sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Conservatório de Tatuí, em conjunto com o Centro Paula Souza, emitirá diploma técnico a partir de 2012

Monumento "O Semeador" de Josué Fernandes
Processo seletivo deve ser iniciado em fevereiro, com o retorno das atividades pedagógicas
A partir de 2012, os alunos do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura - poderão obter diploma técnico em Instrumento Musical/Canto ou em Fabricação de Instrumento Musicais (luteria), devido ao convênio técnico-educacional assinado entre o Centro Estadual de Educação Tecnológica - Centro Paula Souza - e a Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, por intermédio da ETEC de Artes, de São Paulo.  
O Conservatório de Tatuí fará um processo seletivo para escolher os 30 alunos – obrigatoriamente do penúltimo semestre - que ocuparão as vagas nos dois cursos técnicos. Os que passarem pelo crivo da instituição musical passarão a frequentar as disciplinas Linguagem, Trabalho e Tecnologia, Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso, Ética e Cidadania e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso, na Escola Técnica Estadual Salles Gomes, em Tatuí.
O curso técnico de Instrumento Musical/Canto ou em Fabricação de Instrumentos Musicais (luteria) terá a duração de dois semestres, aceitando apenas alunos do Conservatório de Tatuí. Os trabalhos de conclusão de curso transformar-se-ão em um recital (no caso dos alunos de música e canto) e na construção de um instrumento (para os estudantes de luteria). As “negociações” para a assinatura do convênio foram comandadas pelo assessor pedagógico do Conservatório de Tatuí, Antonio Ribeiro, e de Lucília Guerra, diretora da Etec de Artes de São Paulo.
A medida foi bastante comemorada em território tatuiano, principalmente pela diretoria do Conservatório. Para o diretor executivo, Henrique Autran Dourado, abre-se a possibilidade de um novo título, uma pontuação a mais em um concurso público ou avaliação para emprego.
“Gera uma situação de vantagem na aprovação para lecionar música nas escolas e conservatórios autorizados pelo MEC, além de enriquecer o currículo dos alunos e cria um corpo técnico de maior especialização”, destacou Dourado. “Isso (a concessão de um diploma da Etec por uma escola de música reputada) é um sonho para todos os alunos. Equivaleria a um diploma de Hochshule alemã, dentro de nossa realidade”.
Luteria
Os alunos do setor de luteria do Conservatório de Tatuí também serão um dos grandes beneficiados com o convênio técnico-educacional entre a escola de música e o Centro Paula Souza. Com o novo título, poderão até abrir uma empresa, o que os obrigava a terem o registro de artesãos no Ministério do Trabalho.
“Eles terão as mesmas ‘facilidades’ dos instrumentistas/cantores. Mais ainda, como profissionais não reconhecidos legalmente, o diploma os investirá de qualificação técnica como os demais. Ao invés de notas fiscais ou recibos emitidos como autônomos, o lutier poderá assiná-la em nome de uma microempresa ou pessoa física, como técnico em luteria”, afirmou o diretor Dourado.
O curso de luteria mantido pelo Conservatório de Tatuí foi criado em 25 de agosto de 1980, tendo como professores Enzo Bertelli e Luigi Bertelli. Além da formação de luthiers, a implantação do curso no Conservatório de Tatuí representou uma espécie de independência do Brasil, pois foi o pioneiro em utilizar madeiras nacionais para construção de instrumentos – à época, o país dependia de matéria-prima importada. Hoje, o aluno pode iniciar com madeiras brasileiras, como mogno, pinho de araucária, grumixava, passando no final a empregar as melhores espécies européias, como o accero, o abeto e o ébano.
Informações à imprensa 
Kaio Monteiro – comunica@conservatoriodetatui.org.br ou (15) 3205 8417

Nenhum comentário:

Postar um comentário