sexta-feira, 12 de outubro de 2012

"Agora era Tarde" no Teatro na Escola



Evoé!!! Evoé!!! Evoé!!!

Sexto dia do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo e em cena pudemos assistir três contos da galardoada escritora brasileira pelo Prêmio Camões, Lygia Fagundes Teles. 

O espetáculo “Agora era tarde” é inspirado no último dos três contos da escritora da Academia Brasileira de Letra, o conto “A Chave” escrito em 1965, apresenta como tema a diferença de idade entre os cônjuges. Neste conto, bem como na montagem de Jane Kastorsky, o público é colocado em contato com os pensamentos de Tomás, desde as primeiras palavras do conto, que é também o narrador. Em determinado momento Tomas confidencia o seguinte: Agora era tarde para dizer que não ia, agora era tarde. Deixara que as coisas se adiantassem muito, se adiantassem demais. E então? Então teria que trocar a paz do pijama pelo colarinho apertado, o calor das cobertas pela noite gelada, como nos últimos tempos as noites andavam geladas! Pode-se observar, no segmento acima, a repetição da expressão “agora era tarde”, o que denota, ao mesmo tempo, o desejo do narrador em enfatizar que a situação que a personagem vive está consolidada, não pode ser alterada, e, o que resta é a resignação, o conformismo, com o estado atual e imutável dos acontecimentos. No período seguinte, pode-se deduzir que a culpa de tal situação é da própria personagem, ele deixara que as coisas se adiantassem muito, demais, segundo análise da Biblioteca Digital da Unesp.
Porém, antes de prestigiarmos o último conto apresentado, foi encenado o conto “O Menino” onde um garoto mergulha no reconhecimento de si, ao conviver com a mãe, conhece o adultério e para não desestruturar a família ele reserva para a si a verdade. Num jogo cômico no formato cinema mudo, a narrativa possibilita a reflexão da natureza humana e de suas necessidades.

E o primeiro conto apresentado “ A Janela” apresenta uma mulher em seu quarto, com um homem. Apesar da impressão inicial de que são amantes, descobre-se que se trata de um desequilibrado que invadiu aquela casa e ficou horas a observar uma janela dizendo:”Meu filho morreu nesse quarto, olhando por essa janela uma roseira que havia no quintal ao lado”. A mulher consegue distraí-lo e sai, chama a polícia que vem buscá-lo com enfermeiros e uma camisa de força. Depois disso, a mulher fica parada, irritada com as amigas que zombaram da loucura do homem. Ela fica pensativa, olhando a janela.


Na montagem da Escola Estadual “Dr. Afonso Vergueiro” – Salto de Pirapora objetivo do Grupo alcançou a missão transportando para a linguagem teatral três contos de Lygia Fagundes Telles, do livro “Antes do Baile Verde”.

E o Teatro na Escola cumprindo a missão traçar a personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.
Baco!!! Baco!!! Baco!!!

MOSTRA PARALELA

Praça Matriz - 12h

Peça: Coração de Menino em Noite de São João
Grupo: NPT Primeiro Andar (Núcleo de Pesquisa Primeiro Andar)
Cidade: Tatuí

Anexo 9 - Sala Preta - 15h

Espetáculo: Metamorfético
Autor: O Grupo
Direção: Iuri Proença
Grupo: Arte em Q
Cidade: Tatuí
Recomendação: Maiores de 16 anos

Anexo 9 - Sala Preta - 18h30

Espetáculo: Faz de Conta que tem sol lá fora
Autor: Ivam Cabral
Direção: André Kaires
Grupo: Trupe Camaleão da AMART de Tatuí
Cidade: Tatuí
Recomendação: Maiores de 14 anos.

Quem vem aí!!! Quem vem aí!!! Quem vem aí!!!

“Orfeu e Eurídice”
foto divulgação de Orfeu e Eurídice

Dia 13 de outubro – Sábado
Teatro Procópio Ferreira, às 20h30
Espetáculo: “Orfeu e Eurídice”
Direção: Camila Fernandes da Cunha
Autor: Camila Fernandes da Cunha
Categoria:
Recomendação: Acima dos 12 anos
Colégio Vicentinos – São Paulo

Elenco
Nathalia Spimpolim dos Santos / Cloto e dançarina de Hades
Camilla Rosette Baptista / Átropos e noiva
Nayara Araujo Leal / Ninfa Lara e dançarina de Hades
Tauany Cristina Araujo Leal / Ninfa Calesta e dançarina de Hades
Juliana Fernandes de Souza / Perséfone
Mateus Fernandes de Souza / Hades e Tântalo
Ana Paula de Oliveira Arêas / Ninfa e Eurídice
Sarah Darcie / Láquesis e dançarina de Hades
Renan Peterson dias Batista / Orestes e almas
Fellipe Shoiti / Orfeu
Murilo Mendonça Camarini / Aristeu e Caronte
Enrique Figueiredo Corrêa / Laon e Almas
Helóisa da Graça Lopes / Diana e almas
Arthur Ives Pierina Marques / Heitor e almas
Ana Paula de Oliveira V. Fagundes / Ninfa Lorena e dançarina de Hades    

Ficha Técnica

Luis José Fagundes / Iluminador
Camila Fernandes Cunha / Cenógrafo
Camila Fernandes Cunha / Sonoplasta
O Grupo / Contrarregra
O Grupo / Figurinista
O Grupo / Maquiador
O Grupo / Pesquisa
Nathalia Spimpolo dos Santos / Coreografia

Grupo de Teatro do Colégio Vicentinos:
Existe desde 2005 e já participou de diversos festivais e montagens teatrais, como “A Queda par o Alto”, de Claudio Mello e direção de Alexandre Ferreira. Este espetáculo ficou na 2º colocação no Fetesp de 2005. Participou também do Festival de Teatro UniArte. Atualmente se prepara para participar novamente em setembro da VI edição de Teatro intercolegial Uniarte com o espetáculo “Orfeu e Eurídice”.

Sinopse: Orfeu se apaixona perdidamente pela bela ninfa Eurídice, que morre prematuramente assassinada pelas mãos de Aristeu, amigo de Orfeu. Não aceitando a morte da amada Orfeu parte em busca de sua alma, atravessando o reino dos mortos até encontrar com Hades “Deus dos mortos”. Orfeu canta para Hades sua tristeza e este se compadece da sua dor e permite que Eurídice volte com ele para a terra. Mas para isso Orfeu deverá cumprir uma única condição que o senhor dos mortos lhe impõe: não olhar para trás a procura de amada até que tenham atingindo a luz do sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário