quinta-feira, 30 de março de 2017

Big Band do Conservatório de Tatuí reinaugura o projeto "Música na Praça"

Apresentação com entrada franca será no dia 8 de abril, às 11h, na Praça da Matriz


A Big Band do Conservatório de Tatuí reinaugura o projeto "Música na Praça" no dia 8 de abril, um sábado, às 11h. A iniciativa, responsável por proporcionar acesso gratuito a espetáculos musicais no coreto da Praça da Matriz, é resultado da parceria entre a Prefeitura e o Conservatório de Tatuí - instituição mantida pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura do Estado.

A parceria foi reestabelecida recentemente entre o diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado, a prefeita Maria José Vieira de Camargo e o secretário municipal de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli. Para o diretor do Conservatório, com o projeto, a instituição cumpre o papel de levar diversão e lazer à população, além de fortalecer o título tatuiano de Capital da Música. "Temos um cronograma estabelecido para levar nossos grupos não só à praça, mas ao museu, escolas e onde mais for possível. Queremos ter uma participação intensa na cidade", afirma Dourado.

O diretor destaca ainda as possibilidades que o "Música na Praça" cria para os estudantes em busca de experiência no palco. "Isso é muito necessário para a formação do aluno". O coordenador da Big Band, Celso Veagnoli, pensa da mesma forma: "acho importantíssima a apresentação na praça, porque queremos e esperamos que cada vez mais pessoas gostem dessa música, que é fruto de muito amor pela arte e dedicação plena de nossas vidas".

REPERTÓRIO
Para o concerto do dia 8, Veagnoli elaborou um repertório com gêneros, estilos e ritmos variados. O objetivo é demonstrar a versatilidade do grupo, abrangendo estilos como swing, bebop, jazz-funk, samba, maracatu e música instrumental brasileira contemporânea. "Preparamos para o público um panorama da produção instrumental atual, com músicas bem elaboradas, que abrem espaço para que cada músico expresse sua criatividade através dos improvisos, de forma muito agradável", antecipa o coordenador.

No dia 8 a Big Band executará "Guaramiranga", de Vinícius Dorin; "Maracatucutê", "Quermesse" e "Suk Chá", obras de Moacir Santos; "On Green Dolphin Street", de Miles Davis; "Grooven Easy", de Sammy Nestico; "Up Swing", de Dave Roland; "Endangered Species", de Wayne Shorter; e "Jotinha", de Louise Woolley.

Destaque para as composições de Moacir Santos, importante compositor brasileiro, e Vinícius Dorin, ex-aluno e ex-professor do Conservatório de Tatuí. "Ele teve uma carreira brilhante e nos deixou no ano passado", destaca Veagnoli. Para a apresentação do dia 8, as obras de Vinícius Dorin, Moacir Santos e Wayne Shorter contam com arranjos do próprio coordenador da Big Band.

O Conservatório abraça Tatuí
O diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado, insere as apresentações musicais no coreto da Praça da Matriz no rol de ações da campanha "Abrace Tatuí", mutirão por meio do qual há diversos pontos da cidade recebendo reformas, limpezas e outros cuidados. "Muita gente está fazendo parte deste trabalho e é de se destacar que todos estão sempre sorrindo. Estas pessoas estão mostrando uma cidade viva e o Conservatório não pode ficar de fora", afirma o diretor.

Big Band do Conservatório de Tatuí
A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada em 1975, unindo alunos de nível avançado e professores da instituição para apresentar repertório tradicional para esse tipo de formação. Após um período atuando de forma independente, voltou a ser um grupo oficial do Conservatório de Tatuí em 1998. A Big Band realizou em 2006 a primeira apresentação internacional, no 1º Festival Internacional de Jazz, em Assunção, Paraguai. No mesmo ano foi lançado o CD "Big Band SamJazz- 30 anos". Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais. Celso Veagnoli integra a Big Band desde 2006 e passou a coordená-la em 2010.

Apoio Cultural - Para a temporada de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop - Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Fotos da Big Band disponíveis em: https://goo.gl/ffrpSb
Créditos: Arquivo/Conservatório de Tatuí

SERVIÇO
Música na Praça - Big Band do Conservatório de Tatuí
Celso Veagnoli, coordenação
Data:8 de abril de 2017, sábado
Horário: 11h
Local: Praça da Matriz, s/n - Tatuí

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário