quarta-feira, 7 de junho de 2017

Lúcia Hiratsuka realiza bate papo na Biblioteca Brigadeiro Jordão

A Biblioteca “Brigadeiro Jordão”, equipamento de cultura da Prefeitura de Tatuí recebeu na quarta-feira, 07 de junho, às 14h a presença da escritora Lúcia Hiratsuka, para um bate-papo. A ação é faz parte do Módulo Infanto-juvenil do Programa Viagem Literária.

Com a presença de cerca de 150 alunos das Escola Municipal Thomás Borges e dos Colégios Objetivo e Onze de Agosto, o bate papo com a ilustradora e escritora permitiu aguçar o saber dos alunos quanto a produção literária por meio palavra e da ilustração.

Uma das ações do bate papo que encantou os alunos e público espontâneo foi a questão de como realiza sua produção literária e que por se a ilustradora de seus livros, a escritora cria um “boneco” de como almeja realizar sua publicação editorial. “Gosto de trabalhar com a ilustração e com a palavra, mas a ilustração permite que o observador/leitor possa compreender o que desejo comunicar” acentua a escritora que ao ser questionada quanto ao tempo de produção de um livro afirmou que “Depende do livro, as vezes a criação gira em torno de quatro meses, outras, podem levar até dois anos, até pelo amadurecimento do conteúdo. ”

Os alunos interagiram ao máximo com escritora que acentuou a importância de um bom título para o livro, visto que o leitor, ao bater os olhos na publicação aguça a curiosidade pela história.

Lucia Hiratsuka apresentou a técnica que usa para ilustrar seus trabalhos e iniciou dizendo que a página em branco representa o silencio, e que o silêncio representa muito, num trabalho de ilustração, por meio do silencio que observamos é que podemos iniciar o preenchimento do conteúdo.

Ao ser questionada por um aluno se gosta mais de escrever ou desenhar, a autora não hesita: “Minha preferência é colocar no livro uma história, seja por meio da palavra, ou seja, por meio da ilustração”, acentuou a escritora que teve influencias de autores brasileiros e japoneses, principalmente de sua avó que a embalava por meio de cantigas.

Ao encerrar o bate papo a escritora acentuou “treinar é fundamental para entender a técnica. O dom vem com o aperfeiçoamento do treinamento”

O programa desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo através do SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas completa 10 anos em 2017 e tem como objetivo promover a descentralização cultural, onde 360 atrações são realizadas nos 90 municípios participantes da ação. A biblioteca recebeu em maio o primeiro módulo do projeto com uma atividade de Contação de Histórias e que foi apreciada por mais de 100 crianças da rede de ensino e público interessado.

O Módulo infanto-Juvenil incentiva a mediação da leitura e a propagação da literatura brasileira permitindo maior protagonismo das bibliotecas públicas.

LÚCIA HIRATSUKA
Nasceu no sítio Asahi em Duartina – SP, onde cresceu ouvindo as histórias contadas pela sua avó japonesa. No quintal de terra rabiscava seu sonho de um dia trabalhar com desenho e histórias.
Atua há mais de 25 anos na Literatura Infantojuvenil, recebeu importantes prêmios como Melhor Reconto FNLIJ 2008, Jabuti 2005 - Ilustração, e também em 2012 pelo livro A Visita, além de vários selos Altamente Recomendável FNLIJ. 
O livro Orie conquistou o prêmio de Melhor para Criança FNLIJ 2015, foi finalista do Jabuti, selecionado para o catálogo White Ravens da biblioteca de Munique e está na lista de honra IBBY 2016.

OBRAS PUBLICADAS: Um Rio de Muitas Cores (Editora Studio Nobel);Urashima Taro (Editora Global); Lin e o Outro Lado do Bambuzal (edições SM); Contos da Montanha (edições SM); Histórias de Mukashi (elementar); Histórias Tecidas em Seda (Editora Cortez); Festa no Céu/Festa no mar (Editora DCL);  Os Livros de Sayuri (edições SM); O Violoncelista- tradução do conto de Kenji Miyazawa (edições SM); Muli – (Editora DCL); Corrida dos Caracóis– (Editora Global); Antes da Chuva- (Global); A Visita (DCL); O Ogro e as Galinhas; Ladrão de ovos (da série Histórias do quintal- edições SM); Issum Boshi – O Pequeno Samurai (Abacate); Tantos Cantos – (DCL); Na Janela do Trem- (Cortez); Terra Costurada com Água (Sm); A Venda (Global); Orie (Pequena Zahar); O guardião da Bola (Moderna) e As Cores dos Pássaros (Rovelle)

Nenhum comentário:

Postar um comentário