quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Conservatório de Tatuí apresenta o espetáculo “Companhia Mambembe de Variedades”

A peça aborda o amor maternal e os desafios do filho que rompe o cordão umbilical para encontrar sua própria identidade
A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – apresenta nesta sexta-feira, dia 17, o espetáculo “Companhia Mambembe de Variedades”. A peça trata das incertezas e dos conflitos que acometem mãe e filho quando este decide romper o cordão umbilical e ir atrás de seus sonhos. É uma reflexão sobre o amor maternal, com suas qualidades e seus defeitos.
De acordo com o coordenador do grupo, Rogério Vianna, o trabalho é inspirado livremente na obra “Vem Buscar-me que ainda sou teu” de Carlos Alberto Soffredini – dramaturgia que tem como pano de fundo a peça “Coração Materno” de Alfredo Viviani e a canção homônima de Vicente Celestino. “No espetáculo, a receita do coração materno adicionou em excesso a relação do envolvimento mental entre filho e mãe. Ele, aprisionado ao cordão umbilical, não consegue realizar seus próprios desejos, o que o transforma em um ser sem identidade, incapaz de distinguir a realidade de um pedido quase que infantil”, destaca.
O espetáculo utiliza o recurso da metalinguagem, que leva o público a mergulhar no universo do teatro por trás das coxias, o lugar invisível aos olhos da plateia onde estão as inseguranças e os conflitos desses personagens – e dos atores também, que se fundem durante a encenação.
A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí é um grupo pedagógico-artístico que tem em sua formação alunos bolsistas, professores e monitores. Suas atividades garantem aos estudantes a experiência de atuar ao lado de profissionais, constituindo-se uma ferramenta essencial na sua qualificação para o mercado de trabalho.
Para cumprimento da experiência profissional dos alunos do Setor de Artes Cênicas que atuam na Cia. de Teatro em 2017, foi elaborado um projeto intitulado “Teatro Popular”, com o objetivo de pesquisar formas populares de contar uma história ao público. Uma frase de Augusto Boal norteou a pesquisa: “Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma”. Assim surgiu a proposta de mostrar o lado humano do ator que, em cena, é um personagem, mas que também vive seus anseios, medos e inseguranças – uma forma de representar a vida na arte.
Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber o apoio cultural de Coop e CCR SPVias.
SERVIÇO


Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí

Espetáculo “Companhia Mambembe de Variedades”
Rogério Vianna, coordenação

Data: 17 de novembro, sexta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Tatuí
Ingressos: R$ 12 (meia-entrada: R$6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário