quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí apresenta oito espetáculos gratuitos



As peças serão encenadas de 30 de novembro a 03 de dezembro no Teatro Procópio Ferreira, às 15h00 e 20h00
O Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – promove nesta semana a Mostra de Artes Cênicas. Oito espetáculos serão apresentados entre os dias 30 de novembro a 03 de dezembro no Teatro Procópio Ferreira, em dois horários: 15h00 e 20h00. A coordenação é de Fernanda Mendes. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados e já podem ser retirados na bilheteria do teatro.
A Mostra começa com o Grupo de Prática Teatral do Conservatório de Tatuí e a comédia infantil “Lampião e Maria Bonita no reino divino” de Annamaria Dias. A peça conta o que acontece depois da morte de Lampião e Maria Bonita. Lampião e seu ajudante Severino Mansidão vão para o inferno, enquanto Maria Bonita e sua amiga Creuza Espiriteira vão para o céu. Do Reino Divino, eles acompanham o drama vivido por Julinho, sobrinho de Lampião, e Silvinha, sobrinha de Maria Bonita. Os dois estão apaixonados, mas o amor é proibido, pois seus pais não se entendem e não aceitam o namoro. Inconformados com a tristeza dos jovens apaixonados, os cangaceiros farão tudo para ajudar o casal. Mas será que vão conseguir lá de onde estão? Com direção de Dalila Ribeiro, a peça será encenada no dia 30 de novembro, às 15h00.
No mesmo dia, às 20h00, alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Performance do Conservatório de Tatuí apresentam o espetáculo “DESenCARNE – entre o provisório e o permanente”. Segundo o professor João Fabbro, o texto é uma provocação, que traz a morte e a brevidade da vida como tema central. Com a proposta de mexer com as emoções do público e provocar questionamentos, a peça tem classificação restrita a pessoas com mais de 18 anos e terá público limitado: apenas 120 ingressos.
Na sexta-feira, 1º de dezembro, às 15h00, alunos do Curso de Teatro Juvenil sobem ao palco com a peça infantil “A vaca Lelé” de Ronaldo Ciambroni. Com direção de André Luiz Camargo e Fernanda Mendes, o texto conta a história de Matilde, uma vaquinha que vivia fugindo do curral, era cheia de sonhos e curiosidades. A Vaca Lelé, como ela é chamada, tem um objetivo: conseguir asas e voar. Na história, cada personagem que ela conhece traz uma lição de vida e é assim que ela cresce. Ela consegue ampliar seus conhecimentos quando se torna amiga do velho espantalho, que tudo sabe e tudo vê. Aprende a cantar com a Cigarra, a ser simples e ter personalidade como o Pardal, a não ser inconveniente como a Mosca, a ter ambição vendo a Galinha tão acomodada, a brilhar como os Vagalumes, a ser forte como o Touro. Mas o que a Matilde não sabia era que, para ter tanta felicidade, precisaria conhecer o outro lado da vida: Matilde conhece o medo e precisa enfrentá-lo.
À noite, às 20h00, alunos do Curso de Teatro Adulto encenam “Liberdade liberdade” de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, com direção de Adriana Afonso. A partir da colagem de vários textos clássicos, a peça relata a luta pela liberdade em vários períodos da humanidade. Datado da década de 1960, o texto continua atual. O espetáculo é resultado da disciplina de Jogos Teatrais e apresenta música ao vivo, com classificação livre.
No sábado, dia 02, às 15h00, alunos do Curso de Teatro Juvenil apresentam uma versão do clássico “O Mágico de Oz” de Frank Baum, Noel Langley, Florence Ryerson e Edgtar Allen Woolf. Na peça, um terrível ciclone passou pela cidade do Kansas. Dorothy e seu cachorrinho Totó vão parar na estranha Terra de Oz, onde enfrentam muitas aventuras e aflições. Ao lado de novos amigos – o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde – precisam encarar seus próprios medos numa longa viagem de volta, e de autodescoberta. Sempre ajudados pela bruxa boa Glinda e tentando escapar da Terrível Bruxa Má do Oeste.
Mais tarde, às 20h00, sob a direção de André Luiz Camargo, alunos do Curso de Teatro Adulto interpretam “A Máquina” de João Falcão. É uma história de amor entre Antônio e Karina. Eles vivem em Nordestina, uma cidade do sertão, mas Karina decide tentar a sorte na cidade grande para ser atriz de TV. Antônio, então, traz a TV para o sertão, depois de anunciar que viajará no tempo e construirá uma máquina da morte.
No domingo, dia 03, às 15h00, alunos do Curso de Teatro Juvenil encenam “Os Cigarras e os Formigas” de Maria Clara Machado. Com classificação livre e direção de Dalila Ribeiro, é uma comédia musical que mistura a fábula “A Cigarra e a Formiga” de La Fontaine e “Romeu e Julieta” de Willian Shakespeare. Julietinha Formiga e Billy Cigarra se amam, mas não podem viver esse amor porque suas famílias não se entendem. Sr. Amadeu Formiga jamais vai permitir que sua amada filha se case com o filho desocupado de dona Canária Cigarra.
Para encerrar a Mostra de Artes Cênicas, no domingo, às 20h00, alunos do Curso de Teatro Adulto do Conservatório de Tatuí apresentam “El Edifício”, inspirado nas obras “A vida na grande cidade” de Will Eisner e “Memórias delfuego” de Eduardo Galeano. Na peça, estrangeiros chegam a uma aldeia e modificam seus costumes, sua organização e, sobretudo, apropriam-se de sua cultura. Essa apropriação tem como consequência uma alteração radical na vida dos habitantes, algo que vai repercutir ao longo de vários séculos. A direção é de Rodrigo Scarpelli e a classificação é para maiores de 14 anos.
Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber o apoio cultural de Coop – Cooperativa de Consumo – e CCR SPVias.
SERVIÇO
Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí
Fernanda Mendes, coordenação
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Tatuí
Entrada franca

Espetáculo “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino”
de Annamaria Dias
Grupo de Prática Teatral do Conservatório de Tatuí
Dalila Ribeiro, direção
Data: 30 de novembro, quinta-feira
Horário: 15h00
Classificação: livre

Espetáculo “DESenCARNE – entre o provisório e o permanente”
João Fabbro, provocação
Curso de Aperfeiçoamento em Performance
Data: 30 de novembro, quinta-feira
Horário: 20h00
Público reduzido – 120 ingressos
Classificação: 18 anos

Espetáculo “A Vaca Lelé”
de Ronaldo Ciambroni
Primeiro ano do Curso de Teatro Juvenil
André Luiz Camargo e Fernanda Mendes, direção
Data: 01 de dezembro, sexta-feira
Horário: 15h00
Classificação: livre

Espetáculo “Liberdade Liberdade”
de Millôr Fernandes e Flávio Rangel
Primeiro ano do Curso de Teatro Adulto
Adriana Afonso, direção
Data: 01 de dezembro, sexta-feira
Horário: 20h00
Classificação: livre

Espetáculo “O Mágico de Oz”
baseado na obra homônima de L. Frank Baum, roteiro de Noel Langley, Florence Ryerson e Edgar Allen Woolf
Segundo ano do Curso de Teatro Juvenil
Erica Pedro e Adriana Afonso, direção
Data: 02 de dezembro, sábado
Horário: 15h00
Classificação: livre

Espetáculo “A Máquina”
de João Falcão
Segundo ano do Curso de Teatro Adulto
André Luiz Camargo, direção
Data: 02 de dezembro, sábado
Horário: 20h00
Classificação: livre

Espetáculo “Os Cigarras e os Formigas”
de Maria Clara Machado
Terceiro ano do Curso Teatro Juvenil
Dalila Ribeiro, direção
Data: 03 de dezembro, domingo
Horário: 15h00
Classificação: livre

Espetáculo “El Edifício”
inspirado na obra “A Vida na Grande Cidade” de Will Eisner e “Memórias delfuego” de Eduardo Galeano
Terceiro ano do Curso de Teatro Adulto
Rodrigo Scarpelli, direção
Data: 03 de dezembro, domingo
Horário: 20h00
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário