quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Teatro na Escola - A importância de Educar um Indivíduo



Evoé!!! Evoé!!! Evoé!!!

No quinto dia do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo o peça da noite faz parte da modalidade Teatro na Escola e como é satisfatório ver Escola ensinando teatro a seus alunos. O Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação, o Brasil deveria segui o exemplo de Portugal que tem a disciplina teatro como parte do currículo escolar obrigatório do primeiro ciclo.
O teatro na educação do aluno permite que o indivíduo evolua em vários níveis: como na sociabilização, criatividade, coordenação, vocabulário, memorização, etc...
O Sonho de Nágila é um orgulho para o Festival que ao comemorar sua Boda de Prata, traz de volta a origem do Festival Estudantil da década de 70 e depois 90, onde o importante era a valorização do trabalho desenvolvido em Escolas públicas e particulares com a única função de formar indivíduos e não atores. Por esse motivo que o FETESP é desde 2011 dividido em 02 modalidades: Teatro Na Escola e Escola de Teatro, mesmo porque, nos últimos anos houve uma diminuição drástica do fazer Teatro na Escola.
Porém, a Escola Municipal “Barão de Piratininga” da cidade de São Roque está de parabéns, merece ser aclamada em pé pela produção que se apresentou no Teatro Procópio Ferreira na noite desta quarta-feira, pois apresentou de maneira simples e de fácil entendimento a história de uma menina que em meio a sonhos e pesadelos se depara com os padrões exigidos pelos grupos sociais aos que pertence, e, num momento nacional onde o bullyng é falado e questionado a peça mostra como Nágila é vista ao não conseguir se enquadrar nos formatos comportamentais por ter ela sua própria opinião, sendo diferente dos outros.
A peça brincou com esse tema tão delicado e na direção de Amanda Sobral surgiu um espetáculo que os pais e os alunos devem ver, para não cometerem os mesmos pré-conceitos que sofre Nágila.
É por esses momentos que me orgulho do meu ofício!!!

Baco!!! Baco!!! Baco!!!

MOSTRA PARALELA

Praça da Matriz, às 17h

Espetáculo: O Brasil no meu quintal
Grupo: Coro Infantil do Conservatório de Tatuí
Direção: Ronaldo Silva
Cidade: Tatuí

Praça da Matriz – 12h
Espetáculo: Contação de História
Autor: O Grupo
Grupo: NPT Primeiro Andar (Núcle de Pesquisa Teatral Primeiro Andar)
Cidade: Tatuí

Anexo 9 – Sala Preta – 15h e 18h30
Espetáculo: Devo Engolir Sr. Heart?
Direção: Iuri Proença
Grupo: Arte em Q
Cidade: Tatuí
Recomendação: Maiores de 14 anos


Quem vem aí!!! Quem vem aí!!! Quem vem aí!!!

Ninguém Taí, na Praça da Matriz e
Arena Conta Danton no Teatro Procópio Ferreira
02 espetáculos da Mostra Principal

Foto divulgação SESC/Facebook
Dia 11 de outubro, às 17h
Praça da Matriz
Espetáculo: “Ninguém Taí”
Direção e texto: João Paulo Fernandes
Adaptação: Grupo Teatral Insônia
Recomendação: Livre
Senac – Ribeirão Preto

Elenco

Juliano Borges / Renata Carlomagno / Vilsinho Júri / Gabriela Vansan / Fernanda Galo / Douglas Pires / Stéfanie Hacker / Pipo Menegucci / Hezrom Lazarini / Renan Eichel / Lê Reis / Giovana Andrade

Ficha Técnica 
Preparação Corporal / João Paulo Fernandes e Renata Torraca
Cenografia e Figurinos / João Paulo Fernandes
Maquiagem / Grupo Teatral Insônia
Fotógrafo/ Coletivo Fuligem – Rafael Vital
Produção Executiva / Coletivo Fuligem – Gabriela Vansan
Sinopse: José da Silva era um homem comum, tinha filha, mulher, emprego e uma casa. Mas sua vida muda drasticamente, da tal forma que José passa por privações que colocará em jogo seu caráter. Com muito humor e música, através dos textos de Bertolt Brecht, “Ninguém Taí” faz uma crítica no qual o público participa ativamente na decisão do desfecho da saga de José.

Grupo Teatral InSônia: O grupo surgiu em 2011 a partir da 3ª turma do curso técnico de Arte Dramática do Senac Ribeirão Preto. No mesmo ano, estreiou o espetáculo “Sem Valsa. Às 6h”, elaborado a partir de texto de Nelson Rodrigues. Deste espetáculo surgiram oportunidades de apresentações em outras cidades. Assim, os alunos perceberam a oportunidade e criaram um grupo estudantil de teatro.

 
Foto divulgação - http://www.talepa.del.art.br/news.html
Dia 11 de outubro - Quinta-feira
Teatro Procópio Ferreira, às 20h30
Espetáculo: “Arena Conta Danton (que o Tal&Pá  vai contar)”
Direção: Valéria de Oliveira
Autor: Adapação da peça “Arena Conta Danton”, de Fernando Bonassi, em processo colaborativo com a Cia.Livre (livre recriação de “A Morte de Danton”, de Georg Büchner, e tradução de Christiane Röhrig)
Categoria:
Recomendação: Maiores de 10 anos
Escola Estadual Professora Maria Augusta de Ávila – São Paulo

Elenco

André Somora /  Beatriz Pereira / Ellen Ribeiro / Gabriela Rodrigues / Gabriella Luz / Giovanna Guadanhole / Higor Moura / Larissa Dias / Lucas Ruiz / Nayra Felizola / Pamela Lima / Raiane Merlin / Rebeca Barião / Sarah Leonardo / Dayane Gomes / Fernanda Reis / Fernando Nascimento / Jenifer Silva / Kamila Oliveira / Leonardo Ferreira / Matheus Freitas / Natalia Santos / Natalia Venâncio / Raphaela Mendes / Tais Franti /Wesley Clemente / Bianca Oliveira / Jefferson Reis

Ficha Técnica
Robson Salvador / Oficina de atores
Felipe Franti / Assistente de direção
Soraya de Oliveira e Tomé de Souza / Sonoplastia
Alexandre Oliveira e Henrique Andrade / Iluminação
Felipe Franti e Lucas Ruiz Martins / Adereços
Ângelo Favero, Gilmar Ribeiro, Arlindo Neto, João Vitor, Victor Cantagesso, Gabriela Ferreira, Helena de Oliveira e Flávio de Ávila / Equipe
Cia. de Teatro Tal&Pá / Figurinos
Valéria de Oliveira / Professora Responsável

Cia. de Teatro Tal&Pá: C
riada em 1994, na Escola Estadual Professora Maria Augusta de Ávila, dentro do projeto “Educação por processo de grupo através do Teatro”, com o objetivo de oferecer à comunidade uma opção de cultura e lazer, uma alternativa às drogas e à violência da cidade. Em 2010, a companhia participou do projeto “Crescendo no Teatro”, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Completa em 2012 dezoito anos de trabalho, dedicados especialmente ao teatro estudantil.

Sinopse: O espetáculo “Arena conta Danton (que o Tal&Pá vai contar)” adaptação de “Arena conta Danton”, da Cia Livre de Teatro, mostra os últimos dias da vida do revolucionário Georges-Jacques Danton e o processo político que o levou à guilhotina. A peça fala das incertezas e do vazio que se segue à morte dos ideais revolucionários, quando a luta termina e a realidade é bem menos poética que os sonhos originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário