sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O Teatro como Formador de Opinião



Evoé!!! Evoé!!! Evoé!!!

As Bodas de Prata do FETESP teve no sexto dia o formato do Festival em sua totalidade. Às 17h na Praça da Matriz o SENAC de Ribeirão Preto, mesmo em meio ao tempo chove e não chove, apresentou o espetáculo “Ninguém Taí” que traz a cena tatuiana com muito humor e música um típico ser humano, curiosamente de nome José da Silva, que sendo um proletariado é demitido, por causa do sistema, que não admite atrasos e tendo que comer, literalmente, o pão que o diabo amassou. Após comer o pão, que o personagem do diabo amassou, o caráter de José da Silva é provocado e no jogo cênico oferecido pelo Grupo Teatral Insônia faz com que uma frase de Bertold  Brachet sirva de reflexão “Apenas quando somos instruídos na realidade é que podemos muda-la”. Atores mostrando ao público que na verdade “Ninguém Taí” com nada de verdade.
E por incrível que pareça, a noite no Teatro Procópio Ferreira, a tradicional Cia. “Tal & Pá” da Escola Estadual Professora “Maria Augusta Ávila” de São Paulo, carta marcada do Fetesp, e que por sinal, tem um trabalho extraordinário e que a cada ano vem com um trabalho maravilhoso espalhando encantamento, e para essa Bodas de Prata, a Escola de São Paulo apresentou “ Arena Conta Danton  (que o Tal & Pá vai contar) e contou. A contação começou logo na entrada no teatro, onde logo de cara você tinha que tomar uma decisão, pegar a bandeira preta ou a branca, na sala de espetáculo ao iniciar o jogo teatral, e era um jogo feito para participação da platéia, que participou com o coração aberto, iniciou o foco da trama: havendo um revolucionário que ganha o poder, o que deve-se fazer? O que naturalmente acontece no mundo quando existe dois pensadores juntos, outra nova revolução, pois sempre há pensamentos que se divergem. O Grupo de Teatro Arena São Paulo (ou somente Teatro de Arena) foi um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros das décadas de 50 e 60. Inicia-se em  1953 tendo promovido uma renovação e nacionalização do teatro brasileiro, sua existência termina em 1972. Em seu palco, de cerca de 90 lugares, hoje Teatro de Arena Eugênio Kusnet apresentaram-se espetáculos de importantes diretores e dramaturgos. E no Palco no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí o Arena das antiguidades, foi revigorado na realidade atual da Cia Tal & Pá mostrando as metáforas da atualidade nacional.
Até agora o melhor dia do Fetesp.
Parabéns aos 25 anos.
Baco!!! Baco!!! Baco!!!

MOSTRA PARALELA

Anexo 9 - Sala Preta - 15h

Espetáculo: A Incrivel Viagem de Jacó Vemcá em Busca da Verdade
Direção: Carlos Doles
Grupo: Descobrir Teatro
Cidade: Votorantim
Recomendação: Maiores de 12 anos

Praça da Matriz - 17h
Espetáculo: Tramas e Tramóias
Direção: Clayton Leme
Grupo: Coletivo Brincante
Cidade: Votorantim

Anexo 9 - Sala Preta - 18h30
Espetáculo: Mustache
Direção: Ludimila Castanheira
Grupo: Oficina de Técnicas Orientais do Conservatório de Tatuí / 2012
Cidade: Tatuí
Recomendação: Maiores de 16 anos
Sinopse: As diferenças entre homens e mulheres são estritamente biológicas.

Quem vem aí!!! Quem vem aí!!! Quem vem aí!!!

Agora é Tarde...
divulgação Cia de Teatro "Uta"

Dia12 de outubro – Sexta-feira
Teatro Procópio Ferreira, às 20h30
Espetáculo: “Agora era tarde...”
Direção: Jane Kastorsky
Autor: O Grupo, inspirado pelas histórias de Lygia Fagundes Telles
Categoria: Drama
Recomendação: Acima de 12 anos
Escola Estadual “Dr. Afonso Vergueiro” – Salto de Pirapora

Elenco

Anderson Silva / Coro e voz pai em off
Diai Sodrigues / Enfermeiro, amante e tom 2
Eliza Santana  Nanci / Mãe e magô 3
Laís Quilles Brigite / Maria e magô 1
Leandro Freitas / Homem, narrador e Fernando
Midiã Souza Mirtes / Coro e Francisca
Rômulo Guerra / Tio, pai e tom 3
Soraya Santana / Criança e coro
Thaynara Souza / Mulher, coro e magô 2
Wesley Fóes / Enfermeiro, menino e tom 1

Ficha Técnica
Jane Kastorsky / Direção e Produção
Felipe Nórris / Iluminador
Dorival de Souza / Cenógrafo
Yara Batista / Sonoplastia
Anderson Silva / Contrarregra e Designer Gráfico
Aurea Almeida e Jane Kastorsky / Figurinista
Marcello Saturno / Maquiador
O Grupo / Pesquisa

Cia. de Teatro “Uta”:
O grupo foi formado em 2002, pela professora Jane Kastorsky, que época lecionava português, e por alunos do ensino fundamental. Possui mais de 10 espetáculos apresentados em diversos festivais de teatro e nas cidades da região. As peças do grupo foram premiadas em diversas edições do Festival Estudantil de Teatro - Sesi Sorocaba.

Sinopse: “
Agora era tarde...” é uma adaptação de três contos de Lygia Fagundes Telles, do livro “Antes do Baile Verde” distribuído aos alunos da rede estadual de ensino, através do Programa “Apoio ao saber” da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário