terça-feira, 23 de setembro de 2014

Oficina de Teatro será ministrada para educadores em Boituva

A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realiza nos dias 15, 22 e 29 de setembro e 06 de outubro, no Centro de Capacitação do Magistério – Oficina Pedagógica –, a Oficina de Teatro para Educadores da Rede Municipal de Ensino.

A Oficina teve sua primeira fase iniciada em agosto e, após o imenso sucesso entre os Educadores, inicia um novo ciclo com maior duração. Os Educadores interessados poderão se inscrever para a oficina em dois periódos: matutino ou vespertino. A ministração será da atual coordenadora do Grupo de Teatro Teorema da Oficina de Artes, Alba Mariela Defensor.

De acordo com o secretário Celso Fernando Iversen, a proposta da oficina é propiciar a oportunidade de transformação aos professores, que serão inseridos em um contexto de palco, por meio da qual se buscará, na linguagem teatral, uma forma de aprimorar suas aulas e descobrir infinitas possibilidades de trabalhar conteúdos diversos com os alunos.

Para a coordenadora da Oficina, a atriz Alba Mariela, “quando trabalhamos com professores, eles se redescobrem, tanto quanto a criança. Assim como as crianças, eles começam de um jeito, mas terminam o curso fazendo uma redescoberta do outro e de si mesmos", diz.

Objetivo

O Objetivo da oficina é oferecer aos professores mais instrumentos para a comunicação e formação de seus alunos, utilizando-se do teatro e dos jogos teatrais, como ferramenta para prender a atenção dos alunos e fazê-los ver a escola e o aprendizado com mais prazer e interesse. Como conteúdo programático, Alba Mariela pretende passar o protocolo detalhando aos professores da Oficina, os jogos teatrais apreendidos durante a oficina, de forma pratica, para que os professores consigam aplicar e adaptar as suas respectivas matérias e conteúdos, de acordo com as características especificas de seu espaço físico e do seu corpo discente, independente onde lecionarem: Centro de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Superior, EJA, entre outros.

Teatro e Educação

A Linguagem Teatral é importante para o aperfeiçoamento do trabalho, apesar de o número de professores formados na área ainda seja pequeno, mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabeleça o ensino da arte como obrigatório.

Na maioria das vezes, a utilização do teatro na escola se restringe à disciplina de artes cênicas, quando há, e que nem sempre consegue dialogar com outras matérias. Além disso, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) estabelece metas de qualidade para o desenvolvimento do ensino das crianças, na creche e na pré-escola, mas não menciona a utilização do teatro como mecanismo de aprendizagem em series mais avançadas. Mais informações sobre a oficina de Teatro para educadores entrar em contato na Oficina pedagógica, situado na Rua Manuel dos Santos Freire, 1300, ou ainda pelo Telefone (15) 3363.2382.
 
 
Da Assessoria de Comunicação - 03:23:28 | Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014 - www.Boituva.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário