segunda-feira, 5 de junho de 2017

Museu recebe Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí

O Museu Histórico Paulo Setúbal, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí, recebe na quarta, 14 de junho às 19h30, apresentação do Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, so coordenação de Selma Marino.

A apresentação está integrada na parceria entre Prefeitura e Conservatório no início de 2017 e tem o foco apresentar o trabalho artístico pedagógico realizado pelas Instituição Musical em diversos equipamentos culturais, educacionais e sociais com foco na apresentação de seus agrupamentos.

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí iniciou suas atividades no ano de 2009 e tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos XVI ao XVIII. É formado por professores e alunos bolsistas de nível avançado e conta também com a participação de músicos convidados conforme o programa a ser apresentado. Dentre seus objetivos está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, o Grupo de Performance Histórica busca a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos.

Coordenação - Selma Marino

Iniciou seus estudos musicais em São Paulo, estudou flauta doce com as professoras Cléa Galhano na Pró-Música – Escola de Arte e com Terezinha Saghaard na Escola Municipal de Música. Formada em flauta doce pelo Conservatório de Tatuí, no qual estudou com os professores Bernardo Toledo Piza e William Takahashi. Completando sua formação, recebeu orientação dos flautistas: Ricardo Kanji, Bernardo Toledo Piza, David Castelo e Valéria Bittar. Participou do curso de cravo, baixo contínuo e música de câmara ministrado por Ilton Wjuniski (FR) na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo; do workshop de Dança Barroca ministrado por Ricardo Barros (BR/UK) no Conservatório de Tatuí e do XXIV Festival de Música de Londrina (PR), frequentando cursos de Flauta Doce e Prática de Música Medieval e Renascentista com o professor Pedro Hasselmann Novaes, Oficina de Ópera Barroca ministrada por Marília Vargas (BR/CH). Estudou cravo e baixo contínuo no Conservatório de Tatuí com a professora Maria Eugênia Sacco. Participa anualmente de encontros, mostras e eventos de flauta doce. É Licenciada em Educação Artística e pós-graduada em nível de especialização em Metodologia do Ensino da Música. Atualmente está cursando especialização em Música de Câmara. É flautista e coordenadora do Grupo de Performance Histórica, professora de flauta doce, música de câmara e prática de música em conjunto no Conservatório de Tatuí e tutora presencial do curso de Educação Musical – EAD da UFSCar

Repertório
Girolamo Frescobaldi (1583- 1643) - Canzon Terza - Canto solo e Basso contínuo
Allegro-Adagio-Allegro-Adagio-Allegro-Adagio-Allegro-Adagio-Allegro
Marco Uccelini (1603 – 1680) – Aria Undecima detta il Caporal Simon
Arcangelo Corelli (1653- 1713) - Sonata VIII. Op V. em Sol menor (original em Mi menor)
Preludio (Largo), Allemanda (Allegro), Sarabanda (Largo), Giga (Allegro)
Benedetto Marcello ( 1686- 1739)  - Sonata XII in Fá M
Adagio, Minuet-Allegro, Gavotta-Allegro,Largo, Ciaccona-Allegro

Integrantes
Aléxia Martins Santana – Flauta doce
Selma Marino – Flauta doce
Ananda Miranda – Alaúde
Maria Eugênia Sacco – cravo
Gustavo Cardamoni Carloni – Viola da Gamba

Nenhum comentário:

Postar um comentário