terça-feira, 13 de junho de 2017

Museu Paulo Setúbal recebe espetáculo de Teatro

Museu Paulo Setúbal, equipamento de Cultura da Prefeitura de Tatuí recebe dia 30 de junho ás 14h30 o espetáculo Itinerante “Operação Lunáticas” do Grupo Tarto de Teatro de Campinas.

Sobre o Projeto
O Grupo Tarto de Teatro desenvolveu o projeto que irá percorre 29 cidades em 3 Países diferentes. A proposta é a interação entre linguagens distintas em diálogo direto com público. Dentro desse espectro de aproximação, apresentamos um espetáculo itinerante que acontece dentro/fora e em todas as partes de um Uno/95, batizado de Clotilde 2.4. Um carro/palco elaborado no estilo teatro mambembe. Partimos da nossa terra natal Campinas e vamos em direção à Argentina e Paraguai, onde temos parceiros na área teatral, criando um grandioso intercâmbio cultural.

Sobre o espetáculo
 Uma construção dramatúrgica baseada em relatos/vivências do Grupo Tarto de Teatro com pessoas diagnosticadas com Alzheimer e inspirado no livro O Arquiteto e o Imperador da Assíria de Fernando Arrabal.
Musicado e com a estética do Teatro de Rua, onde os atores utilizam do corpo/voz a serviço da construção artística no espaço público “ao ar livre” e que entende a própria cidade como dramaturgia.
No enredo, Guilhermina, a Mãe / Ex-Baronesa do Café / Excêntrica / Diagnosticada com Alzheimer e Estefânia, a Afilhada / Iletrada / Deselegante / Destinada a servir. Com a doença cada vez mais avançada Guilhermina viaja com o único bem que lhe resta, a Clotilde 2.4, o seu carro, na ilusão de alcançar a grandiosa e redonda lua. Diante de tal anseio, Estefânia é obrigada a embarcar nessa Operação Lunática.
Debatendo questões sociais, fazem um passeio pelo universo poético e inerte da existência humana, de uma forma lúdica e singela levando o público a embarcar com elas nessa insensata aventura em busca de sanidade. 

Sobre o Grupo Tarto de Teatro
O Grupo Tarto tem como foco a investigação da linguagem cênica a partir do trabalho do ator, acreditando na trans(formação) pela arte. Nessa séria brincadeira de abrir cortinas, fazemos um passeio pelo universo poético que é o teatro nos tornando, por vezes, eternas crianças.
Sendo assim, buscamos desafios em nossa trajetória e o melhor deles é poder compartilhar experiências. Vemos a arte como estímulo para a educação, propondo uma quebra no cotidiano e trazendo novas perspectivas para o público.
Seguimos com o foco em arte e educação, acreditando que ambas podem e devem caminhar juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário