quinta-feira, 11 de novembro de 2010

VEREDA DA SALVAÇÃO da CIA DE TEATRO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ estreia em Indaiatuba

Estreia dia 12/11 ás 20h VEREDA DA SALVAÇÃO de Jorge Andrade
Com a Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí
Local:  CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) 
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina

O Espetáculo
A peça inicia com a chegada de Onofre (Carlos Ribeiro, também diretor da montagem), pastor que vem preparar a comunidade para o encontro com o Enviado da Igreja que vem de ano em ano abençoar os fiéis da nova religião, o Advento da Promessa.
Manoel (Rogério Vianna) é líder desse grupo de meeiros que se converteram à nova religião, um trabalhador respeitado tanto pelos meeiros como pelo dono das terras e que deu todas as garantias para a fazenda com o propósito de continuarem morando ali naquelas terras.
Do outro lado está Joaquim (Carlos Doles), que se coloca como líder da comunidade e trabalha o tempo todo para que os meeiros expurguem seus pecados e limpem-se para a salvação.

Entre Manoel e Joaquim, ou seja, a terra e o divino, está o conflito que transforma toda a comunidade. O primeiro deles está quando Joaquim desejando que todos os integrantes da comunidade se convertam ao Adventismo cobra uma postura mais forte diante de sua filha Ana (Ana Paula Arruda) que ainda pertence a religião dos padres. Nessa batalha Manoel que conseguiu converter muitos fiéis, inclusive seu filho Geraldo (Antônio Ramos) que se tornou um o braço direito de Joaquim, acaba ficando acuado com a teimosia da filha que nem sequer pensa em mudar de religião.
Outro conflito que abala as estruturas da comunidade ocorre quando Dolor (Dalila Ribeiro) resolve convencer seu filho a se casar com a filha de Durvalina (Erica Pedro), Artuliana (Fernanda Mendes) moça que desafiou os preceitos impostos pela religião e entregou-se, apaixonada, a Manoel.
Os meeiros envolvidos com a nova crença são levados a confessar em público aquilo que seu líder considera como erros e a pedir perdão por suas ofensas. Durante essa semana a das penitências para serem purificados Onofre pede que eles mantenham o jejum que já perdura três dias. Daluz (Emanuelle) está com o filho recém nascido mofino por causa do jejum e chorando de fome, outro fato que chama a atenção de Joaquim são as travessuras de Eva (Daniele Silva) e Jovina (Camila Cattai) duas crianças da comunidade que por causa da idade parecem desrespeitar o momento de orações.
Após conflitos diversos, revelações inesperadas e as mortes do filho da Daluz, do filho de Artuliana e Manoel e de Jovina, essa última desencadeando a santificação dos mortais quando a Mãe Germana (Leila Carolina) resolve revelar o verdadeiro nome que anteriormente disfarçava os enviados de Cristo. Esse momento os agregados da fazenda também passam pela mesma transformação Conceição (Adriana Afonso) é agora Gabriel das penas brancas, Pedro (Marcos Caresia) passa a ser Thiago e revendo os verdadeiros nomes surgem ainda Marta, Daniel, Sem (Hugo Mumeratto), Oséias (Yuri Proença).
Num momento de verdadeira adoração a nova crença Joaquim, rodeado por seu povo, rodopia acreditando estar próximo de alcançar os céus. Juntos, como que em estado hipnótico, alucinados pelo desejo de abandonar uma vida de pobreza para ascender ao paraíso, os fiéis cantam 'alumia a vereda, a vereda da salvação, aqui está o rebanho, em busca da tua mão'. Enquanto isso Manoel, Dolor e Ana a parte dessa ascensão não abandonam a terra em que viveram.
O espetáculo conta com as figurinos de Carlos Alberto Agostinho costurados por Lazaro Cattel e a Cenografia de Jaime Pinheiro.

Todass fotos postadas são de Kazuo Watanabe







Um comentário:

  1. oi Rogério... fiquei emocionada com o que escreveu... muito obrigada pelas palavras e pelo apoio... é muito bom ter reconhecimento pelo nosso trabalho... muito obrigada mesmo... Érica Masson

    ResponderExcluir