terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Jogo Teatral para os Atores do Espetáculo



Evoé!!! Evoé!!! Evoé!!!

Primeiro Sinal.
Segundo Sinal.
Inicia então a apresentação de “Alegorias Patagruélicas”, quarto espetáculo do Festival, que traz a Festa do Teatro Estadual realizado em Tatuí um nome de grande importância do cenário teatral Ingrid Koudela. Koudela é assina a direção do espetáculo, ela, importante escritora, tradutora e professora universitária, se tornou uma das figuras centrais no estudo da didática do teatro e principal desenvolvedora do sistema de jogos teatrais e do pensamento de Viola Spolin no Brasil, tendo traduzido toda sua obra ao português.
Koudela é a professora da Universidade de Sorocaba e diretora do espetáculo que foi montado para ser apresentado em salas, corredores e espaços ao ar livre da Uniso. A encenação foi realizada por montagens a partir de pesquisas e criações que têm a pedagogia do teatro como eixo, indispensável para todo aluno que deseja fazer a arte teatral o seu ofício.
O espetáculo de Koudela que teve o enredo todo gerado em torno de Pantagruel herói do primeiro romance de François Rabelais, personagem boa-vida, alegre e glutão, destaca-se desde a infância por sua força descomunal, superada apenas por seu apetite e, por meio de músicas do cancioneiro popular e do famosíssimo pau de fita o jogo realizado pelos mais de 20 atores esqueceu-se de apenas um detalhe: jogar o jogo com uma das tríades principais para a realização do teatro, a platéia.
Ah! E o terceiro sinal? Não teve! E como nesse momento era pouco mais de 21h10, aplaudi-se os amigos e aguarda-se o terceiro sinal no dia de quarta-feira.

Baco!!! Baco!!! Baco!!!

MOSTRA PARALELA

Praça da Matriz, às 17h

Espetáculo: O Brasil no meu quintal
Grupo: Coro Infantil do Conservatório de Tatuí
Direção: Ronaldo Silva
Cidade: Tatuí

MOSTRA PARALELA
Anexo 9 - Sala Preta, às 18h30
Espetáculo: Perdoa-me por me traíres
Autor: Nelson Rodrigues
Direção: André Luiz de Kamargo
Grupo: 2º ano Teatro Adulto do Conservatório de Tatuí / 2012
Cidade: Tatuí
Recomendação: Maiores de 16 anos


Quem vem aí!!! Quem vem aí!!! Quem vem aí!!!
“Os Sonhos de Náglia”

Dia 10 de outubro - Quarta-feira
Teatro Procópio Ferreira, às 20h30
Direção: Amanda Sobral
Autor: O Grupo
Categoria: Infanto juvenil
Recomendação: Livre
EMEF “Barão de Piratininga” – São Roque

Elenco

Amábile Cristina Silva de Oliveira / Beatriz da Conceição Cordeiro Rodrigues / Brendon W. Pacheco dos Santos /  Caio Henrique Pereira de Carvalho / Caroline Santos Mano da Costa /  Cinara  de Almeida / Gabriel Augusto Pereira / Gabriel Barbieri / Isadora de Pinto Simões / Nágila Vasconcellos Araújo / Rafaela Mendes Gonçalves / Raquel Silva de Sousa / Stefanie Luciane Santos Picirillo / Tuyla Fernanda Leite e Silva Wesley H. F. Furquim

Ficha Técnica

Amanda Sobral /Iluminador
Amábile Cristina/ Cenógrafo
Michael Albuquerque / Sonoplasta
Gabriel Augusto / Figurinista
Raquel Silva de Sousa / Maquiadora
O Grupo / Pesquisa

Grupo Casca Grossa:
Desde 2010 o grupo é formado por alunos do Ensino Fundamental II da EMEF Barão de Piratininga, de São Roque, com direção de Amanda Sobral, coordenadora do projeto teatro na escola do Departamento de Educação.  A criação deste grupo foi idealizada com objetivo de servir como referência para os demais grupos integrantes do projeto e que tem como orientadores professores sem formação e/ou experiência na área teatral.
 
Sinopse: Náglia, em meio a sonhos e pesadelos, convive com os padrões exigidos pelos grupos sociais aos quais pertence. Ao não se enquadrar nos formato comportamentais, acaba sendo excluída e humilhada apenas por ser diferente. O baile dos seus sonhos acaba não sendo do jeito que planejava e aos poucos até o garoto por quem Náglia era apaixonada acaba virando um grotesco e malvado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário