quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Municipal da Literatura Tatuiana tem projeto encaminhado a Secretaria de Cultura de Tatuí

Chiquinha Rodrigues - Arquivo da Família
 O Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia” é formado por um grupo de artistas da mais variadas expressões artísticas, além de boa parte ter por ofício a pedagogia. No ano de 2011, depois de pesquisa sobre a vida e obra dos ilustres filhos da Cidade Ternura, realizada por Donny Barros e Rogério Vianna, chegaram a conclusão que Tatuí merece um dia especialmente dedicado a literatura. Mas que dia seria esse?A pesquisa focava, naquele momento, a vida e obras de Paulo Setúbal e da única tatuiana que ocupou a cadeira do executivo de nossa cidade Chiquinha Rodrigues. Depois de muito pesquisar uma data soou aos ouvidos dos pesquisadores: 04 de maio. Data essa que em 1896 nascia em Tatuí Chiquinha Rodrigues e que em 1937 falecia em São Paulo o imortalizado filho tatuiano Paulo Setúbal. Então, chegou-se a conclusão e todo Núcleo aprovou que deveríamos batalhar para que em 04 de maio fosse instituída como uma data importante na vida dos tatuianos.


Paulo Setúbal - Arquivo
Porque Dia Municipal da Literatura Tatuiana? Paulo Setúbal não necessita de apontamentos pois suas obras literárias até o os dias de hoje falam por si, mas é Chiquinha Rodrigues, lembrada como uma grande prefeita que em 15 meses de governo no município inaugurou a Escola Chico Pereira, o Jardim da Infância, da praça da Bandeira, ampliou o Mercado Municipal, o Cemitério Cristo Rei, abriu a Avenida Firmo Vieira de Camargo, que batizou com o nome do prefeito que a incentivou, em 1934, com apoio da Bandeira Paulista de Alfabetização a trazer a Tatuí a 1ª Escola Técnica “Dr. Sales Gomes”, e a avenida foi construída para facilitar o acesso dos munícipes do centro da cidade até a Estação de Trem, abriu as estradas Tatuí/Guarei e Tatuí/ Pereiras, trouxe a merenda Escolar a para a Escola Normal, enfim, realmente uma grande mulher, mas o que tem ela a ver com a literatura?
Muita gente de nossa terra desconhece o grandioso trabalho que essa mulher chamada de Dona Chiquinha Rodrigues, e “Dona” porque é uma forma educada de demonstrar cortesia e respeito, um título honorífico que poucos se orgulham pois pensam pequeno, somente como sendo proprietário, enfim o caso não é esse, Dona Chiquinha Rodrigues ao criar a Bandeira Paulista de Alfabetização (04/03/1933) e a Sociedade Luiz Pereira Barreto (1934), lutou para que a Educação tornasse importante em nosso estado e tornou-se, em menos de 01 ano do “bandeirismo da alfabetização” ser criado torna-se de Utilidade Pública da Federação, e por meio do seu bandeirismo, de sua inteligência, e para alcançar os município do estado perdidos no sertão daquele período, ela tornou-se escritora, tendo publicado vários livros e comunicados sobre História, Agricultura, Geografia, Saúde e Economia. Entre os trabalhos publicados, destaque para: Confidências de Suzana; Pelo Caboclo do Brasil; Problemas Brasileiros e São Paulo dentro do Brasil. Livrinhos Infantis: Álbum de Aquarela; Coração que Fala; Dança das Flores;  Dança das Letras; Histórias e Brincadeiras; Menina de Ouro; Primavera em meu Quarto; Seu Pafúncio corre Mundo e Trajetória Luminosa.
Agora fica justificado o porquê dia 04 de maio como sendo o Dia Municipal da Literatura Tatuiana!

Ideia lançada em 04 de maio de 2011, no Blog “www.rogerioviannatatui.blogspot.com” e noticiado nos principais periódicos de Tatuí a ideia do Dia Municipal da Literatura Tatuiana foi parar na Câmara Municipal de Tatuí, pelas mãos do vereador José Manoel Corrêa Coelho, o Manú que elaborou o Projeto de Lei e encaminhou ao Executivo que em 27 de setembro de 2011 foi sancionada e promulgada  a Lei Municipal nº 4.581 autorizou o Poder Executivo a instituir o “Dia Municipal da Literatura Tatuiana”.
Todas as informações acima são para que possamos ter conhecimento que em 09 de março de 2012, foi encaminhado a Secretária de Cultura de Tatuí, que segundo consta no artigo 3º da Lei publicada no átrio da Prefeitura Municipal de Tatuí é um dos responsáveis em organizar este evento no município, um Projeto intitulado de “1ª Semana Literária”, de 02 a 08 de maio.
O intuito da programação da semana literária e realizar palestras, oficinas, mesas-redondas, intervenções literárias, leituras dramáticas e exposições acerca das personalidades que deram origem a criação do “Dia Municipal da Literatura Tatuiana”, celebrando acima de tudo o prazer pela leitura.

A Programação da 1ª Semana Literária é recheada de atividades como: Exposição dos Livros de Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues; Estréia do Espetáculo “Chiquinha Rodrigues. Re-Verso – A Emérita Professora”; Contação de Histórias: Apresentação  do Espetáculo “Paulo Setúbal. Re-Verso; Sarau Literário e Bate-Papo com Autor Tatuiano; Leitura Dramática de Obra de Tatuiano; Homenagem a um escritor Tatuiano; Lançamento Oficial da Semana Paulo Setúbal; Trabalho de Redação com o “1º Campeonato Municipal de Redação”; entre outras atividades.

O Núcleo, que desenvolve uma gama de atividades artísticas, educativas e culturais na cidade de Tatuí está sempre preocupado na forma em que podemos unir o entretenimento com o cultural e o educativo por esse motivo é que buscamos valorizar a Literatura, com intuito de criar novos escritores, ou mesmo incentivar os atuais escritores a serem no futuro personalidades como Paulo Setúbal, Chiquinha Rodrigues que explodiram o cenário tatuiano se tornando grandes nomes de nossa terra para todo o Brasil.

No momento estamos na expectativa aguardo aprovação do Projeto.

Viva a Literatura Tatuiana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário