quinta-feira, 24 de abril de 2014

Boitudança começa nesta sexta-feira. Oficina de Hip Hop é a novidade

A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizará entre os dias 25 e 26 de abril, a terceira edição do Boitudança – o Festival de Dança de Boituva –. O diferencial neste ano, além das apresentações no Centro Municipal de Eventos “Francisco Gianotti”, será a realização da Oficina “Entre Nesta Dança”, que possibilitará aos participantes um contato mais próximo com o Hip Hop Free Style.

O professor e coreógrafo José Roberto Teixeira é quem ministrará a Oficina, que acontecerá no sábado (26), das 14h às 17h. Por meio dela, segundo explica o diretor Rogério Vianna (Cultura), os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de dança e também conhecer a cultura que ela transmite. A oficina tem como público-alvo alunos da rede municipal e todos aqueles que apreciam a dança.

Hip Hop e Free Style

Segundo explica o diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna, diferente do que se pensa, o freestyle não é simplesmente um ‘estilo livre’ de dança, como sugere a tradução do inglês para o português, mas sim o improviso nos movimentos. “Assim como o Hip Hop é uma cultura e não se limita, portanto em uma expressão artística ou uma dança. No Bronx, em Nova Iorque, tal cultura nasceu e cresceu ali em regiões próximas pertencentes à América do Norte”, explica ele.

A definição mais próxima do Hip Hop FreeStyle é o conjunto de danças sociais afro-latino-americanas e as respectivas variações que o gênero compõe.A primeira dança social do Hip Hop Freestyle é a que da a forma, o ‘feeling’. Outro engano é achar que o conjunto das danças urbanas (urbanas e não de rua!) é o “Hip Hop”. O mais aceitável é dizer que é o street dance, street no sentido de urbano e não de rua, sendo que as danças de rua são o Frevo, Maracatu, e outras tradicionais da cultura brasileira, por exemplo.

Boitudança

Os interessados em participar da Oficina poderão fazer suas inscrições até o dia 24 de Abril, na sede da Oficina Municipal de Artes, Núcleo Centro, situado na Praça Ricieri Gianotti, 41. As vagas são limitadas, entretanto, caso não sejam preenchidas, poderão ser disponibilizadas até o dia do evento.

Quanto aos espetáculos, a previsão é de que pelo menos 22 grupos se apresentem durante as duas noites do festival. Além de grupos de Boituva, também estão previstos apresentações de grupos e dançarinos de diversas cidades da região, tais como Tatuí, Cerquilho, Sorocaba, Capão Bonito e Iperó. Os ingressos serão trocados por 01 Kg de alimento não perecível na bilheteria do Centro Municipal de Eventos “Francisco Gianotti” a partir das 18h.  Mais Informações: (15) 3263.2316.

 

Da Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Boituva

(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

Nenhum comentário:

Postar um comentário