terça-feira, 30 de maio de 2017

Com 68% dos votos, Conservatório de Tatuí conquista o Prêmio Governador do Estado

Escola recebeu o maior número de votos entre todas as categorias participantes da edição 2017

O engajamento de inúmeras pessoas – votando e pedindo o voto de familiares, amigos, vizinhos e colegas – levou o Conservatório de Tatuí à conquista da edição 2017 do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura, na categoria “música”. A escola de música mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura não só obteve o primeiro lugar em sua categoria, com 68% dos votos, mas também alcançou o maior número de votos na contagem geral do prêmio, que teve nove categorias.

O diretor-executivo do Conservatório de Tatuí, Henrique Autran Dourado, reforça que este é um prêmio para todos. “Não é da diretoria, obviamente, ou da administração. É do corpo todo. Uma escola de música, é sabido, se faz pelos seus alunos. Quando os professores preparam bem os alunos, eles ostentam o nome da escola em todos os lugares. Este prêmio tem o grande mérito de reconhecer esses alunos e esses professores”.

A votação de 68% a favor do Conservatório, entre cinco candidatos, conforme o diretor, não é apenas expressiva. Ele a vê “um grande certificado de mérito público” e faz questão agradecer à comunidade, dizendo que esse é um prêmio para quem trabalha com música em Tatuí. “Obviamente os agradecimentos também são para a cidade que Tatuí, que há 63 anos abraça esta escola. Agora, o melhor que podemos fazer, com humildade, é oferecer nosso muito obrigado a toda essa família do Conservatório e à cidade que o hospeda”.
O anúncio dos vencedores e a premiação aconteceram na noite de segunda-feira, 29, no Theatro São Pedro, em São Paulo, com a presença do secretário da Cultura, José Luiz Penna. O Conservatório de Tatuí esteve representado pelo diretor administrativo e financeiro André Nunes Fernandes, o assessor artístico Erik Heimann Pais, e o assessor pedagógico Antônio Ribeiro.

Representando Henrique Autran Dourado, André Nunes Fernandes agradeceu às muitas pessoas envolvidas com o Conservatório de Tatuí. “Muito obrigado aos nossos professores, cujo trabalho dá existência ao Conservatório de Tatuí; aos nossos alunos e também aos nossos ex-alunos, que estão espalhados pelo Brasil inteiro e também fora do país”, afirmou Fernandes, lembrando ainda a comunidade de Tatuí, que se empenhou na votação pela internet, garantindo a conquista ao Conservatório. “Mais do que nunca, Tatuí é a Capital da Música”.

Integrante do júri técnico, o músico e produtor cultural Guga Stroeter enalteceu a importância de Tatuí no contexto musical e classificou o Estado de São Paulo como a “capital mundial da música”. “Talvez seja o lugar mais rico que nós conseguimos verificar, inclusive em questões numéricas, nas apresentações gratuitas, e principalmente da diversidade”, disse.

Prêmio Governador do Estado
Criado em 1950, o Prêmio Governador do Estado é o mais importante reconhecimento à música de São Paulo, com grande importância no cenário nacional. Inativo durante mais de duas décadas, o prêmio foi retomado em 2010 para homenagear amplamente o setor cultural e os profissionais, grupos e instituições que desenvolvem os trabalhos mais significativos no setor.

A edição 2017 contemplou trabalhos que se destacaram entre janeiro e dezembro de 2016. No caso da categoria “música”, são considerados trabalhos como CDs, DVDs, shows, concertos e outras ações. Além de definir o destaque musical paulista do ano anterior – título conquistado pelo Conservatório de Tatuí –, foram premiadas as categorias “artes para crianças”, “artes visuais”, “cinema”, “circo”, “dança”, “instituição cultural”, “teatro”, “territórios culturais” e “destaques culturais”.

“Dentre os indicados buscou-se valorizar não só a produção das regiões centrais da capital, mas também as ações e personalidades que atuam nas bordas da cidade de São Paulo, artistas e coletivos da Grande São Paulo e o interior, garantindo assim abrangência estadual”, comentou o secretário José Luiz Penna.

Sobre o troféu
Denominado “Sparkling Life”, o troféu distribuído aos vencedores da edição 2017 do Prêmio Governador do Estado é uma produção assinada pela artista plástica Ana Maria Tavares. Com 40 centímetros de altura, o trabalho reúne técnicas de metacrilato, tecido bordado e madeira. Nas próximas semanas, o troféu ficará exposto no saguão do Teatro Procópio Ferreira.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário