terça-feira, 17 de maio de 2011

Entrevista com Benemari Sullivan

Quadra é um Município criado em 30 de dezembro de 1993,antes, havia sido distrito no município de Tatuí, condição assumida em 18 de dezembro de 1912. Atualmente segundo IBGE conta com uma população de 3.236 habitantes sendo 828 na zona Urbana e 2.408 na Rural com 813 alunos na Rede de Ensino. Um Município que tem como Secretária de Educação Iolanda Aparecida Rodrigues Campos e na Secretaria de Cultura criada faz apenas 01 ano está Maria Regina de Oliveira Rodrigues e uma Mostra de Artes Cênicas onde alunos de Teatro da cidade apresentam ao público o conhecimento que adquiriram com o ator, diretor e professor de teatro Benemari Sullivan.


Em apenas 18 anos de existência como município Quadra deve ser exemplo de Cultura na região e para conhecermos mais sobre a III Mostra de Artes Cênicas vamos conversar com o diretor de Teatro Benemari Sullivan.



RV - Essa é a terceira Mostra de Artes Cênicas que é realizado no Município de Quadra. Quem é o idealizador desse Projeto?
BS - Olá Rogério! Fico muito feliz em falar sobre esse projeto que tomou grandes proporções culturais na região. Esse evento foi idealizado por mim no ano de 2008, bem singelo e intimista no final do ano. Nesse ano foram realizadas duas apresentações no mesmo dia, no barracão da igreja, sendo somente os familiares dos alunos da CIA 4 CANTOS DE QUADRA prestigiaram. A intenção era somente mostrar o trabalho do grupo no decorrer do ano.


No ano de 2010, com a formação da Secretária de Cultura do Município, sobre a gestão da secretaria de cultura Maria Regina e do prefeito Carlos, decidimos ampliar o projeto, devido a aumento da quantidade de alunos (atualmente contamos com 60 membros; entre crianças, jovens e adultos) e isso resultou em mais montagens, na necessidade de estar apresentando e na formação do hábito da população da cidade em “ir ao teatro”.





RV - Todos os espetáculos que compõem a Mostra são do próprio Município. Qual a proporção do movimento teatral no Município e quais os objetos futuros?


BS - Sim, todos os espetáculos são produzidos pelos membros da CIA. Na verdade somos um grupo-escola, temos os núcleos e cada núcleo tem sua fase, sua época, estudo e seu estilo (Infantil, Básico I, Básico II, Juvenil/Adulto e Pesquisa de Linguagens). Não queremos apenas subir no palco; queremos, estudar, pesquisar, passar por todas vertentes e técnicas existentes dentro do teatro, e também incentivar o aluno a aprender a parte técnica e produção de um Espetáculo. A cada ano sentimos a necessidade de ampliar nossas pesquisas, (Exemplo: Núcleo de Pesquisa de Linguagens). Graças a Deus posso dizer que sou um profissional realizado, pois conto com total apoio da administração da cidade, que investe, incentiva e apóia. Da população que me acolheu como um filho e gosta do nosso trabalho, aos pais que confiam muito em mim, e principalmente aos meus alunos que são minha segunda família, meu alicerce. A mostra também serve de vitrine para o grupo, para que as cidades da região possam estar levando os espetáculos para suas respectivas cidades, e estar havendo um intercâmbio, troca de experiências.


RV - Qual formação de Benemari Sullivam?
BS – Iniciou a carreira teatral aos 08 começou na cidade de Pereiras, com o professor Luiz Carlos Freitas. Consolidando a trajetória nos palcos do teatro, em 1997 incentivado pelos pais se matricula no Curso de Teatro Infantil do Conservatório de Tatuí. Sócio-fundador do GRUPO TEATRAL LANGE onde dirigiu a primeira montagem "Emoções".


Ator, Pedagogo, Professor, Diretor de Teatro, Maquiador, Iluminador, formado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Conservatório de Tatuí. Se aprimorou suas especializações atualmente é Professor/Diretor da CIA TEATRAL 4 CANTOS DE QUADRA e do GRUPO TEATRAL LANGE.


Dirigiu mais de 30 espetáculos dentre os quais se destacam: Liberdade Liberdade, Sta. Joaninha e sua Cruel peleja contra os homens de guerra contra os homens de igreja, Quem casa quer casa ou não?, No país dos prequetés, Confissões de adolescentes ou histórias de Meninas, Gangs de Gatos, Ainda vamos rir de tudo isso histericamente, O cheque, Palhaços entre outras.


Agraciado por 14 prêmios, sendo Diretor Revelação, Melhor Diretor e Figurino em diversos Festivais de Teatro


Como Ator participou de 21 montagens entre as quais se destam: Viagem ao Coração da Cidade, Plutão e Jeremias, O Segredo da Floresta, Vida Paixão e Morte de Jesus Cristo, Farsa da Boa Preguiça, Esperando Godot, Hamlet, Pic Nic no Front, Yerma, Ainda vamos rir de tudo isso histericamente, entre outras.





RV - Esse ano a Mostra Homenageia Dalila Ribeiro, atriz tatuiana, o que ela representa para o movimento teatral de Quadra?


BS - Dalila Ribeiro é um grande exemplo de mulher, uma excelente atriz, eu sou suspeito em falar dela, a amo demais. E acima de tudo Dalila sempre acreditou na CIA TEATRAL 4 CANTOS, sempre apoiou nosso trabalho, nos ajudou sempre que pode. Nas vezes em que ela veio dar oficina aqui em nossa cidade, sempre foi meiga, carinhosa com a CIA, criando assim uma familiaridade com os membros do grupo. Dalila é uma grande atriz, uma excelente diretora, e é simples, acredita no trabalho do interior e incentiva a cultura da nossa região. Mais que justo essa homenagem.


RV - Nos anos anteriores outros nomes receberam essa homenagem ou esse é o primeiro ano?
BS - Sim. No ano de 2010 tivemos outro querido pela CIA, Junior Mosko, que também é padrinho da CIA Teatral. Junior é um dos grandes responsáveis pelo crescimento da CIA, desde o primeiro ano que participamos do Festival Estudantil Sesi Sorocaba, no qual ele é o idealizador e organizador, sempre nos tratou com carinho, respeito e principalmente acreditou no nosso crescimento.


RV - Benemari é um dos grandes articuladores do Teatro da região, quais são os objetivos para o futuro?
BS - Ver o grupo da cidade de Quadra crescendo, ampliando seus horizontes, conquistando seus objetivos, realizando sonhos. É com muita emoção que escrevo sobre o grupo, porque juntos passamos por muitas coisas, mas principalmente sonhamos em fazer teatro, cada um do seu modo, do seu jeito, mas sempre fazendo teatro. Desejo a cidade que me acolheu: em especial a Cultura, prosperidade.


Hoje foi uma festa pra mim (17/05) saber que a peça O Pequeno Príncipe está com os ingressos esgotados na primeira apresentação. Muito bom saber que o publico esta indo ao teatro e que estamos crescendo a cada ano. Que 2012, seja mais abençoado por Deus como tem sido esse ano.


E os objetivos para o ano que vem é ampliar ainda mais essa Mostra (Regional) para que grupos da região tenham a oportunidade de se apresentar em Quadra. Esse ano demos um grande passo, a Mostra será realizada durante 4 semanas com apresentações de um espetáculo diferente a cada final de semana. Uma Mostra eclética para agradar todos os públicos.

Finalizando, convido a todos para estar prestigiando a NOSSA MOSTRA, sim, pois a cultura pertence a todos. E acompanhem nossa trajetória pelo blog: www.ciateatral4cantos.blogspot.com



Quero agradecer demais meu amigo Benemari Sullivan pela garra e determinação e ao Município de Quadra desejo prosperidade cultural!!!

Muito Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário