terça-feira, 23 de setembro de 2014

Desfile cívico da Boituvana mobilizou mais 3.000 participantes no dia 6

 
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, aproximadamente 3 mil pessoas, entre alunos, estudantes e integrantes de instituições, desfilaram na rua Coronel Eugênio Mota, no último dia 6, por ocasião das comemorações 77º aniversário de emancipação político-administrativa de Boituva. Ao todo, 28 instituições, entre escolas, projetos, tropas militares, bandas, corporações musicais, fanfarras de Boituva e região abrilhantaram o desfile cívico de 2014.

O público pode prestigiar grandes ações culturais que a cidade vem desenvolvendo e os destaques foram a participação dos projetos vinculados a Secretaria da Educação, Departamento de Cultura, a recuperação da Fanfarra do Núcleo da Terceira Idade (NUTI), que aconteceu pode meio de uma parceria com a Oficina de Artes e que encantou a plateia. O Instituto Ação Cidadão (IAC) de uma aula de cidadania e disciplina na avenida. Além dos projetos, tropas militares, fanfarras e bandas marciais, em meio aos alunos e representantes das escolas boituvenses, o público também assistiu a fusão das manifestações culturais, propiciado por parcerias, tais como as do Grupo Consciência Negra, projeto AMA e da Associação Cidadão do Amanhã. “A diversidade cultural de Boituva foi apresentada de forma que o púbico percebesse a grandiosidade cultural produzida pelo município. O Hip-Hop é uma forma cultural que tem direcionado Boituva no cenário nacional”, comentou Rogério Vianna, diretor do Departamento de Cultura.

Cultura, Inclusão e Saber

Para o Núcleo de Educação Musical, “Os agrupamentos musicais mereceram destaque e a fanfarra do NUTI foi uma parceria da oficina de Artes com o Núcleo da terceira Idade que funcionou e encantou os presentes. É a Música como forma de Inclusão social que tem rendido frutos na Educação, Cultura e Social”, comentou Marcos Caldeira, diretor do Núcleo de Música de Boituva.

O Programa “Cidade Leitora” da Secretaria de Educação e Cultura desenvolveu duas temáticas neste ano, entre os alunos do Ensino Fundamental. A primeira delas com personagens de Maurício de Souza, entre os alunos de 1° aos 5° ano e, para os alunos  de 6° ao 9° ano, o tema desenvolvido foi o livro “O Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry. A apresentação dos alunos da rede Municipal foi desenvolvida encima destes temas, sendo que desde o início do ano letivo, as Unidades Escolares vêm trabalhando com seus alunos. O Projeto “Cidade Leitura” é uma ação de Incentivo a Leitura desenvolvida pela Secretaria, desde 2013.

O desfile cívico apresentou ainda a importância do valor histórico resgatado pela ABLA, que exibiu os prefeitos de Boituva desde a Emancipação Política, a cultura e o esporte municipal foram acentuados por diversas entidades.

Novos Ônibus

Um dos momentos bastante aplaudido do desfile foi o momento de apresentação dos ônibus, da nova frota do Sistema de Transporte Coletivo de Boituva. Mais moderna e com nova identidade visual, os novos ônibus resultam do novo contrato de concessão pública, assinado entre a Prefeitura de Boituva e a Sanitur, que propiciou melhora e ampliação do atendimento no município.  Além dos novos ônibus e da nova identidade visual, outras medidas deverão ainda ser implantadas no Sistema, como o sistema de bilhetagem eletrônica, que passará por atualização e modernização para atender as exigências do novo contrato, tais como, o sistema conta com o controle de acessos feito através de cartões e reconhecimento biométrico. Com a nova atualização, o sistema contará com uma tecnologia inovadora, que permitirá o reconhecimento facial do usuário.
 
Da Assessoria de Comunicação - 03:10:52 | Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014 - www.Boituva.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário