quinta-feira, 22 de maio de 2014

1ª Semana de Museus de Boituva é realizada com sucesso de público

Foto Arquivo da 1ª Semana de Museus de Boituva
O Museu do Tropeiro e a Prefeitura de Boituva, através da Secretaria de Educação e Cultura e do Departamento Municipal de Cultura realizaram a “1ª Semana de Museus de Boituva”, entre os dias 13 e 17 de maio, como parte integrante da Semana de Museus realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que é feito anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Neste período, os museus brasileiros desenvolvem uma programação especial em prol desta data.
A Semana de Museus é responsável pelo aumento de até 130% do público nos museus do país durante sua realização. E Boituva passou a integrar o calendário nacional realizando a 1ª Semana de Museus focada no tema Tropeiro, cujo dia é comemorado em 22 de maio.
O objetivo desta ação é proporcionar Cultura à população do município, desenvolvendo temáticas sobre a função do Tropeiro na trajetória do comércio nacional; estimulando o turismo cultural na cidade e tratando do caráter histórico tropeiro.
“Uma iniciativa inovadora para guardar a memória dos construtores da forma comercial tipicamente brasileira e um método de incluir o município boituvense no cenário museológico nacional”, ressaltou o diretor de Cultura, Rogério Vianna.
Todas as ações realizadas foram gratuitas e mais de 300 alunos da rede pública de Ensino de Boituva participaram de palestras e da visita monitorada pelo mantenedor e criador do Museu, Isael Pereira Cruz.
As crianças demonstraram muito interesse pelas fotos referentes à cultura tropeira. Aprenderam que há itens indispensáveis no trajeto de um integrante das tropas como por exemplo, o berrante (para avisos específicos ao grupo); a capa (para aquecimento, proteção de chuva); o facão (desbravar o mato pelo caminho) e o trempe (fogão do tropeiro).
Para encerrar a 1ª semana Municipal de Museu de Boituva no sábado, 17, foi realizado um festival de várias atrações características à cultura tropeira, juntamente a um almoço oferecido a todos os presentes.
Artistas de Boituva e das cidades de Bofete; Botucatu; Iperó; Pardinho e Tatuí, apresentaram improvisos; músicas cantadas e instrumentais; poesias e trovas, dando término a ação realizada com a parceria do Museu do Tropeiro e pela Prefeitura de Boituva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário