participantes do Boitudança, citando “a valorização da dança no Brasil, que vem ganhando cada vez mais espaço. E ressaltou o Boitudança como a maior prova de que Boituva está desempenhando o papel em tal cenário artístico-cultural”.

A apresentação dos conjuntos ao público ficou por conta do Assessor do Departamento de Cultura, Guilherme Palermo e de Alba Mariela Defensor. Em caráter social, a organização do festival recolheu mais de meia tonelada de alimentos em benefício ao Fundo Social de Solidariedade de Boituva, presidido pela primeira-dama, Maria Nazaré Patekoski Marcusso.

A exibição do 3º Boitudança foi organizada para comemorar o dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. Ao criar o Dia Internacional da Dança, a UNESCO escolheu 29 de abril justamente por ser quando nasceu o mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Sendo um exemplo para todos os seguidores da Dança, ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Por coincidência, entre os brasileiros, a data também está associada ao aniversário de Marika Galdi, uma personalidade de indiscutível importância, sendo a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, inaugurando no Brasil uma nova maneira de se fazer apreciar a dança.

O 3º Boitudança teve atrações de diversos gêneros: duo-livre; dança do ventre; balé neo­­-clássico; jazz; indú; dança urbana (street dance); bolero; sapateado e samba de gafieira, entre outros.

 

Realização da Prefeitura de Boituva.

Execução da Secretaria de Educação e Cultura

Organização do Departamento Municipal de Cultura.






 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário