sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O CONTO DE NATAL TATUIANO será apresentado dia 18 de dezembro ás 20h


O Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia” e a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude orgulhosamente apresentam o espetáculo “O CONTO DE NATAL TATUIANO” esse é o quinto ano do projeto que iniciou em 2005 timidamente na antiga sede da Amart e que no ano de 2006 ampliou a concepção criando dois espaços cênicos, praça da Matriz e Jardim da Santa. No ano de 2007 o espetáculo ampliou o trajeto iniciando na Praça da Matriz, passando para a Praça da Santa e finalizando na Praça do Barão, formato esse que se mantém até a atualidade.
Para esse ano uma teremos nova alteração na rota, pois o espetáculo iniciará ás 20h na Praça do Barão seguirá até a Praça da Santa e finalizará no Coreto da Praça da Matriz que estará recém inaugurada e será o local do presépio vivo.
Durante esse trajeto a história do Nascimento de Cristo e contada por meio de muita música, dança, literatura, atrações circenses, folclóricas e da linguagem teatral. Em cada Praça um palco é montado, transformando o CONTO DE NATAL numa das maiores produções cênicas da Cidade Ternura.

O CONTO DE NATAL TATUIANO - 2011
O Nascimento de Cristo deste ano acontecerá no dia 18 de dezembro de 2011 às 20h e contarão com a participação de mais de 180 artistas envolvendo atores, artistas plásticos, coristas, músicos, literários, poetas, cantores, bailarinos e um pouco do folclore tatuiano.
O CONTO DE NATAL TATUIANO será encenado em três pontos estratégicos. São eles:
- 1o. Ato - Frente da Escola João Florêncio (palco Arena) onde acontecerão as Profecias (feito por cururueiros de nossa cidade), a Anunciação do Anjo, o encontro das Primas e o encontro dos Reis Magos que trajados de animais do Cordão dos Bichos saem em peregrinação ao encontro do menino Jesus que pode nascer na Praça da Santa;
- 2o. Ato - Praça da Santa (palco de Rua) representará o casebre de Herodes onde ocorrerão as cenas da busca do Rei Jesus e o interesse de Herodes em encontrar o Rei dos Reis.
- 3o. Ato - Praça da Matriz, (palco frontal) será o ponto final da peregrinação e onde acontecerá o nascimento do menino Jesus e a formação do Presépio Vivo com a entrega dos presentes.
Utilizando o sotaque de nossa terra, o espetáculo busca a valorização de nossa cultura. Encenada com sotaque caipira a encenação tem a finalidade não somente de emocionar o público, mas também levar a reflexão da fraternidade ao nosso povo, através da cultura que tanto nos orgulha.
A Trilha sonora da encenação é totalmente composta por artistas de nossa terra, ou seja: a Folia de Reis de Júlio Cleto; a Seresta dos Seresteiros com Ternura; o Coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida.

O ELENCO
Todos os anos, o Falsa Modéstia convida artistas de diversos setores para formar o elenco do CONTO DE NATAL, e, esse ano os Convidados Especiais que representarão a Sagrada Família será a atriz da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, Fernanda Mendes que será Maria, a mãe do Messias, Helena Lopes Machado, este ano a Menina Jesus e completando a Família de Cristo o ator do Núcleo Falsa Modéstia Thiago Tirolli será José.
Um grande elenco reforça a história que todos os anos emocionam o mundo e é a história mais encenada pelos quatros cantos e esse ano o Núcleo terá como Reis Magos (Fernanda Xavier, Rogério Iamaguchi e Pedro Couto), a prima Isabel será interpretada pela Seresteira Maria Inês Camargo, como Herodes (Leonardo Carvalho), as pastoras (Milla Rosa e Talita Leme) todos artistas ativos do Núcleo que contam com as participações especiais: Adriana Afonso (pirofagia); Alexandre Moraes, Daniele Jesus e Franciane Xavier Freitas (Anjo Gabriel e Arcanjos); Coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida; Cordão dos Bichos; Cururueiros: Zé Pinto, Zacarias e violeiro Josué; Freddy Nabhan (Grupo Poetas Tatuiano); Seresteiros com Ternura; Teatro de Dança Rosinha Orsi e Violeiro Júlio Cleto

A EQUIPE TÉCNICA
Coordenador de Produção: Rogério Vianna
Produção: Claúdio Martins; Donny Barros; Fernanda Xavier; Leonardo Carvalho, Milla Rosa; Rogério Iamaguchi e Pedro Couto
O espetáculo de 2011 tem o patrocínio da Transportadora Tatuí (TransTatuí), Apoio Cultural de Alugmak, Fundo Social de Solidariedade de Tatuí e Rodrigo Rodrigues Fotógrafo com parceria do Cordão Folclórico Tatuiense “Cordão dos Bichos”, Teatro de Dança Rosinha Orsi, Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida com promoção do Jornal O Progresso de Tatuí, 93,3 Ternura FM, 107,3 FM, Rádio Notícias AM Tatuí e Revista Radar e Realização do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”

O NÚCLEO EXPERIMENTAL CÊNICO "FALSA MODÉSTIA"
O Núcleo completou dia 30 de outubro, 06 anos e, é formado por um grupo de artistas da mais variadas expressões, que desde 2005 desenvolve uma gama de atividades artísticas, educativas e culturais na cidade de Tatuí. Em todos os eventos ou espetáculos do Núcleo a preocupação está na forma em que podemos unir o entretenimento com o cultural e o educativo.
Dos Projetos do Núcleo merecem destaque: - Criação e elaboração da Série Teatral Educativa, que visa a produção de 10 espetáculos tendo como base a LIGA DA HIGIENE que abordam temas educacionais como Higiene Pessoal, Meio Ambiente, Transito, Alimentação, Diversidade, etc... Outro Projeto de grande visibilidade dos Falsa Modéstia é a adaptação das obras de Paulo Setúbal para a linguagem teatral, buscando uma forma de motivar o público a leitura de nosso ilustre filho tatuiano, no momento o Núcleo conta com as adaptações de Paulo Setúbal. Re-Verso, O Imperador no Divã e A Marquesa de Santos, inspirado nas obras Confiteor, As Maluquices do Imperador e o Best-Seller da época A Marquesa de Santos, respectivamente.
O Conto de Natal Tatuiano que visa unir e valorizar as mais diversas expressões culturais de nossa Cidade Ternura e a mais recente empreitada do Núcleo que gerido por Donny Barros e Rogério Vianna visam a criação do Dia Municipal da Literatura Tatuiana uma das Ações do Projeto de Resgate e Valorização da Memória de Chiquinha Rodrigues.
Dos espetáculos do Núcleo destacamos: - 4Rs; “A Opressão nunca é Sobre a Liberdade é Sempre Sobre a Esperança ou Liberdade Estrumeada”; “Ressaca de Carnaval”, o musical “O Rei de Quase Tudo”, O Insubstituível”, “Vendedor de Sonhos Teatro de Rua e “Meus Versos Livres”, Experimentação Cênica - formato de Leitura Dramática
Em 2006 o Núcleo é agraciado pelo ROTARACT como o Grupo Cultural do ano.

Um comentário: