quinta-feira, 22 de junho de 2017

Exposição de Figurino tem abertura oficial na quinta 29 de junho no Museu Paulo Setúbal

O Museu Histórico Paulo Setúbal, equipamento de cultura da Prefeitura de Tatuí em colaboração com a Cia de Teatro e Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí realizam na quinta, 29 de junho, a partir das 19h a abertura da Exposição “Figurino – Indumentária – Costume – Vestimenta” sob curadoria do figurinista Carlos Alberto Agostinho.
“A ideia da exposição surgiu quando os produtores culturais, se reuniram para deliberar sobre produções da cidade, e o Núcleo de Figurino do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, foi uma das sugestões, visto que é de pouco conhecimento da população, que o Conservatório de Tatuí mantém um rico acervo de figurinos para uso em suas produções pedagógicas e artísticas” – afirmou Rogério Vianna, Diretor de Cultura e Coordenador da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí.

Essa é uma grande ação da parceria entre Prefeitura e Conservatório de Tatuí realizado no início do ano. A Exposição irá apresentar diversos figurinos produzidos pelo Núcleo de Figurinos desde sua criação, 1995, além de narrar a história do que é o figurino, como realizar uma pesquisa para a produção cênica, a Exposição ainda vai apresentar a história de formatação do Setor de Artes Cênicas do Conservatório, do grupo de Teatro Sófocles até se tornar Cia de Teatro, como foi a criação do Núcleo de Figurinos, e a História do Teatro Tatuiano.

A Exposição contará ainda os registros de indumentárias da pré-história até chegaram até nós. “Fotos e Croquis mostrarão como é executada essa produção” afirma o coordenador da Cia de Teatro. “E será uma grande festa onde homenagearemos o atual figurinista do Conservatório, Carlos Alberto Agostinho, e ainda relembraremos os póstumos que formaram o Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí: Moises Miastkwosky, Antônio Mendes e Carlos Ribeiro.” – conclui o diretor de Cultura.

A Abertura da exposição contará com cenas produzidas a partir das Músicas: “Meu Velho Pai” de Léo Canhoto, “Romaria” de Renato Teixeira ou “Fiz a cama na varanda” De Dilú Mello - Ovídio Chaves. No elenco os atores da Cia de Teatro Douglas Anhaya, Fernnanda Quésia, Julia Maschietto Mastromauro, Rodrigo Cotrim, Tamires Carvalho, Taty Villega, Vitor Barros, Welinton Rodrigues, sob supervisão de Adriana Afonso, Dalila Ribeiro, Fernanda Mendes e Rogério Vianna, coordenador da Cia.

Sobre CARLOS ALBERTO AGOSTINHO (Ator, Professor e Figurinista)
Iniciou seus estudos em Artes Cênicas em 1989, concluindo o Curso de Formação de Atores do Conservatório de Tatuí em 1994. Formado em Artes Plásticas – Asseta Tatuí e Pós-Graduado em Pedagogia do Teatro – USC – Bauru.

Como ator atuou em diversos espetáculos dos quais merecem destaque: “Paixão, segundo Nelson Rodrigues”, 1991; “A Cantora Careca”, 1994 e 2004; “Rosa de Cabriúna”, 2009 e O Apocalipse ou o Capeta de Caruaru”, 2016.

Premiado e Indicado em diversos festivais, como: Nacional do Rio de Janeiro; Nacional de Presidente Prudente; Nacional de Americana, FETESP Tatuí/SP e Mapa Cultural Paulista.
Iniciou seus trabalhos como Figurinista no Setor de Artes Cênicas em 1995 e atualmente é responsável pela área de Pesquisa e Criação de Figurinos do Conservatório de Tatuí.


A exposição conta com Apoio Cultural do Grupo CCR SPVias, Coop – Cooperativa de Consumo com realização do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos de Tatuí, Prefeitura Municipal de Tatuí, Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com Execução do Museu Histórico Paulo Setúbal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário