quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Grupo Teorema apresenta adaptação da Ópera do Malandro


Poucas vezes a malandragem foi representada com tanta força e com toda a sua diversidade como na “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque. O espetáculo, que foi encenado pela primeira vez no Brasil em 1978, foi a base para a criação do musical “A Volta do Malandro”, que o Grupo Teorema de Teatro apresenta na sexta-feira, 28 de novembro, às 20h, no Centro de Eventos de Boituva. Um típico cabaret dos anos de 1940, na zona do meretrício carioca, foi o ambiente escolhido pelo grupo para contar a história de Max Overseas, Duran, Teresinha, Geni e tantas outras personas e personagens que contam e cantam suas vidas, suas experiências e suas angústias em meio às mudanças políticas e sociais que o mundo está vivendo. O crescimento e o fortalecimento de Hittler na Alemanha, o início da Segunda Guerra Mundial e a política desenvolvimentista do governo Brasileiro, sob o comando do Estado Novo, de Getúlio Vargas. Chico Buarque usou e abusou de referências históricas e metáforas para driblar a censura da ditadura militar brasileira. Os temas abordados, escritos na década de 1970, ambientados nos anos 1940, não poderiam ser mais atuais: corrupção, propinas, contrabando, exploração de trabalhadores, manipulação da massa, entre outros. “Optamos por contar esta história por meio das músicas, tão populares e conhecidas de todos. Porém, poucos sabem que juntas contam uma só história, narram a intimidade de um universo rico de contradições e quebra de paradigmas”, revelou Davi Lima, ator e um dos responsáveis pela adaptação dramatúrgica do espetáculo, que foi dirigido coletivamente. Sob a direção musical de Eliana Gonçalves de Lima, que também acompanha o grupo ao piano, eles serão acompanhados ao vivo pelos músicos Mario Eduardo Nofuente (guitarra), José Augusto Ducatti (bateria e percussão) e Laércio Moretti (violão e cavaquinho). É a segunda vez que o grupo mergulha no universo do autor. Em 2012, os atores encenaram o texto “Os Saltimbancos”. Dirigidos por Glaucy Policeno, foram premiados em festivais estudantis de teatro em cidades do estado e também no Mapa Cultural Paulista. A escolha do texto foi a forma que o grupo encontrou de homenagear o autor, que em 2014 completou 70 anos, e também marcar os 20 anos do movimento de artes cênicas da Oficina de Artes de Boituva. 
Mês da Cultura 
A apresentação integra a programação do Mês da Cultura, promovido pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Boituva. Desde o dia 5 de novembro o público pôde conferir apresentações que circularam pelo universo da dança, da música e do teatro. Os espetáculos continuam a ser encenados no Centro Municipal de Eventos Francisco Gianotti, até o dia 30 de novembro. O calendário completo pode ser acessado no site www.boituva.sp.gov.br.   
A Oficina Municipal de Artes 
O Projeto Oficina Municipal de Artes de Boituva foi criado no ano de 1991, como forma de oferecer à comunidade boituvense um espaço cultural, com o objetivo de desenvolver atividades destinadas ao desenvolvimento de habilidades artísticas. Com a Municipalização do Ensino, implantada em 1998, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes na época, incluiu a partir de 2002, a Oficina de Artes como um de seus Projetos Educacionais. Atualmente, gerido pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura o Projeto Oficina Municipal de Artes de Boituva realiza cerca de 3.500 atendimentos das mais diversas expressões culturais nos cinco núcleos do Projeto, nas Unidades Escolares de Tempo Integral, NUTI, além de Projetos Sociais de Boituva.   
SERVIÇO MUSICAL
“A Volta do Malandro” Data – 28 de novembroHorário – 20h Local – Centro Municipal de Eventos de Boituva - Av. Pereira Inácio, s/n - centro Ingresso –R$4,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário