quinta-feira, 8 de abril de 2010

Regentes de Bandas e/ou Fanfarras mantidas por prefeituras, instituições, fundações ou associações sem fins lucrativos com sede no Estado de São Paulo


O Programa Coreto Paulista é uma ação da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí - AACT, realizado com recursos da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo.
Em sua essência, as ações do Programa Coreto Paulista, visam a fomentar, formar e difundir a cultura musical das bandas brasileiras. Veículos eficazes na atualização, aperfeiçoamento, reestruturação, fomento e difusão das bandas de sopros e percussão, as diversas ações do programa fornecem, ainda, fortes subsídios para a formação das novas gerações de músicos e maestros.
A Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí é uma Organização Social que, por força de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Cultura, tem a missão de administrar e dirigir o Conservatório de Tatuí, respeitando um estrito programa de trabalho, com metas claras e objetivos a alcançar.
Concebido para dar continuidade ao Programa de Incentivo a Bandas e Fanfarras, realizado em anos anteriores pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, o Programa Coreto Paulista receberá, a partir de hoje, solicitações de bandas interessadas em obter instrumentos musicais adquiridos pela Secretaria e doados às corporações musicais.

Os critérios que nortearão a concessão de instrumentos serão os seguintes:
Cada banda deverá se inscrever escolhendo uma das duas modalidades abaixo:
MODALIDADE A: Aplicável às bandas de formação recente, que se encontram no início do processo de estabilização de seus trabalhos e precisam de auxílio para estruturar suas possibilidades instrumentais, com o objetivo de consolidar o grupo como corpo estável junto à comunidade e aprimorar suas possibilidades artístico-pedagógicas. Período mínimo de existência formal do grupo: 02 (dois) anos.
As bandas que se enquadram na modalidade A poderão solicitar o conjunto de instrumentos que compõem um dos três kits-instrumentais sugeridos, preparados com o intuito de equipar qualitativamente e homogeneamente os diferentes naipes da banda.
Caso nenhum dos kits sugeridos atenda integralmente as necessidades da banda, a mesma poderá, no mesmo formulário de inscrição, sugerir um kit alternativo com variações nas quantidades dos instrumentos propostos.

IMPORTANTE:
I) Poderão não ser contemplados instrumentos que compõem o kit alternativo caso o preço final de aquisição dos instrumentos supere o valor total do kit instrumental escolhido.
II) O kit instrumental escolhido não tem que refletir, obrigatoriamente, a característica atual do grupo, desde que devidamente justificado no formulário de inscrição. Ex.: uma fanfarra pode solicitar instrumentos com o intuito de se tornar uma banda marcial; uma banda marcial pode solicitar instrumentos com o intuito de se tornar sinfônica, etc.

MODALIDADE B: Aplicável às bandas que já se encontram estabilizadas junto às suas comunidades, e possuem ampla atividade no meio musical, necessitando, entretanto, de auxílio para a ampliação qualitativa de seu acervo instrumental, aprimorando assim suas possibilidades artístico-pedagógicas.
As bandas que se enquadram na modalidade B poderão optar por solicitar os mesmos kits-instrumentais sugeridos para as bandas da Modalidade A, sugerir um kit alternativo, ou ainda, em vez disso, solicitar instrumentos de interesse específico que deverão estar relacionados por ordem de prioridade para o grupo.
IMPORTANTE:
I) Caso o grupo opte por enviar lista de interesse específico, os instrumentos escolhidos deverão refletir a característica atual do agrupamento.
II) Os kit instrumentais 01, 02 e 03 não têm que refletir, obrigatoriamente, a característica atual do grupo, desde que devidamente justificado no formulário de inscrição. Ex.: uma fanfarra pode solicitar instrumentos com o intuito de se tornar uma banda marcial; uma banda marcial pode solicitar instrumentos com o intuito de se tornar sinfônica, etc.
III) Poderão não ser contemplados instrumentos que compõem o kit alternativo ou a lista de interesse específico, caso o preço final de aquisição dos instrumentos supere o valor total do kit instrumental escolhido ou adequado a característica atual do agrupamento.

A relação dos instrumentos musicais que compõem os três diferentes kits-instrumentais disponíveis para doação em 2010, está incluída no próprio formulário de inscrição.



Caso o Programa de Aquisição Instrumental para Bandas e Fanfarras desperte interesse de sua instituição, pedimos que seja enviado ofício postado até sexta-feira dia 23 de abril de 2010 para o endereço:

PROGRAMA CORETO PAULISTA
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO INSTRUMENTAL PARA BANDAS E FANFARRAS
Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415
Centro
Tatuí – São Paulo
CEP 18270-820



O ofício deverá estar acompanhado de cópia do CNPJ, do estatuto social atualizado bem como da última ata da assembléia geral da instituição (quando houver), bem como do Formulário de Inscrição próprio contendo as seguintes informações:
01 - Dados completos e atuais da banda e de seu quadro de componentes;
02 - Histórico do grupo;
03 - Breve biografia do regente ou diretor da banda;
04 - Se já foi contemplado por alguma ação da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo que envolvesse doação de instrumentos musicais e, em caso positivo, em qual(is) ano(s) isto ocorreu;
05 - Relação dos instrumentos solicitados, conforme exemplo, quando houver opção por instrumentos de interesse específico;
06 - Justificativa da solicitação com referência à modalidade e kit-instrumental escolhido;
07 - Objetivos de ação, em curto prazo, em caso de ser contemplado;
08 - Detalhes sobre a infra-estrutura geral de que o grupo dispõe para existir;
09 - Detalhes sobre a infra-estrutura de estoque dos instrumentos da banda;
10 - Detalhes sobre a infra-estrutura de ensino instrumental dos integrantes da banda;
11 - Se possui professores com formação específica para ministrar aulas dos instrumentos solicitados;
12 - Se possui metodologias específicas para o ensino dos instrumentos solicitados;
13 - Concertos, espetáculos e demais atividades, incluindo pedagógicas, realizados nos últimos 02 anos, especificando datas e locais.

IMPORTANTE: A apresentação e precisão de tais informações são indispensáveis para uma seleção justa e coerente com os objetivos do programa.



Estamos à disposição para maiores esclarecimentos no Centro de Produção do Programa Coreto Paulista, com Marcelo Maganha ou Rogério Vianna (015) 3205 8443, pelo PABX (015) 3205 8444 ou pelo email faleconosco@coretopaulista.com.br


Ficha de Inscrição no site: http://www.conservatoriodetatui.org.br/comunicado.php?cid=232
(Texto extraído do Site do Conservatório de Tatuí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário