terça-feira, 12 de maio de 2015

Prefeitura realizará 2ª Semana de Museus em Boituva

A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizará entre os dias 13 e 15 de maio a “2ª Semana de Museus de Boituva” como parte integrante da 13ª Semana Nacional de Museus, que ocorre entre os dias 18 e 24 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

No dia 13 de maio, será aberta a exposição “A História de Boituva”, com fotos, literatura boituvense, e peças que contam um pouco da história e cultura do nosso Município. A exposição permanecerá aberta até o final do mês de maio no Espaço Cultural, que está localizado à Praça Santa Cruz, 16, no centro de Boituva das 9h às 21h.

Também como parte integrante da programação, alunos da rede municipal de ensino farão uma visita técnica ao Museu do Tropeiro onde assistirão à palestra “A Importância do Tropeiro na História do Comércio Nacional”, ministrada pelo Sr. Isael Pereira da Cruz. O museu do Tropeiro está localizado na Estrada do Jerivá, 140. Boituva/SP.

O objetivo desta ação é proporcionar cultura aos alunos da rede municipal de ensino, à população do município, desenvolvendo temáticas sobre a função do tropeiro na trajetória do comércio nacional; estimulando o turismo cultural na cidade e tratando do caráter histórico tropeiro.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). Este período é responsável pelo aumento de até 130% do público nos museus do país durante sua realização. Boituva passou a integrar o calendário nacional realizando esse ano a 2ª Semana de Museus focada no tema Tropeiro, cujo dia é comemorado em 22 de maio.

Informações podem ser obtidas pelo Departamento de Cultura através do telefone (15) 3263-2240 ou via e-mail cultura@boituva.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário