segunda-feira, 19 de junho de 2017

Corporação Musical União Porto-Felicense se apresenta no Música na Praça deste sábado, 24

Neste sábado, dia 24, ás 11h na Praça da Matriz, o Projeto Música na Praça, ação cultural da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, recebe a Corporação Musical União Porto-Felicense regida pelo maestro Ricardo Ghiraldi.

Música na Praça - O Música na Praça é um projeto da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, com apoio cultural da COOP - Cooperativa de Consumo, em parceria com os agrupamentos musicais e cantores da cidade para valorizar o bem cultural de expansão internacional que é a música.

Desde que teve início em abril de 2017, o Projeto Música na Praça tem apresentado repertório variado, do erudito ao popular, e já recebeu a Banda Sinfônica Jovem, a Big Band e o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, a Orquestra Bravo, a Banda Jovem da Associação Pró-Arte, a Banda Four Stages, o Grupo Seresteiros com Ternura, o Readrisax, a cantora Evelyse Almeida, Banda Municipal de Itapetininga “Maestro Edil Lisboa e a Orquestra de Viola Caipira de Conchas.


Sobre a Corporação 
A Corporação Musical União Porto-Felicense é uma tradicional banda do interior paulista. Foi fundada no dia 13/03/1898 na cidade de Porto Feliz. A Banda União é uma associação sem fins lucrativos, personalidade jurídica própria com sede e foro em Porto Feliz.

Considera-se o apogeu da Banda União as décadas de 1930 e 1940, quando ela tinha o apoio da Societé de Sucréries Brésiliennes, empresa francesa que administrava a usina de açúcar (antigo engenho central) de Porto Feliz. Neste período a banda teve um de seus maestros mais celebrados: Edmundo Cacciacarro, compositor cuja obra, defendem alguns historiadores, tem contribuição histórica e artística similar ou superior à do compositor norte-americano John Philip Sousa, que normalmente é tido como o maior compositor de marchas do mundo.

O ano de 1998 foi o do centenário da Banda União. Diversas cerimônias foram realizadas em celebração à data, dentre as quais podemos destacar um grande festival de bandas, a restauração dos antigos livros de atas da corporação e a publicação de um livro intitulado “O Livro da Banda – Histórias e Memórias da Corporação Musical União Porto-Felicense 1898 -1998”. Esta última, porém, não foi completada devido à ausência de recursos (o projeto da publicação do livro devidamente atualizado foi retomado pela atual diretoria).

Em 2013, ano de seu 115° aniversário, a Banda União participou do Prêmio Funarte de Apoio às Bandas de Música, da Fundação Nacional das Artes (Funarte), que teve abrangência nacional.


Com o objetivo de se renovar a banda oferece iniciação musical e, oportunamente, encaminhamento para centros especializados em ensino de música como conservatórios e universidades. Berço de alguns dos maiores nomes da história da música em Porto Feliz, a Banda União prossegue em seu caminho glorioso, pois é representante legítima da verdadeira música porto-felicense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário