sábado, 17 de abril de 2010

Domingo, dia 18 de abril tem apresentação do espetáculo ROSA DE CABRIÚNA no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí

Há pouco mais de um ano o Conservatório de Tatuí contratou 10 atores para fazer parte da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, que é um dos maiores conservatórios da América Latina e que está situado na cidade de Tatuí. No dia 13 de abril completou 59 anos da lei que regulamentou o Conservatório para então conhecida Cidade Ternura e que em 2007 foi reconhecida nacionalmente como a Capital da Música.

Pois bem, Assim que foi definida o elenco da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, que é um dos onze Grupos Artísticos do Conservatório iniciamos a pesquisa por qual obra montar.

O Coordenado da Área de Artes Cênicas e diretor do espetáculo Carlos Ribeiro apresentou diversas possibilidades para fazer parte do repertório da Cia e texto que encantou a Cia, foi ‘ROSA DE CABRIÚNA’ escrita por Luis Alberto de Abreu em 1986, especialmente para o Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, no SESC Anchieta em São Paulo. O espetáculo foi inspirado no romance "Alice", de José Antonio da Silva, que Abreu homenageia criando o Carroceiro (na montagem interpretado por mim, Rogério Vianna). É o carroceiro que narra a saga das filhas do Coronel Zé Inácio (Marcos Caresia), fazendeiro e chefe político, fazem promessa para São Gonçalo (Antônio Ramos) para arranjarem um noivo. As sete filhas do Coronel e de Dona Ponciana (Monique Ruiz) são Margarida (Camila Cattai), Hortensia (Daniele Silva), Miósotis (Aninha Arruda), Magnólia (Alba Mariela), Petúnia (Fernanda Mendes), Violeta (Leila Carolina) e a filha mais velha Rosa (Dalila Ribeiro), que dá nome ao espetáculo fazem promessa pra que SãoGonçalo arrume casamento pra elas, e Rosa, a mais esperta pede o capataz da fazenda de seu pai, Tonho Gago (Carlos Doles) e é atendida pelo santo. Mas, um forasteiro chega à fazenda é Fidellis Cassiano (Hugo Muneratto) fazendo o coração da moça se debandar para o novo capataz, e assim deixando a promessa feita para São Gonçalo de lado. Agora quem não enxerga a alma de um vivente pode se espantar com as ações de tal pessoa, e é apor isso que o Demo (Carlos Ribeiro) faz a farra.

"Craro que nun vô contá tudo o que o espetáculo apresenta, pois nosso intuito é que ocês assistam a peça Rosa de Cabriúna" que vem repleta de referências à cultura popular paulista.

No elenco temos ainda Carlos Alberto Agostinho e Lázaro Cattel fazendo participações especiais e sempre duas pessoas da platéia são convidadas para participar de uma cena do espetáculo.

No decorrer da montagem Carlos Ribeiro, o diretor acrescentou músicas e transformou o espetáculo numa grande comédia sertaneja. O que possibilitou criar o Grupo Sertanejo "Nhan Pam" de Música Raiz, como batizamos carinhosamente entre o elenco e que é formado por Raphael Neto Funchal (sanfona), Silmar Canuto Machado (violão), Rafael Sanches (viola caipira) e Deni Pontes (percussão). No repertório da peça são cantadas as seguintes canções "Ora Viva São Gonçalo”, “Viva a Vida”, “Athos Campos e Serrinha”, “Moreninha”, “Baile na Roça”, "Barra Pesada", entre outras.

Além dos elenco fixo da Cia que é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, 5 alunos da Área de Artes Cênicas integram o espetáculo, esses alunos são beneficiados pela Bolsa Performance ofericida pelo Conservatório.
A Equipe técnica é formada pelo espetacular cenógrafo Jayme Pinheiro e o Dado Barros seu assistente. Tem o Carlos Agostinho no Figurino e Lázaro Cattel como costureiro. A Erica Pedro é nosso apoio, pois nos auxilia na trocas de figurinos e tem a Patrícia Olegário, Verena, Luana Mazillee toda a equipe do Conservtório de Tatuí. 
Em 2009 apresentamos o espetáculo em tatuí, Indaiatuba e Salto, em 2010 inciamos temporada em Boituva e nos apresentaremos dia 18/04 em Tatuí e 25/04 em Indaiatuba.

Já o "Recrame da Rosa" que é uma chamada para o espetáculo onde apresentamos além das músicas da peça um repertório maior foi apresentado em 2009 na Concha Acústica, na Praça da Matriz e no Mercado Municipal e em breve o "Recrame da Rosa" retornará com muitas novidades. 
Quem já viu se divertiu muito e quem não viu pode assistir a ROSA DE CABRIÚNA nesse domingo, 18 de abril.







SERVIÇO
Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
“Rosa de Cabriúna”
Texto: Luis Alberto de Abreu
Direção: Carlos Ribeiro
18 de abril de 2010 – 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí-SP
Informações: (15) 3205.8444 / http://www.conservatoriodetatui.org.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário