sábado, 10 de março de 2012

Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí inicia temporada 2012 do Ciclo de Leituras


O Projeto “Ciclo de Leituras” que a Cia de Teatro iniciou em 2011 contou com a participação de grandes nomes do cenário teatral Sérgio Roveri, Rogério Toscano e Mário Bortoloto. 
 
O projeto dirigido pelo Coordenador do Setor de Artes Cências, Carlos Ribeiro terá em 2012 novos nomes da dramaturgia, e, para iniciar o Ciclo de Leitura a Cia de Teatro irá ler uma obra do jornalista tatuiano Ivan Camargo.

Na leitura Dramática que acontecerá dia 12/03/2012 às 19h30 na Sala de Ensaio do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, sito a Rua Coronel Aureliano de Camargo, nº 550 - 1º Andar, com entrada franca, a escalação do elenco será a seguinte:



Carlos Doles (Ted)
Dalila Ribeiro (Zulmira)
Daniele Silva (Teba)
Fernanda Mendes (Alexia)
Hugo Munuerato (Mércio)
Marcos Caresia (Parceiro)
Rogério Vianna (Costa)
Adriana Afonso (Rubricas)
Carlos Ribeiro (direção e sonoplasta)
O elenco da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, além dos atores que participarão da Leitura é composta pelos seguintes alunos/bolsitas: Camila Vieira, Gabriel Tonin, Leonardo Thin, Lucas Fernandes, Mabliane Jacob, Nathalie Abreu, Thais Almeida, William Priante

Sobre o Texto:
O Cativeiro” retrata a história de um grupo de sequestradores que numa ação impensada sequestram o filho dos Pastores de uma Igreja que tem como hábito o charlatanismo.

A trama se desenrola causando grandes surpresas aos bandidos e a família da vítima que tentam negociar a libertação de Ted. Porém, os pais dele não estão dispostos a um acordo. Apesar disto, começam uma campanha de arrecadação, junto aos fiéis, a pretexto de pagar o resgate.

O que ninguem percebe é que "O Cativeiro" seria perfeito se não fosse um único problema: ser a casa de uma senhora que na interferencia de séries acha que o alvo de toda ação dos bandidos, inclusive de seu filho, seria ela e não o sequestrado. E a cada momento da trama novas informações vão formando um imenso cativeiro, não somente para o sequestrado, mas, para todos que ali se encontram.

Premiado o texto “O Cativeiro, de Ivan Camargo, tem assunto atual e urbano: o seqüestro. O tema é tratado de modo cínico, misturando marginalidade, polícia e religião.” afirmou um dos jurados do II Prêmio de Literatura UBE/Scortecci 2007 que acrescentou “A escolha desta peça se deu por sua carpintaria precisa, no estilo das comédias francesas, cheia de quiproquós, um clima sustentado do início ao fim.”. “O humor proposto acontece sempre e o final é o mais consistente, dentre as comédias apresentadas.” esses foram citações de trechos das avaliações dos jurados onde "O Cativeiro" foi selecionado entre os três textos vencedores, recebendo, como prêmio, a edição deste livro.

Sobre o Autor:
Ivan Camargo é jornalista, pós-graduado em comunicação social. De 1992 a 1994, editou o pasquim “Stopim”, ao lado do publicitário Fábio Antunes dos Santos (Binho). Em 1995, assumiu a direção de “O Progresso”, onde trabalha como editor. Com especialização em história da arte, escreveu diversos curtas-metragens, um longa, quatro peças de teatro, entre elas: “O Cativeiro” e “Até que a Morte nos Enlace” e os romances “Onde Moram os Tatus” e “Assombrações Caipiras”. O autor foi agraciado com a Obra “Onde Moram os Tatus” com três distinções no ano de 2007: menção honrosa no 2o Prêmio de Literatura UBE/Scortecci; terceiro lugar no concurso nacional de literatura Prêmio “Josué Montello”, realizado pela UBE-RJ; e, por fim, venceu o PAC (Programa de Ação Cultural), promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, de São Paulo, que viabilizou sua edição. Com “O Cativeiro” venceu o II Prêmio de Literatura UBE/Scortecci 2007, e, em 2011 com o espetáculo “Até que a Morte nos Enlace” venceu o prêmio da UBE (União Brasileira de Escritores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário