segunda-feira, 10 de março de 2014

17º Encontro de Dirigentes de Cultura do Estado de São Paulo

Foto Tirada por Guilherme Palermo
Aconteceu no dia de hoje, 10 de março, o 17º Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura por meio da Organização Social de Cultura Abaçaí, na Sala São Paulo situado no Espaço Cultural da Antiga Estação Julio Prestes em São Paulo.

Representando a cidade de Boituva, Guilherme Palermo dos Santos, Assessor de Cultura e Rogério Vianna, Diretor do Departamento de Cultura marcaram presença no evento que foi aberto oficialmente por Marcelo Mattos Araújo, Secretario de Estado da Cultura que lembrou ser esse o primeiro encontro após o estado de São Paulo haver assinado sua adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Citou a assinatura do Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura assinado pelo excelentíssimo governador Geraldo Alckmin  ao lado da Ministra da Cultura, Marta Suplicy, em 06 de setembro de 2013 e que esse ato foi um marco importante para o cenário da Cultura do Estado de São Paulo que criará o Conselho Estadual de Cultura, e que, com isso, a estruturação do Plano Estadual de Cultura será criado após a formação de uma Comissão por cada Região Administrativa e Metropolitana Estadual.

Depois apresentou as cinco Unidades que compõe a Secretaria de  Estado da Cultura:
  • Unidade de Bibliotecas e Leitura – UBL;
  • Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural - UFDPC;
  • Unidade de Formação Cultural – UFC;
  • Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – UPPH, e
  • Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – UPPM.
Foto Facebook Geraldo Alckmin
Após apresentadas as propostas  para o desenvolvimento cultural do estado de São Paulo para o ano de 2014, o excelentíssimo Governador do Estado, Geraldo Alckmin, ocupando a tribuna citou o investimento de R$ 4,1 milhões no programa de modernização de Bibliotecas e que o PROAC financiará aproximadamente R$ 135 milhões em 2014, incentivando ainda mais a produção cultural do Estado. Para o governador “a cultura é transformadora, ela nos faz melhor e pode transformar a sociedade” e acrescentou que essa transformação pode ser enriquecedora se Estado e Municípios trabalharem juntos para direcionar o homem para a cultura.

O Estado de São Paulo tem hoje 539 bens tombados pelo Patrimônio Histórico. As bibliotecas deixaram de ser espaço somente de empréstimo de livros e se tornou um espaço cultural com diversas atividades culturais, o mesmo cenário foi alterado nos Museus, que deixou de ser um prédio de visitação de acervo como também serve de envolvimento do município com sua história e realiza diversas ações culturais.

Centenas de representantes dos Municípios do estado de São Paulo puderam no dia de hoje compartilhar suas ações e programas culturais com os dirigentes da Cultura Paulista.

Ao lado de Marcelo Mattos Araújo, Secretário de Estado de Cultura, Dalmo Defensor, diretor executivo-financeiro do Projeto Guri, Erik Heimann, assessor artístico do Conservatório de Tatuí, Renata Bittencourt, coordenadora da Unidade de Formação Cultural, Adriana Cybele Ferrari, coordenadora da UBL, Renata Vieira da Motta, coordenadoras da UPPM, e diversos Dirigentes de Cultura de todo o estado de São Paulo pudemos construir novas alianças que auxiliarão no desenvolvimento dos programas culturais de Boituva.

E assim para o desenvolvimento da Cultura devemos qualificar os Gestores de Cultura, oferecendo planejamento futuro e colocando a Cultura na Centralidade da Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário