terça-feira, 20 de março de 2012

Bimbo Azevedo e Ivan Camargo enriquecem as comemorações de 20 anos de Teatro de Rogério Vianna

Espetáculo "Coral da Cidade Canta Bimbo Azevedo"
2012! Ano em que tenho o prazer de comemorar 20 anos de carreira na vida teatral. Duas décadas de dedicação ao ofício de recriar vidas, de ser ator.
Lisonja é o sentimento que me afaga nestes últimos dias, sou um apaixonado pela minha terra e pela história de vida dos personagens de minha Tatuí. E, no ano em que, o tempo me presenteia com as Bodas de Porcelana, meu ofício se torna mais agradável. Pesquisador da cultura de minha “Capital da Música”, e, como bom “Pé Vermeio”, característica esta última que falo de coração alegre, pois assim somos classificados devido a qualidade de nosso solo, tive o prazer de em menos de uma semana prestar homenagens a dois ilustres filhos da “Cidade Ternura”. Na segunda-feira, dia 12, no Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, a Cia de Teatro da Unidade de Ensino ao oficio do Teatro e da Música, apresentou a leitura dramática do texto “O Cativeiro” de Ivan Camargo, tatuiano ou tatuiense, a definição fica ao gosto de cada um, que é redator chefe de um dos mais conceituados periódicos da cidade. Foi uma noite calorosa, onde quem lá esteve prestigiando pode se divertir muito com um texto atual que aborda um tema polêmico: o seqüestro de um filho de pastores de uma Igreja que tem como foco o charlatanismo. Com a sala de ensaios do setor lotada, a leitura apresentou aos estudantes das Artes Cênicas, Interessados em Dramaturgia um momento cultural onde o autor se colocou como grande criador de qüiproquós, pois, como jornalista, é parte de seu ofício trabalhar com a notícia exata sem apresentar um lado, mas como dramaturgo pode realmente expor o pensamento e desenhar histórias repletas de deus-nos-acuda. Apresentar um texto de Ivan Camargo muito me honra, pois tenho a consciência que antes de qualquer coisa temos que valorizar o que nossa terra produz.
E nessa produção, outro momento marcante em minha história cênica, ocorreu no sábado, dia 17, no Teatro Procópio Ferreira, com a apresentação do Coral da Cidade de Tatuí “professor José dos Santos” cantando Bimbo Azevedo. Otávio Azevedo, conhecido popularmente como Bimbo, é um tatuiano nato que aos 17 anos, em 1905, vai aprimorar seus estudos na arte musical em São Paulo com o professor Ernesto Castagnolli. Trabalhou nas rádios: Educadora e Record, compôs mais de 100 músicas, sendo que 17 delas são letradas. Foi o primeiro Luthier da Capital da Música. E no Hino da Cidade de Tatuí seu nome é imortalizado pelo brilhantismo que alcançou, não somente na terra natal, como por todo o mundo. Na mágica noite de sábado, pude eu prestar uma linda e singela homenagem a esse ilustre filho tatuiano, interpretando Bimbo Azevedo, no chão sagrado do Procópio Ferreira. Familiares, autoridades, amigos, colegas e uma platéia de mais de 350 pessoas se encantaram com o Coral da Cidade cantando as belas canções de Bimbo Azevedo e o ápice do espetáculo foi o solo de Ivanilda Maria Rodrigues cantando a música “Dirce” clássica do magnífico acervo desse conterrâneo. Ao Coral da Cidade de Tatuí, a maestrina Cibele Sabione, o pianista Sidnei Gama, ao flautista Mário Medeiros que me acolheram com muito carinho, meu muito obrigado, a homenagem foi a um grande músico, mas o presente foi uma porcelana a este caro filho que vós escreve.
Um obrigado especial a Cildete que em meu cartão compôs brilhantemente o seguinte dizer em nome de todos do Coral da Cidade de Tatuí:

“Querido Rogério!
Viver o mistério de ser ator, de vivenciar alguém que nunca viu, ouviu ou cheirou!!
Viver o mistério do sentimento, do ser, do estar, do completar e interpretar o invisível!!
Viver o mistério da emoção, do coração acelerado, das lágrimas nos cantos dos olhos!!
Viver só pelo prazer de se ver no outro e nele encontrar um pouco da gente que se fica nesse cosmos chamado Vida!!
Viver pra poder dividir com um ator as emoções, as dificuldades, as superações e o exito do som das palmas que dizem: Parabéns, Bravo, Bis!
Assim é o seu viver, sua vida, sua paixão, seu âmago, sua alma!!
Assim é Você: pura emoção!
Obrigado pelas horas inesquecíveis que passamos em sua companhia!
Obrigado, Bimbo!
Coral da Cidade de Tatuí “Prof. José dos Santos”
17 de março de 2012”

Diante de palavras de grande manifestação de carinho e afeto digo apenas ao Coral da Cidade: - Obrigado vocês, todos sopranos, tenores, contralto, baixos, maestrina, pianista, a equipe do Conservatório e da Prefeitura de Tatuí, por esse mágico momento em meus 20 anos de Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário