segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Incubadora de Grupos Artísticos programação intensa em Tatuí

O Departamento de Cultura, equipamento da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude realiza apoio cultural do projeto “Incubadora de Grupos Artísticos”, oferecido pelo Centro de Formação e Produção Teatral - CFPT Os Geraldos, de Campinas/SP, se desdobra diversas ações no mês de Setembro, em Tatuí.

O Centro de Formação e Produção Teatral – CFPT Os Geraldos traz para Tatuí uma programação intensa no mês de Setembro. A programação conta com Espetáculos e Imersão em Direção e Dramaturgia. Todas as ações são gratuitas.

Na sexta, dia 15 de Setembro, dois espetáculos se apresentarão no palco do Teatro Procópio Ferreira, que fica na Rua São Bento, 415. Os grupos, que fazem parte das ações da Incubadora de Grupos Artísticos de Tatuí, apresentam os espetáculos “Magia de Deus” às 19h e “A Cidade Perdida” Às 21h.

Em “Magia de Deus”, com o Grupo Garagem e Cia, acompanhamos as parábolas do Evangelho de São Matheus levadas ao espectador por meio de um jogo teatral que envolve comédia e poesia. Um grupo de 11 pessoas – arquétipos da sociedade pós-moderna e que podem ser encontrados em qualquer grande metrópole – têm seus caminhos cruzados por João Batista e por Jesus; esse encontro inesperado altera as ações e o olhar de todos para a vida.

Às 21h é a vez do espetáculo “A Cidade Perdida”, com a Cia Gare de Campinas. Neste espetáculo, criminosos em fuga, movidos por sua ambição, constroem uma cidade arapuca, uma nação dos prazeres, à qual dão o nome de Mahagonny. A fama da “cidade paraíso” se expande rapidamente, atraindo tubarões e descontentes de toda parte. Chega também à cidade um tal de Paul Ackerman, cuja trajetória nos permite acompanhar o apogeu e a decadência da cidade perdida.

Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis na bilheteria do Teatro Procópio Ferreira, que funciona de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h; aos sábados e domingos, das 15h às 21h.
A programação da Incubadora continua nos dias 16 e 17 de Setembro com a Imersão em Direção em que Os Geraldos apresentará as noções gerais de direção e dramaturgia, bem como as referências da evolução no tempo destes dois pilares da criação cênica. A partir desse estudo teórico-prático, será possível fazer uma análise dos procedimentos de construções espetaculares ao longo da história do teatro no qual pretendemos instaurar uma prática em que a busca pela linguagem da encenação e as diferentes formas de abordagem da dramaturgia se convergem. A Imersão acontece no Salão Villa Lobos do Conservatório de Tatuí, que fica localizado à Rua São Bento, 415.

Sobre a Incubadora
As atividades fazem parte do projeto “Incubadora de Grupos Artísticos”, que acontece de maio a novembro de 2017 em Tatuí, com o objetivo de fomentar o cenário teatral e cultural da região e qualificar os grupos artísticos através de diversas atividades. Ao longo do ano, o projeto traz para a cidade de Tatuí: apresentações de espetáculos, oficinas, imersões artísticas e consultorias em gestão cultural. O projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR SPVias, por meio da Lei Rouanet, contando com o apoio Programa de Qualificação em Artes - Projeto Ademar Guerra / Secretaria do Estado de São Paulo, Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos de Tatuí, Prefeitura Municipal de Tatuí e Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Sobre Os Geraldos
Indicados ao Prêmio Governador do Estado, na categoria Territórios Culturais, o Grupo Os Geraldos foi fundado em 2008, em Campinas. Com 5 espetáculos em repertório, já se apresentou em mais de 70 cidades, de nove estados brasileiros, além de festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru, atingindo mais de 30 mil pessoas. Em paralelo à criação e intensa circulação dos espetáculos, os integrantes desenvolvem pesquisas de mestrado e doutorado cujo compartilhamento se desdobra em relevantes projetos de democratização do acesso à cultura. Tais como o Curso de Formação de Atores e o Incubadora de Grupos Artísticos; e, desde 2013, participa do Programa de Qualificação em Artes (Projeto Ademar Guerra), projetos por meio dos quais contribui para o desenvolvimento de grupos teatrais, sobretudo no interior paulista.

Mais informações: cursososgeraldos@gmail.com / (15) 99782-7324 ou (19) 99849-0423.

Nenhum comentário:

Postar um comentário