quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Boituva comemora mês da Consciência Negra


A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Grupo Municipal Consciência Negra de Boituva e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realiza entre os dias 9 e 22 de novembro, as atividades do Mês da Consciência Negra.
Como primeiro ato da programação, no próximo dia 09, às 19h30, será celebrada uma Missa Afro-Brasileira, na Igreja Santa Rita de Cássia, no Bairro Luvizotto pelo Padre Osmar dos Reis, Pároco da Igreja Santa Terezinha de Tatuí. A programação prossegue no dia 16, às 14h, haverá o batizado de Capoeira dos alunos Oficina Municipal de Artes de Boituva, no antigo prédio do SESI, na Praça Coronel Antônio Franco.
Já entre 18 a 22 de novembro, das 8h às 11h, será realizada a exposição “Conscienciarte Negras e Negros”, no IFSP – Campus Boituva, localizado na municipal Zélia de Lima Rosa, 100. Todas as escolas municipais, de 18 a 20 de novembro, trabalharão a temática “A Construção da Identidade Negra do Brasil” com os seus alunos.
No dia da Consciência Negra, 20 de novembro às 19h30 será realizada uma palestra feita pelo Professor João de Campos, com apresentação da Academia Jocelene Ramos e entrega do Premio “Dona Cida Barbosa” aos Homenageados, na Câmara Municipal.
No dia 21 de novembro às 20 horas, dando continuidades às atividades, haverá a palestra “Palmares”, com o palestrante Professor João de Campos e apresentação do grupo de percussão da Escola Terra Mater e Grupo Municipal Consciência Negra, além de apresentações de trabalhos das Escolas Municipais. As atividades serão realizadas no IFSP – Campus Boituva.
Dia 20 de Novembro
Desde 9 de janeiro de 2003, foi sancionada a lei que institui a obrigatoriedade da inclusão do ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira, nos currículos de estabelecimentos públicos e particulares de ensino da educação básica. A decisão ocorreu diante da necessidade de debates sobre a pluralidade cultural que caracteriza o Brasil e de reflexões sobre o papel do negro na formação da cultura brasileira.Além de aspectos educacionais, a lei n°10.639 acrescenta que o dia 20 de novembro deve ser inserido no calendário escolar como Dia Nacional da Consciência Negra.
Esses aspectos são fundamentais no debate se é esperado que os alunos reconheçam a importância dos diferentes agentes na história do país: entre eles, os africanos e os afrodescendentes.
Boituva possui a Lei n° 1.108/97 que declara de Utilidade Pública o grupo Municipal da Consciência Negra e a Lei n° 1.825/2007, que insere no Calendário Oficial de Eventos do Município de Boituva, uma Semana dedicada a Consciência Negra, com o objetivo de lembrar o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 9787.5082

Nenhum comentário:

Postar um comentário