terça-feira, 11 de outubro de 2011

Conservatório de Tatuí comemora 35 anos do movimento teatral na cidade

Festival Estudantil de Teatro receberá exposição histórica sobre o Curso de Artes Cênicas e terá encontro com Moisés Miastkwosky

O movimento teatral iniciado por Moisés Miastkwosky, que culminou no curso de Artes Cênicas do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, completa 35 anos em 2011. Para comemorar a data, o 24º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp) contará com dois eventos especiais: uma exposição de fotos e o encontro com o “criador” Miastkwosky, no dia 12 de outubro, às 17h, na sala 9 do setor de Artes Cênicas, com entrada franca.

O Fetesp, que neste ano acontece de 8 a 16 de outubro, é o evento estudantil mais antigo de artes cênicas paulista: surgiu em 1977, com o Festival Estudantil de Teatro do município de Tatuí. O evento detonou um grande movimento na cidade, por meio das escolas e do recém-criado Curso de Teatro do Conservatório de Tatuí. “Sinto-me honrado pela lembrança, pois não existe coisa mais triste do que a falta de reconhecimento. Mas, felizmente, isto não acontece: Tatuí e o Conservatório não me esquecem nunca! Quando passo por aqui, sempre sou cercado por muito carinho e respeito de todos e reconhecimento pelo que criei com ajuda desse povo das artes”, alegrou-se Miastkwosky.

Atualmente, o curso de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí já formou mais de 7 mil alunos e realizou mais de 200 montagens de espetáculos. As aulas oferecidas gratuitamente figuram entre as mais prestigiadas do País, tanto que o Sated, sindicato da categoria, abre uma exceção: alunos do Conservatório obtêm o registro provisório antes mesmo de concluir o curso. Outro sucesso do Setor de Artes Cênicas é o Fetesp, envolvendo escolas de teatro de todo o Estado de São Paulo.

Um dos principais frutos do Conservatório de Tatuí é o ator João Baldasserine, que atuou no papel principal em “Linha de Passe”, de Walter Salles. O filme foi sucesso de público e crítica (premiado em Cannes). Hoje, ele trabalha ao lado da atriz Regina Duarte, interpretando o cabeleireiro Henri, na novela “O Astro”, da Rede Globo. “Em Tatuí eu praticava teatro todos os dias, praticamente não saía de dentro do Conservatório. Eu fazia oficina de manhã e à tarde. À noite, era aula de montagem. Uma overdose de teatro, o que foi ótima. É um sentimento bastante nostálgico quando me lembro do curso”, afirmou Baldasserine.

Segundo Miastkwosky, muitos dos formados no curso de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí ainda serão descobertos e atuarão ao lado dos principais nomes do teatro, telenovela e cinema brasileiro. “Sobre o João na TV Globo, fico muito feliz que ele esteja se projetando. De fato é um ator de muita qualidade, trabalhou comigo em São Paulo em ‘Bodas de Sangue’ e ‘Senhora dos Afogados’. Além do João, existe uma tropa de atores formados pelo Conservatório, todos com qualidade e respeito, pois são sérios e dedicados à arte teatral. Creio que muitos ainda surgirão pelos palcos desses Brasis”, afirmou.

História

O curso de artes cênicas foi implantado em 1976, sob coordenação de Miastkwosky, contratado para iniciar um movimento cênico. O diretor, à época José Coelho de Almeida, a partir de contatos com pessoas como Armando Oliveira Lima - então presidente da Federação de Teatro de Sorocaba -, convidou Miastkwosky, na época com 23 anos, ator que acabara de chegar de uma turnê em Israel. Os cursos atraíram uma avalanche de alunos, pois eram inéditos na região. Logo no início, mais de cem pessoas integraram as aulas que seguiam nos períodos da manhã, tarde e noite.

“Eu me sentia o verdadeiro pastor, pois recebi gente da cidade e do entorno. Montávamos vários espetáculos teatrais, sempre lotando o teatro. Na verdade, acho que o grande chamariz foi a enorme vontade de todos de acertar, acrescida de algo que está no sangue do tatuiano: a arte. O tatuiano já nasce num celeiro de cultura. Acho que esse ambiente artístico colaborou muito para em pouco tempo estarmos formando atores e técnicos para o teatro”, explicou Miastkwosky.

A primeira produção do setor de artes cênicas foi “Antígona”, de Sófocles, em 1976. Foram necessárias três sessões para garantir acesso de um público interminável. Depois, a montagem seguiu em turnê pelo interior do Estado. Para garantir que todos os interessados em teatro e alunos do curso mostrassem o resultado das aulas práticas no palco, surgiu, no ano seguinte, o Festival Municipal de Teatro, também com números impressionantes. Eram quase 15 espetáculos, todos de Tatuí, vindos de escolas de ensino regular até grupos de inglês e enfermagem.

De acordo com Miastkwosky, o começo do curso foi bastante tímido, com aproximadamente 20 pessoas. No entanto, a ousadia em encenar “Antígona” resultou num espetáculo “mágico, surpreendente e de grande qualidade”. “Toda equipe que abraçou o projeto com vontade e destreza confiaram plenamente no cara que caiu de pára-quedas em Tatuí e, com apoio do diretor do Conservatório, iniciamos um importante movimento teatral que chegou onde está. Fui para Tatuí para ficar três meses e permaneci por 15 anos, acabando por dedicar boa parte da minha vida a um ideal”, relembra.

Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí

O drama “Antígona”, de Sófocles, abriu as portas para um sem fim de opções. Depois de 14 anos de difusão, o curso de artes cênicas passou a adquirir características de formação, com períodos de aprendizado mais longos e mais disciplinas aliadas à prática em palco. Da primeira safra de Miastkwosky vieram Antonio Mendes (que dirigiu o setor até o ano de 2007) e Carlos Ribeiro (atual coordenador da área). Ambos participaram do espetáculo “A Ironia do Riso”.

Mendes e Ribeiro iniciaram parceria que resultou não somente na sequencia do Festival Estudantil de Teatro, mas, também, na criação do Grupo Teatral Novas Tendências, fundado em 1986. “Em 1992, colocamos um projeto em prática para um novo curso. Recebemos 500 candidatos logo de cara. Lembro-me que as produções foram aumentando gradativamente e fomos nos aperfeiçoando”, conta Ribeiro. Em 35 anos de existência, espetáculos produzidos a partir do Conservatório de Tatuí somam mais de 50 prêmios em importantes festivais nacionais.

Atualmente, o Conservatório de Tatuí oferece os cursos de teatro juvenil, teatro adulto, aperfeiçoamento, curso de cenografia, figurino, iluminação, maquiagem e de teatro para educadores, além de oficinas de técnicas de teatro de rua, direção e construção de personagem.

Fetesp

O Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo deste ano contará com nove espetáculos encenados por escolas públicas ou particulares e universidades, uma novidade para este ano. Além disso, o festival voltou a ter caráter competitivo. No Teatro Procópio Ferreira, sempre às 20h30, do dia 8 a 16 de outubro, serão apresentadas as principais peças do festival: “Memórias de Um Sargento de Milícias”, “Sussurros”, “Hay Amor!”, “O Bem Amado”, “Os Últimos Dias de Solidão de Robinson Crusoé”, “O Horácio”, “A Tragédia do Dr. Fausto”, “Dino – O Sonho de Um Menino” e “Mistérios na Sala de Ensaio”. A programação completa está no site www.conservatoriodetatui.org.br.

"O Fetesp, assim como os demais festivais estudantis de teatro, é uma importante ferramenta para veiculação de trabalhos cênicos vinculados a processos de formação, sejam eles específicos em artes cênicas, como complementares nos currículos de formação fundamental, média ou superior", analisa o coordenador do festival e do Curso de Artes Cênicas, Carlos Ribeiro.

Oficializado pelo decreto 18.434, de 15 de fevereiro de 1982, o festival integra o calendário oficial de atividades culturais realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura. Em 1992, o festival passou a ser coordenado por Antonio Mendes (1958-2008) e, ao longo dos anos 1990 e 2000, o evento firmou-se como instrumento para o estímulo e veiculação de trabalhos teatrais vinculados a processos pedagógicos de formação fundamental, média, técnica e profissionalizante. Desde 2008, o Fetesp é coordenado por Carlos Ribeiro e, em 2009 e 2010, foi realizado exclusivamente como mostra educacional, sem caráter competitivo.

Serviço
Encontro com Moisés Miastkwosky
Dia 12 de outubro, às 17h
Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Cel. Aureliano de Camargo, 550 - 1º andar)
Entrada Franca

Informação à imprensa
Kaio Monteiro – comunica@conservatoriodetatui.org.br / (15) 3205 8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário