sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MOSAICO TEATRAL 2011 acontece dia 01/10 no Teatro Procópio Ferreira de Tatuí

Foto Divulgação Cia Trucks
PROMOÇÃO CULTURAL NO COOPERATIVISMO
Programa consagrado no circuito paulista, o Mosaico Teatral tem contribuído para ampliar a oferta cultural, aumentando o acesso da população a diversas apresentações artísticas. Em dez edições realizadas desde 2001, o Mosaico atraiu mais de 79 mil pessoas ao teatro, principalmente em comunidades do interior do Estado, com peças rigorosamente selecionadas – foram 160 espetáculos, que beneficiaram 218 entidades assistenciais com as arrecadações promovidas na aquisição de ingressos. Nesse período, também foram oferecidas 89 oficinas de teatro para artistas, professores e interessados.

Desenvolvimento pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP), o programa agrega conhecimento e experiência aos promotores de cultura das cooperativas, para que possam organizar eventos de caráter sociocultural em suas regiões. O próprio Mosaico é viabilizado nos municípios pela união das cooperativas locais, que cooperam para oferecer lazer cultura a seus associados, funcionários e a toda comunidade, assim como para divulgar os benefícios do cooperativismo.

A temporada 2011 ocorrerá em 23 localidades: Abc, Adamantina, Araçatuba, Assis, Bebedouro, Catanduva, Cerquilho, Franca, Guarulhos, Itaí, Jaboticabal, Jundiaí, Lençóis Paulista, Monte Alto, Ourinhos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Votuporanga e em TATUÍ com o espetáculo TRUKS: A BRUXINHA, da Cia Truks da cooperativa Paulista de Teatro no sábado dia 1 Outubro às 20 horas no Teatro Procópio Ferreira. Os ingressos poderão ser trocados por 1Kg de farinha de trigo ou 1 litro de óleo de soja, as doações serão encaminhas ao Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. Os postos de troca são: UNIODONTO, COOP e UNIMED ou no dia do evento no Teatro Procópio Ferreira conforme disponibilidade dos ingressos. A oficina ministra pela Cia. Truks “A Preparação Corporal para o Ator-manipulador” irá ocorrer na Sala Vila Lobos no Conservatório, as inscrições gratuitas deverão ser realizadas pessoalmente, no Centro de Produção de Eventos do Conservatório de Tatuí com vagas limitadas.

O ESPETÁCULO
Foto divulgação Cia Truks

Baseado na obra da autora e ilustradora Eva Furnari, “TRUKS: A BRUXINHA” foi o primeiro trabalho da CiaTruks. A peça estreou em 1991 e foi apresentado até 1998, tendo ultrapassado a marca de 1.200 sessões realizadas. Foi, sem dúvida, uma dos grandes fenômenos de teatro para crianças do nosso país, não apenas pela grande repercussão que teve em toda mídia, lotando teatros em todo Brasil, mas principalmente pelo encantamento que provocara no público. A montagem, cativante e delicada, era um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A Bruxinha deixava o seu espaço gráfico para ganhar corpo e alma de boneco, e levar para os palcos toda a sua graça, simpatia e inusitado senso de humor, vivendo suas aventurinhas, manias e caprichos que certamente marcaram uma geração de crianças que pôde assistir durante quase 8 anos ininterruptas apresentações.

SINOPSE

Foto divulgação Cia Truks

A peça traz para os palcos a consagrada personagem de mais de TRINTA anos de aparições nos livros e quadrinhos de autora Eva Funari.
O espetáculo é o próprio Show da Bruxinha, que diverte inventado mágicas e conhecendo novos amigos, com quem partilhava sua aventuras: Um engraçado Leão, o Dragão e, é claro, seu secreto admirador Gregório. O Show, porém, é interrompido pela chegada de um monstro muito desajeitado, que deseja “ testar’ a varinha de condão da Bruxinha. A partir daí, uma ágil sucessão de imagens narra o duelo do Monstro com a Bruxinha e seus amigos, como que em uma cena de desenho animado, para que, por fim, tudo acabe em uma grande brincadeira. O Monstro vira mais uma amigo para a divertida ‘Trupe’ de nossa heroína.
Com muito simplicidade e momentos de poesia, a Bruxinha nos cativa e encanta com suas pequenas manias, gestos e jeitos e nos revela outra face da realidade, carregada de fantasia.

A CIA


Foto divulgação Cia Truks


A Cia. Truks,- Teatro de Bonecos foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todos Brasil, além de participar de mostras e festivais de teatro no Brasil e no exterior. A Cia. coordena o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, e foi laureada com importantes prêmios, tais como o Mambembe, do Ministério da Cultura, o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Caco-Cola de Teatro Jovem e o Estímulo da Secretaria da Cultura de São Paulo. Reconhecido pela critica especializada, o grupo tornou-se conhecido do “grande público” ao participar de inúmeros programas de TV.

Serviço
Sábado dia 1 Outubro às 20 horas 
Teatro Procópio Ferreira.
Os ingressos poderão ser trocados por 1Kg de farinha de trigo ou 1 litro de óleo de soja, as doações serão encaminhas ao Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.
Postos de troca: UNIODONTO, COOP e UNIMED ou no dia do evento no Teatro Procópio Ferreira conforme disponibilidade dos ingressos

Nenhum comentário:

Postar um comentário