domingo, 7 de outubro de 2012

FETESP - Festival de Teatro na "Capital do Teatro"



É diferente!!!
 As bandeiras balançando-se ao vento, uma ao lado da outra.
Paisagem alterada, chama atenção de quem por ali passa rotineiramente.
Assim está a fachada do Teatro Procópio Ferreira.
Tradição de anos que se mantém viva nos tempos atuais.
Alegria cênica, porque é ano de festa, ano de Bodas.

Bodas de Coral!
Porque há 35 anos atrás acontecia o I Festival Estudantil de Teatro Amador de abrangência Municipal e sob coordenação de Moisés Miastkwosky.

Bodas de Pérola!
Porque há 30 anos atrás o Festival, naquele momento, já de abrangência estadual era oficializado pelo Decreto nº 18.434/82 também sob coordenação de Moisés Miastkwosky.

Bodas de Prata!!!
Porque esse é o XXV FETESP realizado pelo Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Carlos Ribeiro. O Festival ficou sem acontecer em alguns anos como foi o caso de 1983, de 1986 a 1991 retomando em 1992, ou seja devido a não realização do Festival esse ano ele completa seus 25 anos.

Festa!!!
A Capital da Música se modifica por 09 dias, 
de 06 a 14 de outubro, 
se apresentando como a “Capital do Teatro”.


Evoé!!! Evoé!!! Evoé!!!
Foto Kazuo Watanabe/Conservatório de Tatuí
O XXV FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo iniciou ontem com o espetáculo convidado “Como Fazer Teatro em Cinco Lições” da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí com direção de Carlos Ribeiro.
Sinopse: uma palestra sobre “Como Fazer Teatro em Cinco Lições”, ministrada por um crítico teatral, é comentada e interrompida por um coro grego, por um diretor, atores e técnicos de teatro, criando uma atmosfera cômica. Tudo isto no primeiro ato. No segundo ato, é apresentada uma versão reduzida de Romeu e Julieta, utilizando todas as referências citadas no primeiro ato, mas buscando o registro, não mais cômico, mas sim, sublime e dramático.

Baco!!! Baco!!! Baco!!!
 E para mim a festa é muito maior, esse ano completo Bodas de Porcelana (20 anos) no ofício de ator e como em 1992, após o Festival haver sido retomado por Antônio Mendes e Carlos Ribeiro, estreei como ator no VIII FETESP com o espetáculo “Aurora da minha Vida” de Naum Alves de Souza.  Em minha estréia e no espetáculo “Como Fazer Teatro em Cinco Lições” pude comemorar esse momento trabalhando com atrizes e atores de minha estréia: Fernanda Mendes, Dalila Ribeiro, Carlos Ribeiro e Carlos Alberto Agostinho.
Como é bom ter a vida dedicada ao fazer Teatral

Quem vem aí!!! Quem vem aí!!! Quem vem aí!!!
“Coração Materno”.
Foto do Facebook de Marcelo Ribeiro

E hoje, 7 de outubro – Domingo, na Mostra Principal no Teatro Procópio Ferreira, às 20h30 teremos a apresentação do espetáculo “Coração Materno”.

Informações do Espetáculo
Texto Original: Carlos Alberto Sofredini
Adaptação: César Mazari
Direção: César Mazari
Recomendação para maiores de 10 anos
Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto

Elenco
Daniela Reis /Amanda Amada
Marcelo Ribeiro / Rui Canastra
Matheus Savazzi / Câmponio
Natália Rizzo / Mãezinha
Rafael Colombini / Brilhantina
Thayse Guedes / Dona Virgínia

Ficha Técnica
César Mazari / Cenografia, figurino e Maquiagem
Grupo / Equipe Técnica
César Mazari / Iluminador
César Mazari / Cenógrafo
César Mazari / Sonoplasta
Nayla Faria e Amanda Leite / Contrarregra
César Mazari / Figurinista
Nayla Faria e César Mazari / Maquiagem
Carlos Canhameiro / Professor Orientador

Cia. de Teatro Risos:
A quinta turma do curso de teatro do Centro Universitário Barão de Mauá criou, dentro da disciplina de interpretação II – Teatro Narrativo, um experimento cênico a partir da obra “O Horácio”, do dramaturgo alemão Heiner Müller. A disciplina foi ministrada pelo professor Carlos Canhameiro durante todo o ano letivo de 2010. As primeiras apresentações abertas ao público aconteceram em novembro deste mesmo ano.

Sinopse:
Numa Cia. circense vive Dona Mãezinha juntamente com seu filho Câmponio, que tem problemas mentais. Amada Amanda é uma das artistas da Cia., pelo qual Câmponio é apaixonado. Entre cenas melodramáticas e pó de serra, Câmponio pergunta o que Amada Amanda quer em troca de seu amor, e esta responde: “se é verdade tua louca paixão, parte já e pra mim vai buscar de tua mãe, inteiro, o coração”.
 
Algumas informações deste post foram tiradas dos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário