quinta-feira, 15 de março de 2012

Coral da Cidade de Tatuí “Professor José dos Santos” canta Bimbo Azevedo


O Coral da Cidade de Tatuí “Profº José dos Santos” fará o lançamento oficial do primeiro CD gravado pelo grupo, denominado “Coral da Cidade Canta Bimbo Azevedo”, no dia 17 de março, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com entrada franca. A regência é da maestrina Cibeli Sabioni. O coral faz parte do projeto “Ação na Comunidade” do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura – em parceria com a Prefeitura de Tatuí.

Os 40 integrantes do Coral da Cidade prestaram uma homenagem ao compositor tatuiano Bimbo Azevedo. Das diversas músicas criadas pelo expoente da cultura municipal, foram escolhidas “Primavera”, “Feitiço”, “Dirce”, “Esperança”, “Doidice”, que foram arranjadas para coral por Ronaldo Silva. O CD contém o Hino à Ellenco - empresa patrocinadora do grupo do projeto – composto por Ivanilda Maria Rodrigues.

“O resultado foi muito gratificante. Acredito que a maioria dos cantores que participaram pela primeira vez do processo de gravação de um CD. Percebi que eles ficaram muito contentes com a experiência e com esta oportunidade”, disse Cibele. “Gravar as canções do Bimbo era um sonho do grupo que eu e o Sidnei, nosso pianista acompanhador, abraçamos. Eu me senti muito feliz quando eles compartilharam este desejo comigo, e comecei a trabalhar para torná-lo possível”, revelou a maestrina.

Além dos 40 integrantes do Coral da Cidade de Tatuí, a gravação do CD contou com participação especial dos músicos Beto Correa (acordeon), Alexandre Bauab Junior (violões e cavaquinho), Mario Medeiros (flautas e piccolo), Marcelo Afonso (clarinete), Rafael Almeida (trompas), Sérgio Frigério (baixo elétrico), Gerson Brandino (trompete), Rodrigo Moura (pandeiro), Claudionor Alves de Oliveira (percussão), Sidnei Gama Filho (piano) e Ivanilda Maria R. Gama (soprano solista).

Após o lançamento no Teatro Procópio Ferreira, o grupo deverá cumprir agenda de apresentações em diferentes cidades da região. Além das obras registradas no CD, o repertório dos concertos conta com músicas populares.

Bimbo Azevedo
Octávio Azevedo, carinhosamente conhecido como Bimbo Azevedo, nasceu em Tatuí em 1888 e já na infância foi seduzido pelos instrumentos musicais: violão, violino, bandolim, cavaquinho e piano. Aos 17 anos mudou-se para São Paulo a fim de aprimorar seus conhecimentos com o professor Ernesto Castagnolli. Na mesma época é admitido como professor de violino do “Instituto Musical Santa Cecília”.

A obra de Bimbo está sedimentada em mais de uma centena de composições, a maioria delas intituladas com nomes de mulheres. Em 1909, Bimbo compõem aquela que será sua obra mais consagrada e premiada dentro e fora do Brasil: “Valsa Dirce”. Na década de 1920, faz programas de música ao vivo nas pioneiras Rádios: Educadora e Record.

De acordo com a mestrina Cibeli, a originalidade na melodia, perfeição de harmonia, riqueza poética, identificação notável com o gosto popular da época, são sinais indeléveis de sua obra. “Sua trajetória como homem e músico, como pai e cidadão, como professor e amigo enaltece a história de Tatuí e enche de orgulho os que amam a ‘Capital da Música’”.

Coral da Cidade “Professor José dos Santos”
O Coral da Cidade de Tatuí “Professor José dos Santos” foi criado no ano de 2002 e é formado por cerca de 40 integrantes. São homens e mulheres que têm em comum o gosto pelo canto, que enxergam a musicalidade como potencial inerente à humanidade e apostam na música como um dos maiores meios de comunicação.

O grupo integra uma série de ações do Conservatório de Tatuí junto à comunidade onde está sediado. Nessas ações, a instituição apoia iniciativas da própria comunidade por meio de cessão de espaço para ensaios e de um profissional para atuar na capacitação de profissionais autônomos em atividades de canto-coral.

O Coral da Cidade de Tatuí “Professor José dos Santos” conta com dois ensaios semanais (às terças e quintas, no Anexo 3 do Conservatório de Tatuí, das 19h30 às 21h). Uma das marcas do coral é a democracia: dele podem participar qualquer interessado da comunidade, desde que comprometido com os ensaios e que nutra paixão pela música. Novas vagas são oferecidas no início de cada ano de trabalho. Em 2012, testes para novos alunos ocorrerão nos dias 22, 27 e 29 de março.

Para concorrer a uma vaga no grupo é necessário apenas submeter-se a uma entrevista e a um teste vocal considerado pela maestrina Cibele Sabioni de nível simples. Tanto a entrevista quanto o teste são realizados no local e período de ensaios do grupo, à rua São Bento, 412.

Lançamento CD “Coral da Cidade canta Bimbo Azevedo”
Dia 17 de março, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro

Rogério Vianna, ator convidado
Jaime Pinheiro, cenografia
Ivanilda Maria Rodrigues Gama, solista
Sidnei Gama Filho, pianista
Cibele Sabioni, diretora artística



Entrada Franca

matéria de Kaio Monteiro/Conservatório de Tatuí

2 comentários:

  1. Ontem tive o privilégio de estar na platéia do conservatório e vê-lo e admirá-lo, esse ator magnífico representando O Bimbo Azevedo.
    Parabéns Rogério!

    ResponderExcluir
  2. Estava tudo lindo, pena que no texto acima não foi citado o nome da empresa Elenco que patrocinou a realização deste CD!

    ResponderExcluir