Da esquerda p/direita: João Borges, Aninha Borges, Leonina Gomide com Ernani no colo, José (Zé Pitito), José Tomaz Borges com Vicente no colo e Sebastião Borges.
José Tomás Borges nasceu em 18 de maio de 1911 em Candeiras, MG, filho de pai ferreiro e mãe preocupada com afazeres domésticos, foi o segundo de uma família de 09 irmãos, recebendo o carinhoso apelido de Zé Petito.
Aos 13 anos manisfestou desejo pela carreira religiosa. Estudou no Colégio Caraça, colégio das famílias tradicionais mineiras, por meio de colaboração generosa doa habitantes de sua terra natal. Estudou durante três anos nesse Colégio onde passou a admirar a vida e a obra de São Vicente de Paula. Embora muito religioso deixou o colégio pois lhe faltava vocação para a vida sacerdotal.
Foi convidado e aceitou ministrar aulas na cidade de Botucatu/SP por indicação de um dos seus ex-mestres do Seminário. Lá permaneceu por 05 anos e por Botucatu foi voluntário da Revolução Cosntitucionalista de 1932.
Mudou-se para Tatuí com a finalidade de ministrar aulas e foi nessa cidade que permaneceu até seu último dia de vida deixando frutos de uma vida profundamente Cristã. Casou-se com uma professora de sua Terra Natal e a trouxe para a Cidade Ternura fixando assim residência.
Em 1945 foi nomeado por Concurso para ocupar definitvamente o cargo de Professor no Colégio Estadual de Tatuí.
Com a fundação de Conselho Particular Vicentino, foi escolhido para ser o seu presidente, cargo que ocupou até a sua morte. Promoveu muitas campanhas em prol dos necessidados, destacando-se o "Natal dos Necessitados", a "Campanha de Inverno" e a Construção de moradia para famílias carentes, com a formação da Vila Vencentina. Em 1955, iniciou-se na política sendo eleito vereador por diversas vezes.
Após 30 anos dedicados ao Magistério Público e Estadual aposentou-se em 1965. Vítima de derrame Celebral faleceu a 25 de agosto de 1967.
Seu nome foi escolhido para Patrono de uma das Escola de Nosso Município, a Escola Municipal de Educação Fundamentel "Professor José Tomás Borges". Situado na Rua Coronel Guilherme, 210.
Hoje o dia do Patrono e a Escola realizará uma série de apresentações para as Autoridades, Educadores e Amigos e vou citar abaixo uma poesia feita pelos alunos Isabelli e Marcelo do 5º Ano – Turma E da Professora Heloisa Leite
EDUCAÇÃO
A escola é alegria
Que ilumina a cidadania
Na escola Tomás Borges
Educação é a maioria
Nessa escola existem muitos alunos
Todos são inteligentes
Na Escola Tomás Borges
Todos são exigentes
Todos os professores querem nos ensinar
Ser alguém nos vamos
Nesse caminho andar
para sempre fazer o bem.
Parabéns aos Educadores da EMEF "Prof José Tomás Borges"!!!
A foto pertence ao arquivo de Clara Borges disponível no site https://picasaweb.google.com/clarola27/CANDEIASMGANTIGAMENTE#
Nenhum comentário:
Postar um comentário